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Motores

Fotos: conheça o Fiat Argo

O modelo deve chegar ao mercado no mês de junho.

Divulgação
Argo é a grande e nova aposta da Fiat
A Fiat divulgou nesta quarta-feira (17) o seu novo carro: o Fiat Argo. O modelo deve chegar ao mercado no mês de junho.

Divulgação
Argo deve para tornar-se o sucessor, de uma única vez, de dois hatches: Punto e Bravo, que já pararam de ser produzidos
Entenda

A Fiat, que em 2016 perdeu a liderança de mercado para a GM após 13 anos no topo do ranking, aposta neste novo carro para retomar as vendas com força total. O Argo deve tornar-se o sucessor, de uma única vez, de dois hatches: Punto e Bravo, que já pararam de ser produzidos. Há chance de substituir as versões topo de linha do Palio, que poderá ganhar sobrevida nas configurações de entrada. Seu preço, portanto, deverá ter ampla faixa, começando na casa dos R$ 45 mil e passando dos R$ 60 mil.

O projeto, denominado internamente na fábrica de X6H, utiliza o visual do Tipo italiano (que não tem absolutamente nada a ver com o hatch vendido no Brasil de 1993 a 1997).

Segundo a montadora, o nome Argo remete ao mito grego de Jasão e aos Argonautas que viajavam a bordo da nau Argo, construída pelo semideus Argos, sob orientação da deusa Atena. Depois de cumprida sua missão, Argo foi consagrado a Poseidon e se transformou na Constelação de Argo.

Sandero Racing Spirit: um esportivo por R$ 66,4 mil

Movida por um 2.0 de 150 cv, versão limitada a 1,5 mil unidades tem suspensão e detalhes exclusivos .

O Sandero R.S. vai ganhar uma nova versão: a Racing Spirit, que será exibida durante o Salão do Automóvel de Buenos Aires (10 a 20 de junho). Produzida na fábrica da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná, a série limitada a apenas 1,5 mil unidades será comercializada a R$ 66,4 mil.

Nascidos nas pistas há 119 anos, os carros da marca francesa representam o casamento de desempenho e tecnologia. Com o DNA da Renault Sport, o Sandero R.S. 2.0 ganha um visual ainda mais esportivo com a nova série limitada batizada de Racing Spirit.

Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport Cars, em conjunto com as equipes do estúdio Renault Design América Latina e do Centro de Tecnologia das Américas, o R.S. 2.0 é um legítimo esportivo.

Por dentro, a inspiração de um cockpit segue presente e com detalhes que evidenciam a esportividade. O revestimento do teto agora é em preto e a cor vermelha está nos aros dos difusores de ar laterais e no contorno do velocímetro, além das costuras e faixas dos bancos. Com acabamento black piano, o painel central e as maçanetas internas dão uma pegada mais esportiva ao interior, destacado pelas cores preta e vermelha.

Suspensão com acerto esportivo

A suspensão esportiva e exclusiva, associada tanto à direção eletro-hidráulica tunada pela Renault Sport Cars quanto ao sistema de freios a disco nas quatro rodas, proporciona bom desempenho com estabilidade e segurança. O “hot hatch” mais vendido do País agora traz de série os novos pneus Michelin Pilot Sport 4 na medida 205/45, garantindo melhor performance nas frenagens e mais durabilidade. As rodas aro 17’’ pintadas de preto trazem as pinças de freio e a parte central em vermelho.

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8 s

Velocidade máxima: 202 km/h

Motor

O propulsor é o mesmo da versão R.S. Com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol e 145 cv e 20,2 kgfm com gasolina. O “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8 s, conforme medições da Renault.

Câmbio manual

O câmbio é manual de 6 velocidades e tem relações curtas para maior esportividade. Uma placa numerada, localizada perto do câmbio, identifica o número de série da edição Racing Spirit.

Itens de série

De fábrica, traz, entre outros itens, controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), assistente de arrancada em subidas (HSA), ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, piloto automático (controlador e limitador de velocidade), sensores de estacionamento e sistema Media NAV Evolution, que é a central multimídia integrada ao painel com tela de 7’’ touchscreen.

Sistema R.S. Drive

Com o sistema R.S. Drive é possível escolher entre três modos de condução: Standard, Sport e Sport+:

Standard: é o mais seguro para uso diário. O ESP e o ASR ficam ligados. Não exige nenhuma intervenção do motorista (ativado de forma padrão).

Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do motor mais esportivo, desaceleração mais lenta e marcha lenta aumentada para 950 rpm, permitindo uma condução reativa. É acionado por meio de uma leve pressão no botão R.S., localizado no console central.

Sport+: todos os recursos do modo Sport, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo desfrutar ao máximo da condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. O Sport+ é acionado através de uma longa pressão no botão R.S.

Montana 2018 chega com preço inicial de R$ 47,39 mil

Além de novas cores, picape Chevrolet passa a contar com saias laterais e computador de bordo em todas as configurações.

A linha 2018 da Montana chega às concessionárias com duas novas opções de cores para a carroceria: vermelho chili e cinza satin steel. A picape ganha, ainda, saias laterais e computador de bordo em todas as configurações de acabamento e uma gama adicional de acessórios originais que possibilitam a customização do veículo de acordo com a necessidade do usuário. Os preços sugeridos da linha 2018 começam em R$ 47,39 mil na LS, que no pacote 2 sobem para R$ 50,55 mil e, no 3, para R$ 54,89 mil. Já a Sport custa R$ 57,59 mil.

Equipada com o motor 1.4 EconoFlex de elevada eficiência energética, a Montana se destaca por ser a picape compacta mais econômica do segmento, tanto no uso urbano como no rodoviário, de acordo com dados do Inmetro. Outra característica relevante é sua capacidade de carga, de 756 kg, até 7% superior que as principais concorrentes.

Rodas 15’’

Montana

A linha 2018 vem equipada de série – desde sua versão de entrada (LS) – com direção hidráulica, protetor de caçamba, capota marítima, degrau lateral para o mais fácil acesso ao compartimento de carga, rodas aro 15’’, banco do motorista com ajuste de altura e sistema de luz “siga-me” (os faróis permanecem acesos por um período de tempo após o travamento das portas).

Freios de baixo arrasto, rolamentos especiais e pneus de baixa resistência à rolagem fazem parte do pacote, assim como o indicador de mudança de marcha no painel para ajudar a dirigir de forma mais econômica. As duas novas opções de cores externas se juntam ao preto ouro negro, branco summit, cinza grafite e ao prata switchblade.

Economia

Conforme dados do Inmetro, a versão de entrada pode percorrer, com um litro de gasolina, 13,4 km na estrada e 11,7 km na cidade. Com etanol, são 9,2 km e 7,9 km, respectivamente.

Equipamentos

O veículo traz também direção hidráulica desde a versão de entrada, um diferencial relevante para o segmento. Banco do motorista e cinto de segurança com regulagem de altura, sistema de luz “siga-me”, painel de instrumentos na cor ice blue e as sombreiras com espelho são outros itens de série.

A lista soma para-choques na cor da carroceria, lanternas escurecidas e freios ABS com assistente de frenagem de emergência (EBD). A versão LS pode ser equipada com ar-condicionado, grade de proteção do vidro traseiro e comando elétrico dos vidros, das travas e dos retrovisores externos e computador de bordo com funções de consumos médio e total, bem como velocidade média e autonomia.

Proteção para a caçamba

A picape compacta se sobressai por sua capacidade de carga. Sua caçamba – comprida e alta – transporta com segurança mesmo objetos grandes, como motocicletas.

Para preservar o assoalho, vem com protetor de caçamba, dez ganchos para amarração de cordas e o degrau side step, que facilita o acesso ao compartimento pela lateral. Já a tampa traseira possui trava antifurto com chave, enquanto o habitáculo utiliza-se do conceito MaxCab e comporta bagagens de mão na parte posterior dos bancos.

Novos acessórios

Outra novidade da linha 2018 é a maior oferta de acessórios originais. Na lista, destacam-se as rodas em alumínio aro 16’’ com acabamento cinza grafite, o santo-antônio tubular, os adesivos para capô e teto, as pedaleiras esportivas, o sensor de estacionamento traseiro, o suporte de bicicleta e o tapete de E.V.A. para caçamba, que ajuda a reduzir substancialmente a movimentação e o ruído de objetos transportados no compartimento de carga do veículo.

Estribo lateral tubular, bolsa organizadora multiuso, rede porta-objeto para o banco dianteiro porta-óculos e CD player com bluetooth também estão disponíveis para customizar a picape da Chevrolet.

Motor 1.4 de 99 cv

O 1.4 é o mais potente da categoria, garante a Chevrolet. O EconoFlex desenvolve 99 cv e 13 kgfm de torque com álcool. Com gasolina, os números são de 94 cv e 12,9 kgfm. A transmissão é a manual de cinco velocidades. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 10,4s.

Versão Sport

A versão Sport foi pensada principalmente para aquele consumidor que procura um automóvel versátil de dois lugares para o dia a dia e para o lazer. Bastante completa de série, essa configuração difere pelo acabamento visual mais sofisticado. Rodas em liga-leve aro 16’’, faróis com máscara negra, luzes de neblina, alarme antifurto ultrassônico, rack de teto e adesivos de coluna estão entre os diferenciais.

Na cabine, o usuário conta com sistema de acendimento automático dos faróis, controle de velocidade de cruzeiro e sistema de som com bluetooth e entrada USB. A Sport também é caracterizada pelo interior com acabamento na cor cinza midnight.

Novo motor da Ford: mais potência e menos consumo

Conforme o presidente da Ford América do Sul, motor tem melhor performance, é mais seguro e menos poluente.

Novo motor 1.5L de 3 cilindros da Fordreportagem: Raquel Reckziegel*

Foi apresentado nesta sexta-feira (5), durante um seminário de motores da Ford, o novo motor 1.5 Flex de três cilindros da empresa. Sustentabilidade e inovação foram as palavras-chave: o motor, de 137,2 cv e torque de 158,5 Nm com etanol, segue a tendência global chamada de "downsizing", onde sua cilindrada é diminuída e a potência específica aumenta, com menor consumo de combustível e emissões poluentes. "É mais seguro, menos poluente, e eficiente energeticamente, além de ter boa performance e ser divertido de dirigir", destacou o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters. De acordo com o Engenheiro Chefe de Trem de Força da Ford América do Sul, Volker Heumann, é o primeiro motor dessa cilindrada com apenas três cilindros no mercado. Ainda, segundo o vice-presidente da Ford América do Sul, o 1.5L Flex de 3 cilindros será produzido na Índia e utilizado em veículos por todo o mundo, mas o Brasil será o primeiro País a receber esse motor. No entanto, ainda não há a confirmação de qual carro será.

Conforme a empresa, o desempenho do motor supera os de quatro cilindros com maior cilindrada. Ainda, houve melhora de 15,4% em eficiência energética em relação ao ano de 2012. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, que participou do evento de lançamento, atribuiu o desenvolvimento da tecnologia ao programa InovarAuto. "Ele estabeleceu metas de potência energética. Ao habilitar-se para o programa, a Ford se comprometeu a atingir niveis mínimos de metas energéticas, além de aspectos como tecnologia e capacitação de fornecedores. Também aderiu ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro", destacou. O novo motor tem classificação A de eficiência energética, além de ser mais silencioso. Segundo a Ford, ele será incluído, a partir de agora, em futuros veículos de sua linha.

Além do ministro Marcos, que também falou sobre as propostas da próxima fase do programa governamental para o setor, chamada Rota 2030, também participou do seminário de motores o superintendente de Estudos Econômicos-Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, Jeferson Borghetti Soares, abordando os cenários da matriz energética brasileira. 

  • O eixo balanceiro apoiado por mancais hidrodinâmicos funciona como um contrapeso que elimina as vibrações naturais do arranjo de três cilindros
    Foto: Ford/Divulgação
  • Uso de bloco de alumínio colaborou para que o motor tenha menos peso e tamanho
    Foto: Ford/Divulgação
  • Por ter três cilindros, o motor tem 10% a menos de peso e tamanho
    Foto: Ford/Divulgação

Menos peso e tamanho

Por ter três cilindros, o motor tem 10% a menos de peso e tamanho, qualidades reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. “Com a redução de um cilindro, o motor de três cilindros tem uma área de contato menor entre as superficies metálicas – o pistão movendo dentro do cilindro e as junções do pistão com o virabrequim. Isso diminui a parcela de combustível necessária para vencer as forças de atrito do conjunto. Outras vantagens são o menor peso, o ganho de espaço no veículo e a redução do custo de matéria-prima”, explicou Enio Gomes, diretor de Trem de Força da Ford América do Sul.

Características técnicas

O 1.5 Flex de três cilindros conta com coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT). Ainda, possui bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start. O Easy Start, já usado em outras aplicações da Ford, garante partidas rápidas com etanol sem a necessidade de reservatório auxiliar de gasolina.

Ainda, as velas de ignição centralizadas na câmara de combustão permitem uma queima mais homogênea da mistura ar-combustível. O comando variável e independente de válvulas na admissão e no escape otimiza o rendimento e o torque para cada situação de rodagem: aumenta a eficência volumétrica em plena carga, melhora a estabilidade da combustão em marcha lenta e ajuda a economizar combustível em cargas parciais.

A eficiência, por sua vez, aumenta com o uso de bobinas de ignição individuais para cada cilindro. O sistema de válvulas com tuchos hidráulicos acionados por balancins roletados, consagrado no motor Ford RoCam e referência na indústria,  se auto-regula e dispensa manutenção. O virabrequim especial com centro de rotação deslocado é outro fator de ganho de performance, com redução das forças de atrito.

*Viagem a convite da Ford

  • Novo motor tem classificação A de eficiência energética, além de ser mais silencioso
    Foto: Ford/Divulgação
  • A tampa frontal de alumínio contribui para reduzir o peso e aumentar a rigidez do sistema
    Foto: Ford/Divulgação
  • A bomba de óleo variável do motor otimiza a pressão de acordo com a exigência de operação do motor para economizar combustível
    Foto: Ford/Divulgação

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