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Corolla recebe facelift e controles de tração e estabilidade

Os 50 anos do sedã japonês são marcados com novos itens tecnológicos e o retorno da versão esportiva XRS

Toyota /Divulgação
Novo desenho do Corolla garante uma presença mais marcante ao sedã
No aniversário de 50 anos, o Toyota Corolla foi repaginado para ficar mais arrojado, moderno e dinâmico. A segurança é novamente destaque no sedã médio que mais vende no mundo e também no Brasil. Uma das novidades é o retorno da versão XRS, com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta. Além disso, a linha 2018 passa a contar com os tão desejados controles de tração e estabilidade, além de assistente de subida e sete air bags para toda a linha, reforçando  a segurança do modelo, que é cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.

São seis versões: GLi 1.8 com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8 e GLi 1.8 Upper com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades nos modos Drive e sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; XEi, XRS e Altis, todas com motor 2.0 e equipadas com a mesma transmissão automática Multi-Drive, incrementada com a possibilidade de trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

  • Na versão Altis, banco de couro é opção
    Foto:Toyota /Divulgação
  • Na traseira, as mudanças se concentram principalmente nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes
    Foto:Toyota /Divulgação
  • A partir da versão XEi, o Corolla ganhou também uma antena no estilo shark fin (barbatana de tubarão) e rodas de liga leve de 17' '
    Foto:Toyota /Divulgação

Motor e transmissão

Quanto à motorização, não há novidades. São duas opções:

1.8 Flexfuel: Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm.

2.0 Flexfuel: Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, desenvolve 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

Ambos os motores são construídos com bloco e cabeçote em alumínio.

Toyota /Divulgação
Corolla 2018 mantém os dois tipos de motorização atuais: 1.8L Flexfuel e 2.0L Flexfuel

As transmissões são a manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a automática Multi-Drive, disponível nas outras versões. A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT, e foi adotada para atender o consumidor brasileiro, que privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que reproduz sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais. Na GLi, é feita exclusivamente pela alavanca de câmbio. Nas versões XEi, XRS e Altis, as trocas sequenciais também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Estas três versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Segurança 

Todas as versões da linha 2018 ganharam Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). Além disso, os dois air bags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série para toda a linha. Com o aprimoramento, o modelo soma sete air bags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

Toyota /Divulgação
As transmissões que equipam a linha 2018 são as já conhecidas, manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a consagrada automática Multi-Drive, disponível nas outras versões

Entre outros equipamentos de segurança estão o sistema de ancoragem Isofix para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; luz de frenagem emergencial automática, acendimento automático dos faróis (nas versões XEi, XRS e Altis) e sensor de chuva (Altis).

Assessórios

A Toyota possui uma linha de acessórios composta por mais de 150 itens, que atendem aos mais diferentes gostos e necessidades. No caso do Corolla 2018, são cerca de 45 produtos genuínos, desenvolvidos com o padrão de qualidade e segurança da marca, sendo que dez deles estão sendo lançados com o novo carro.

Toyota /Divulgação
Em todas as versões, o painel mantém o tema horizontal, ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma intuitiva

Dentre as novidades, estão itens de segurança, como o sensor de estacionamento frontal e alarme ultrassônico; que ressaltam a esportividade, como lâmpada branca para os faróis dianteiros e luzes de LED para os de neblina, e de tecnologia, como um gravador de vídeo digital. Todos os acessórios, novos e atuais, harmonizam-se com as linhas de design do carro e garantem ainda mais conforto e praticidade.

A linha de acessórios originais oferece 12 meses de garantia e cobertura total da rede de concessionárias.

Cores

O modelo está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e na nova cor marrom urban. Já a XRS conta apenas com as cores branco polar e preto. eclipse.

Toyota /Divulgação
Versão Altis, a mais completa, sai por R$ 114.990,00

Os preços

1.8 L GLi manual: R$ 69,69 mil

1.8L GLi Multi-Drive: R$ 69,99 mil

1.8L GLi Upper Multi-Drive:  R$ 90,99 mil

2.0L XEi Multi-Drive: R$ 99,99 mil

]2.0L XRS Multi-Drive: R$ 108,99 mil

2.0L Altis Multi-Drive: R$ 114,99 mil

 

Fonte: Toyota

 

 


Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

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