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Motores

Uma S10 muito especial

Série limitada comemora os 100 anos de produção de picapes da Chevrolet.

Divulgação/Divulgação
Série especial da S10 celebra 100 anos de picape Chevrolet no mundo

Para comemorar seus 100 anos de produção de picapes no mundo, a Chevrolet lança a série especial 100 Years para a S10, por R$ 187,59 mil.

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Série especial da S10 celebra 100 anos de picape Chevrolet no mundo


O modelo difere-se pela gravata vintage, pintada em azul escuro e grafada com nome da marca, como na primeira picape da marca produzida nos Estados Unidos. O emblema aparece na dianteira, na tampa traseira e portas. Para combinar, foi desenvolvida uma tinta metálica exclusiva para a carroceria, batizada de azul steel, que cobre também as molduras da grade frontal que envolve os filetes horizontais cromados e a barra preta central.


O azul, o preto e o cromado são predominantes. Também conta com elementos estéticos inéditos, como os adesivos que delimitam os vincos acentuados do capô do motor. Outras picapes da marca no mundo estão ganhando simultaneamente a mesma série comemorativa e acabamento semelhante, como Colorado e Silverado nos Estados Unidos.

Novas rodas

As rodas aro 18’’ de estilo clássico passaram por uma releitura com o novo acabamento, enquanto a capota marítima segue o mesmo tom do santo-antônio que envolve toda a parte superior da caçamba. A lona traz a inscrição “100 Years” em baixo relevo.

Acabamento em dois tons

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Série especial da S10 celebra 100 anos de picape Chevrolet no mundo

A cabine traz acabamento premium nos tons preto jet black e cinza dark ash gray. A identificação da série especial aparece em uma plaqueta anexa à maçaneta das portas dianteiras. É lá que está grafada a numeração do veículo, de que vai de 1 a 450 no Brasil.

Motor 2.8 Turbo Diesel

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Série especial da S10 celebra 100 anos de picape Chevrolet no mundo

O modelo é baseado na versão mais sofisticada da gama, a High Country, com motor 2.8 Turbo Diesel, tração 4x4 e transmissão automática de seis marchas com tecnologia CPA, que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração a patamares similares aos de automóveis de luxo. São 200 cv de potência e 51 kgfm de torque.

Equinox coração de leão

O motor de 262 cv usado em uma das versões do Camaro nos Estados Unidos garante esportividade ao SUV da Chevrolet.

São Paulo - SUV mais vendido da Chevrolet no mundo, o novo Equinox chega ao Brasil repleto de tecnologias e o mesmo powertrain de uma das versões do Camaro nos Estados Unidos: motor 2.0 turbo de 262 cv e câmbio automático de 9 marchas. Lançado no mercado morte-americano no mês passado, por aqui é comercializado em versão única, a topo de linha Premier, por R$ 149,99 mil.

Importado do México, o carro já havia feito sua pré-estreia no Salão de Buenos Aires, em junho. Agora, chegou a vez de dirigi-lo, em test-drive de 150 km entre a capital paulista e Porto Feliz, no interior do Estado. Em velocidades de cruzeiro, os níveis de silêncio são elevados: além do para-brisa acústico, há um sistema que anula ruídos através dos alto-falantes ao emitir as ondas sonoras contrárias, bastando o rádio estar ligado. Essa tecnologia é emprestada dos aviões executivos.


Marcelo Bertocchi, da Engenharia da GM, destaca inovações como o turbo de duplo fluxo e sistema start-stop, que garantem 10,1 km/l na estrada e 8,4 km/l na cidade. “É um ótimo consumo, semelhante a carros com motor aspirado”, avalia. Em termos de segurança, são 15 sistemas atuando no chassi, a exemplo de controles de tração e estabilidade e de balanço do reboque. A frenagem automática de emergência é feita a até 80 km/h para evitar ou até reduzir os danos em uma colisão. Assistente de permanência de faixa, já presente no Cruze, ajuda a fazer pequenas correções ao detectar sinais de distração do condutor.

Uma importante novidade é o sistema que avisa sobre a presença de crianças ou objetos no banco traseiro, podendo até evitar mortes. Já o porta-malas tem acionamento sensorial, bastando passar o pé sob o para-choque traseiro para que seja automaticamente aberto. Muito útil quando se está com as mãos ocupadas com compras ou objetos.

Viagem a convite da Chevrolet

Design


Na traseira, o aerofólio parece flutuar sobre o vidro que envolve toda a área externa do compartimento de bagagem. Na base, duas saídas de escape completam o conjunto. Cromados aparecem delineando as janelas das portas e na grade frontal. O exterior traz elementos característicos dos novos carros globais da Chevrolet, como a frente ampla e horizontal, faróis afilados integrados à grade. Rodas são em alumínio aro 19’’, calçadas com pneus 235/50.

Dimensões

Modelo tem 4,65 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,69 m de altura. Seu peso é de 1.693 kg.

Teto solar panorâmico e escamoteável

A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos, pensados para a ergonomia e funcionalidade. O painel frontal, por exemplo, está desconectado do console central, trazendo mais conforto e espaço para os ocupantes.

Abertura do porta-malas ocorre via sensorial

O volume de carga máxima pode variar de 468 l até 1.627 l, dependendo da configuração dos bancos. O assento traseiro pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana e facilitando assim a acomodação de itens compridos. O porta-malas conta, ainda, com um porta-objetos subterrâneo de 79 l, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga. Permite, por exemplo, que uma família vá ao parque carregando patins e outros apetrechos recreativos, reservando o espaço de cima para transportar o bicho de estimação com maior proteção e privacidade. Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, tem um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Performance


O Equinox conta com performance que pode ser comparada a modelos com apelo esportivo. Além de proporcionar acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, os 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas para que seja garantida melhor dirigibilidade.

Números


De cara já dá para perceber do que o propulsor de quatro cilindros é capaz: arrancadas e retomadas agressivas. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,6 s e a máxima é de 210 km/h, limitada eletronicamente. São 37 kgfm de torque, o equivalente a um V6 moderno.

Ao pisar fundo no acelerador, o motor faz ecoar um belo ronco e os giros sobem rapidamente. Entretanto, os pneus não cantam. Ótimo sinal, pois significa que os controles eletrônicos e a tração integral nas quatro rodas funcionam de forma eficiente.

Equipamentos

Modelo vem com abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave, acendimento automático dos faróis por meio de sensor crepuscular, apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED, ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro, controles de áudio e telefonia no volante, Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control), Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), chave presencial eletrônica, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo com tela em LCD colorida, com cinco modos, controlador de velocidade de cruzeiro, direção elétrica progressiva, espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, espelho retrovisor interno eletrocrômico, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, partida sem chave e também via controle remoto com acionamento do ar-condicionado, se estiver ligado, trava elétrica das portas com acionamento na chave, vidro elétrico nas portas com acionamento por “um-toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automáticos pela chave, volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium.

Faróis Full LED

Faróis Full LED com faixo alto inteligentes: além do alto poder de iluminação, esse sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito ao redor. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes, para evitar o ofuscamento dos demais motoristas. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h. Outro recurso é o farol com ajuste de nivelamento automático, que considera a carga transportada, calibragem dos pneus e a inclinação da rua.

Tecnologias


Confira a lista dos principais sistemas de segurança do SUV:

Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando entre 8 km/h e 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.

Pré-ativação dos freios: a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.

Compensação de frenagem: o uso contínuo do freio, como em descidas de Serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente. Em situações como esta, o Equinox é capaz de identificar e compensar variações, mantendo o curso do pedal sempre constante, inclusive para maior conforto.

Assistência de frenagem de emergência (PBA): em uma situação onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido força total sobre o pedal.


Alerta de colisão frontal: o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro carro sofra uma repentina redução de velocidade. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem disparar, sonoro ou sensorial.

Banco do motorista com alerta tátil de segurança: caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça, como ocorre em aplicações aeroespaciais e militares.

Assistente de permanência na faixa: uma câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da estrada e faz eventuais correções na trajetória do veículo ao perceber que está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h.

Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina: auxilia em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo, atentando sobre a presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 m.

Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotagem: os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, antecipando-se e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.

Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro: toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.

Célula de sobrevivência: comum em carros de competição, conta com uma espécie de gaiola altamente estruturada e reforçada por materiais nobres na região onde ficam acomodados os ocupantes.

Câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro: ao sair de marcha à ré de uma vaga ou garagem, nem sempre é possível ter uma visão periférica para executar a manobra com total segurança. No Equinox, sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de outro veículo vindo a até 25 m na perpendicular. Bipes soam e surge um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência, piscando sobre a imagem captada pela câmera de ré. Destacam-se ainda os seis air bags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar.

Hilux Challenge 2018 é lançada por R$ 161,99 mil

Nova configuração da picape Toyota substitui a SR Diesel.

Hilux e SW4 ganham cinco novas versões na linha 2018. A picape é a que traz o maior número de novas configurações: três ao todo, com destaque para a série especial SR Challenge, que substitui a SR diesel e traz tração 4x4, câmbio automático de seis velocidades e motor diesel 2.8. Além disso, passa a contar com a SR 4x2 com câmbio manual de cinco velocidades e duas versões destinadas exclusivamente a vendas diretas: a diesel 4x4 Narrow cabine dupla com câmbio manual de seis velocidades – assim como o SW4 SR diesel 4x4 automático de cinco lugares. O SW4 também ganha o pacote SRV de sete lugares automático com motor flex 2.7.

Com isso, agora a picape totaliza 11 versões, sendo quatro com motor flex e sete a diesel. Já o SUV médio SW4 amplia oferta para até sete versões, das quais quatro movidas a gasolina/álcool e três a diesel. Faróis de neblina dianteiros em LED passam a ser item de série nas versões topo SRX para Hilux e SW4. No caso do utilitário, a SRX conta, ainda, com ajuste elétrico no assento do passageiro, priorizando o conforto a bordo. A linha 2018 da Hilux e SW4 estará disponível na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil a partir de 26 de outubro, a preços que variam de R$ 108,99 mil a R$ 193,27 mil para a Hilux e R$ 152,09 mil a R$ 252,79 mil para a SW4.

Rodas e lanternas escurecidas


Baseada na versão SR diesel, a SR Challenge ganha um pacote estético que lhe garante um ar de esportividade: rodas em liga-leve aro 17” na cor preta, protetor de para-choques, faróis dianteiros com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, adesivos na lateral e traseira da caçamba com logo Hilux Challenge, adesivos nas portas com logomarca Toyota e santo-antônio Hilux Challenge. Grade do radiador, maçanetas e estribo lateral tubular também são na cor preta. A versão está disponível apenas nas cores branco polar e vermelho metálico.

Detalhes internos


O interior tem costuras vermelhas, painel com detalhes pretos e vermelhos e tapetes Hilux Challenge. De série, vem com itens como vidros com dispositivo antiesmagamento e função um-toque para subida e descida, travas e retrovisores elétricos, volante com funções de áudio, telefone e comandos de voz e display de múltiplas funções em tela preto e branco. O multimídia com tela touchscreen de 7” conta com DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, fornecendo informações de consumo de combustível e da câmera de ré.

Motores flex e diesel

Tanto Hilux quanto SW4 seguem equipados com opções de motor diesel e flex:


No diesel, 177 cv

O Toyota 1GD 2.8 de quatro cilindros em linha 16V, DOHC com corrente de distribuição tem turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. Esta evolução melhorou o nível de consumo de combustível em cerca de 11% em comparação com a geração anterior, como também o desempenho, entregando 177 cv de potência a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm.


No flex, 163 cv

A motorização Dual VVT-i Flex 2.7 16V DOHC foi especialmente projetada para o mercado brasileiro. O grande destaque é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, além da adição do sistema de partida a frio, eliminando a necessidade do subtanque auxiliar, refletindo em melhor desempenho. Outro aprimoramento é seu ganho de 7% em eficiência de consumo. As versões flex da picape média e do SUV apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm quando abastecidos com etanol e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm (com álcool e gasolina), sempre a 4.000 rpm.

OS PREÇOS DA PICAPE


SR 4x2 manual flex cabine dupla: R$ 108,99 mil 

SR 4x2 automática flex cabine dupla: R$ 115 mil

SRV 4x2 automática flex cabine dupla:R$ 124,38 mil 

SRV 4x4 automática flex cabine dupla: R$ 135,09 mil 

Chassi 4x4 manual diesel cabine simples: R$ 119,55 mil 

Cabine 4x4 manual diesel: R$ 123,52 mil

STD 4x4 manual diesel Narrow cabine dupla: R$ 135,78 mil

STD 4x4 manual diesel cabine dupla: R$ 136,28 mil 

SR Challenge 4x4 automática diesel cabine dupla: R$ 161,99 mil

SRV 4x4 automática diesel cabine dupla: R$ 171,26 mil 

SRX 4x4 automática diesel cabine dupla: R$ 193,27 mil 

Fonte: Toyota

Civic Si será vendido no Brasil

Esportivo chega no próximo ano em carroceria cupê, com preço que deve ficar em R$ 150 mil.

Confirmado: o Civic Si será vendido no Brasil no próximo ano. A informação foi oficializada pela Honda nesta segunda-feira. O modelo será oferecido na versão cupê de duas portas. A montadora não fala em preços, mas a expectativa é de que fique na casa dos R$ 150 mil, R$ 25 mil a mais que a topo de linha atual, a Touring.


O modelo é significativamente mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. Traz, ainda, discos de freio de 12,3’’ na dianteira e largos pneus 235/40 R18.



Suspensão esportiva

Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na dianteira, oriundos do Civic Type R.

Estilo


Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com barra em LED horizontal e elevado aerofólio. Já a dianteira agressiva tem friso frontal preto e largas tomadas de ar. Rodas em liga-leve aro 18’’ têm dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, com largos pneus de 235 mm de perfil baixo, além de escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado. 

Motor 1.5 turbo de 208 cv

O 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros, gerando 208 cv já aos 1.300 rpm e o torque de 26,5 kgfm a 2.300 rpm. Na versão Touring vendida no Brasil, a potência do 1.5 turbo é de 173 cv e, o torque, de 22,4 kgfm. A transmissão do Si será manual de seis velocidades com engates curtos.


Bancos envolventes

O interior traz exclusivos e envolventes bancos dianteiros esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon. Também traz freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância, ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de chuva. Sistema multimídia de 7’’ é sensível ao toque e som tem 10 alto-falantes, totalizando 450 watts.

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