Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Niyama
Blog Niyama

Meditação: a calma vem de dentro

Conversei com Gita Patel, que ensina e pratica meditação há 38 anos e é coordenadora da Brahma Kumaris em Los Angeles

Na quinta-feira, fui acompanhar a editora do caderno Viver com Saúde, Gabriela da Silva, para uma entrevista com Gita Patel, coordenadora da organização Brahma Kumaris em Los Angeles (o vídeo com uma entrevista linda você confere na segunda-feira aqui no site do Jornal NH!). Ela pratica e ensina meditação há 38 anos. Gita nos contou a sua história, como saiu da África para estudar na Índia e, na organização e na prática de meditação, encontrou seu propósito de vida. Para Gita, a meditação pode ser usada como uma ferramenta para o autoconhecimento e também para aprender a lidar melhor com as situações do dia-a-dia.

Em tempos conturbados e de muita informação o tempo todo, Gita fala muito em calma. E ressalta: vem de dentro. Diz ela: "o principal foco é o ser interior. Eu sou feliz. Eu sou amor. Eu sou pura. Eu sou alegria. Ao tomar consciência disso e conseguir se manter nesse estado, é possível manter a calma, porque todos os desafios e problemas estão do lado de fora". Para Gita, a maneira como lidamos com as situações do dia-a-dia pode ser uma escolha interna.

A Brahma Kumaris pratica e ensina a meditação raja yoga. É praticada sem rituais ou mantras. Basta, segundo Gita, virar o foco para dentro e concentrar toda a energia no centro da testa, onde, segundo a tradição, o terceiro olho fica localizado. Gita sugere que todos os dias, pela manhã, antes de começar qualquer atividade, possamos sentar em silêncio por 5 a 10 minutos e contemplar sobre o nosso ser. Depois, durante o dia, a cada uma hora, tirar um instante para voltar-se para seu interior e tentar manter a calma.

Segundo Gita, também é importante que possamos filtrar as informações que ingerimos. "Se isso não pertence a mim, se não é necessário para a minha vida, porque devo me preocupar com isso?" Mesmo entrando em contato com várias informações, podemos escolher o que nos serve e o que não nos serve, e o que mantemos ou não mantemos internamente.

A Brahma Kumaris tem sede em São Leopoldo e também em Porto Alegre, e organiza vários encontros para praticar meditação, para quem quiser experimentar. Em São Leopoldo, há encontros às quintas-feiras, 19 horas, com meditação conduzida. Há também, todos os domingos, encontros com meditação às 18h30 e palestra às 19 horas. Confira a programação abaixo: 

JULHO

16 - O feio e o bonito

23 - Automotivação

30 - Mude e seja livre

AGOSTO

06 - Raksha Bandhan - laços do amor eterno com Deus

13 - Servindo o Eu e os outros

20 - Necessidades da alma

27 - Mente quieta e coração em paz

SETEMBRO

03 - O jogo da vida

10 - A chave da paz e felicidade

17 - Pedagogia do amor

24 - Hábitos para manter a espiritualidade

Ainda, a Brahma Kumaris realiza, em São Leopoldo, um curso introdutório de meditação raja yoga em julho (dias 29 e 30), agosto (dias 26 e 27) e em 30 de setembro e 1º de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site da Brahma Kumaris Brasil

Há também workshops. Em agosto, no dia 5, será sobre tolerância, no dia 19, sobre mandalas e em 2 de setembro, sobre compaixão. 

Namaste! _/\_


Niyama

por Raquel Reckziegel
raquel.reckziegel@gruposinos.com.br

Mente. Energia vital. Autoconhecimento. Respeito ao corpo, aos próprios limites e ao mundo em que vivemos. A prática do yoga vai muito (mas muito mesmo!) além de meia dúzia de posturas de alongamento. O blog Niyama* surgiu justamente para apresentar um pouco desta fascinante filosofia de vida que se concentra não somente no corpo, mas em aquietar as flutuações da mente, curtir o presente e descobrir uma forma diferente de encarar a vida. Raquel Reckziegel é jornalista, especialista em Cultura Digital e Redes Sociais e editora web e de vídeo dos sites do Grupo Sinos, Pratica yoga há quatro anos. (*Niyama é uma espécie de "código de conduta" que permite ao praticante olhar para dentro de si seguindo cinco conceitos: pureza, ou saucha; contentamento, ou santosha; austeridade, ou tapas; auto-estudo, ou svadhyaya; e devoção (ishvara-pranidhana).

PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS