Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

Questão de Gênero
Blog Questão de Gênero

Série de HQs "Cara-Unicórnio"

História LGBT que homenageia e ironiza o universo dos super-heróis
14/05/2018 12:57 14/05/2018 13:15

Com o objetivo de desconstruir os clichês das histórias em quadrinhos de super-heróis e transgredir a heteronormatividade que impera nesse gênero, o ilustrador e quadrinista gaúcho Adri A. criou a série Cara-Unicórnio, que narra as aventuras de um homem que sofre um acidente de laboratório e acaba virando uma criatura híbrida entre humano e unicórnio.

Ele se considera um perdedor e, a partir dessa mudança, vê uma oportunidade de dar um novo sentido para a vida virando um super-herói. Sendo uma série sobre diversidade e com protagonistas LGBT, mais do que homenagem e zoação, o Cara-Unicórnio é a tentativa de promover representatividade e visibilidade àqueles que de alguma forma não se enquadram na norma.

Para quem não se identifica com a HQ por não ser gay, trans ou por não se sentir pertencendo a nenhum grupo que sofre exclusão, as histórias do super-herói Cara-Unicórnio são para rir, para divertir e talvez até emocionar; têm seus momentos tensos, outros mais sensíveis, com personagens que amam e sofrem, lutam, vencem e fracassam. Enfim, são histórias em quadrinhos que para se identificar basta ser humano.

A publicação Cara-Unicórnio, que possui 152 páginas e reúne quatro HQs do personagem, além de extras como esboços, ilustrações e material não utilizado, foi editada de forma independente e teve a sua impressão viabilizada graças a uma campanha de financiamento coletivo ocorrida no ano passado, que arrecadou mais de 300 apoios.

..::..

E aproveitando a temática do post, recentemente foi lançado pela Aliança Nacional LGBTI+ e Rede GayLatino o novo Manual de Comunicação LGBTI+, destinado aos meios de comunicação, jornalistas e estudantes da área com o slogan: “Substitua preconceito por informação correta!”. Para ter acesso ao documento completo, clique aqui.


Jornal NH

Questão de Gênero

por Cristiano Rosa
cristiano1105@hotmail.com

Corpo, cultura, direitos sexuais, educação, gênero, políticas públicas, saúde e sexualidade. O blog Questão de Gênero vem para dialogar com todos esses temas por meio de textos semanais com entrevistas, notícias, reflexões e vídeos, além de dicas de filmes, livros e música. A ideia principal é comentar e problematizar sobre tudo aquilo que envolva a cultura e a diversidade sexual, as relações de conceitos, práticas e teorias sobre sexualidade e o respeito pela igualdade de gêneros. Cristiano Rosa é professor de línguas, especialista em Educação a Distância e pesquisador na área de Educação, Linguagem, Relações de Gênero e Sexualidade.

PUBLICIDADE

WEBTV

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS