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Motores

Um degrau acima

Se o novo Civic é o Civicão, o Accord então pode ser chamado de super Civicão .

Se a 10ª geração do Honda Civic representa uma evolução em termos de tamanho e conforto, o que dizer do Accord, historicamente posicionado em um patamar acima do sedã médio? Luxo, potência e estilo são palavras que o definem bem. Eterno rival do Toyota Camry, pelo seu preço – R$ 162,5 mil – o Accord também acaba disputando mercado com os alemães Audi A3, Mercedes Classe C e BMW série 3. Se por um lado não tem o status que esses três últimos entregam, compensa com um bom nível de equipamentos. De 2016 até hoje, foram vendidas 124 unidades.

Entre os aparatos tecnológicos há o ANC (Active Noise Control e Active Sound Control), um dispositivo que capta ruídos e vibrações na cabine com auxílio de um microfone e, por meio do sistema de alto-falantes, emite ondas contrárias, transmitindo a sensação de silêncio. O silêncio só é quebrado quando se acelera forte e o V6 mostra seu belo rugido.

Partida à distância pela chave, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva são outras comodidades. Ao volante, o Accord é só alegrias: macio e estável, graças também aos amortecedores de alta performance. A direção elétrica EPS é leve e precisa.

O V6 que se transforma em ‘‘V3’’

Um V6 que se transforma em um V3, bastando o motorista acelerar moderadamente. De tamanho compacto, o i-VTEC 3.5 V6 24 válvulas tem a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM), que pode ativar e desativar três cilindros, conforme a necessidade, para atender a demandas de potência e economia de combustível. Durante grande parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o 3.5 V6 trabalhe com apenas metade do número de cilindros e, quando é preciso mais força, todos são acionados. O resultado é boa performance com consumo moderado. A potência máxima de 280 cv chega a 6.200 rpm e, os 34,6 kgfm de torque, a 4.900 rpm.

Câmbio de seis marchas

A transmissão automática de seis velocidades traz paddle shift, as ‘‘borboletas’’ localizadas atrás do volante. É possível realizar a configuração de acordo com o estilo de condução, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o “S” (Sport), que aproveita ao máximo os giros do motor.

Design

Em termos de design, se o Civic geração 10 é chamado de ‘‘Civicão’’, o Accord é um ‘‘super Civicão’’. O sedã de luxo, que chegou ao Brasil em janeiro de 2016, tem capô e para-choque com vincos acentuados, grade cromada, faróis e luzes de neblina em LED. Na traseira, as belas lanternas – que lembram bastante a linha BMW – têm iluminação em LED e a tampa do porta-malas ganhou um aerofólio. O para-choque traseiro também é novo. Escapamento com dupla saída e rodas aro 18” calçadas com pneus 235/45 completam a esportividade.

Requinte a bordo

Internamente, bancos em couro, detalhes imitando madeira e teto solar elétrico dão os toques de conforto. Central multimídia com tela de 7” multi touchscreen é completa e fácil de ser usada. Retrovisores são eletricamente rebatidos e o do lado direito conta com o dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display i-MID, também disponível no Civic. Espaço há de sobra, pois tem 4,91 m de comprimento (contra 4,64 m do Civic, por exemplo), 2,77 m de entre-eixos, 1,85 m de altura e 1,47 m de altura.

 

Um up! no visual

Compacto recebe a nova linguagem global da Volkswagen, chegando neste mês às concessionárias.

O up! é submetido a uma reestilização externa e interna na linha 2018, ganhando também mais tecnologia: faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular. 

O up! com a nova linguagem global de estilo da Volkswagen começa a chegar às concessionárias ainda neste mês. Seus preços ainda não foram divulgados, mas a linha atual começa em R$ 35,56 mil (take up! duas portas).

As versões contam com duas opções de motorização 1.0 de três cilindros: a MPI de até 82 cv (associada ao câmbio manual de cinco marchas ou automatizado I-Motion) e a TSI de até 105 cv (transmissão manual de cinco marchas).

O modelo conta com o aplicativo exclusivo “maps + more” desenvolvido pela montadora, que possibilita monitorar as principais funções do veículo por meio do smartphone.

Interior também reestilizado

Por dentro, são novos o painel, instrumento combinado, volante global (multifuncional e com acabamento em couro, dependendo da versão), suporte para celular, figurino dos bancos e texturas. A iluminação ambiente, inédita na categoria, utiliza um filete em LED branco para destacar toda a parte inferior do painel. A faixa superior (PAD) que cobre o painel passa a ter a tecnologia “In Moding Label”, semelhante à utilizada em modelos como o Golf. Cada versão conta com ambientação exclusiva, desenvolvida de acordo com a proposta do modelo. Em comum estão as linhas mais horizontais e a maior quantidade de componentes em preto brilhante, ressaltando a melhora na qualidade do acabamento.

Novos mostradores

O instrumento combinado também é novo. Há três grandes mostradores circulares, dispostos de maneira estratégica para facilitar a leitura: à esquerda fica o conta-giros, à direita o marcador do nível de combustível e, ao centro, o velocímetro junto com a tela central com iluminação branca. Com 3,5”, a tela central do instrumento combinado traz novas funções. Agora é possível monitorar informações de texto do rádio e de mídias pelo instrumento combinado, que possibilita também configurar a linguagem e as unidades de medida das informações do computador de bordo, que tem nove funções.

Estilo atualizado

O modelo ganha linhas mais horizontais e um conjunto ótico que passa a contar com elementos internos. Já o para-choque está mais pronunciado, com ângulos mais evidentes. A grade do radiador ganha friso cromado que se conecta à linha que margeia os faróis. Nas laterais, destaque para o logotipo “TSI” na coluna “B” e as novas rodas e calota. O take up! agora é equipado com a calota 14”. O move up! traz a roda em liga-leve 14” e o high up! exibe a roda em liga 15”. Todas com visual inédito. Graças aos novos para-choques, o novo up! tem comprimento de 3,68 m. Ou seja, 8,4 cm maior que o modelo anterior (ganho de 7,2 cm no balanço dianteiro, que passa para 65,7 cm, e 1,2 cm no balanço traseiro, agora de 61,1 cm).

Lanternas com novo visual

A parte de trás do veículo segue a filosofia da dianteira, com mais elementos cromados e detalhes que realçam a esportividade. As lanternas têm novo visual e são escurecidas, utilizando a tecnologia de tripla injeção (com elementos em vermelho, preto e transparente). Resultado: uma nova assinatura visual noturna.

Outra novidade é o friso cromado que percorre toda a parte inferior da tampa do porta-malas (high up!) e se conecta com o fim das lanternas. O para-choque traseiro também é novo, com linhas mais horizontais e que se alargam conforme se aproximam da parte inferior do veículo, dando a impressão de que o novo up! está mais largo. Retrorrefletores e o amplo difusor traseiro complementam o conjunto.

Versão connect amplia a linha

Para marcar a chegada do novo up!, a Volkswagen está lançando a série especial “connect”, com detalhes inéditos e estilo diferenciado. Seu preço também não foi divulgado.

Oferecida exclusivamente com a motorização TSI, a novidade traz retrovisor e teto pintados em preto ninja (há a opção de o teto na cor do veículo), interior escurecido (conferindo mais esportividade), adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda em liga-leve aro 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante e o sistema de som Composition Phone. A “connect” será oferecida nas cores laranja habanero (nova), azul lagoon e prata sírius.

Mobi com câmbio automatizado por R$ 44,78 mil

Câmbio GSR-Comfort reforça a proposta de veículo urbano do compacto Fiat .

São Paulo - Um carro econômico, do tamanho certo e com conforto na medida para encarar o trânsito nas áreas urbanas. Essa é a proposta do Fiat Mobi 2018, que agora ganha o câmbio automatizado GSR-Comfort e chega ao mercado por R$ 44,78 mil – cerca de R$ 4 mil a mais que seu antecessor, o Mobi Drive, e que o torna a opção sem pedal de embreagem mais barata do Brasil. Concebido para facilitar a locomoção pela cidade, é um modelo ideal para as tarefas do dia a dia, como ir ao trabalho e supermercado ou buscar os filhos na escola. Suas dimensões compactas garantem a capacidade de estacionar em qualquer lugar, o que hoje é um desafio à parte nos grandes centros.

Baixo consumo

Fazendo uma média de 14 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com gasolina, o Mobi Drive GSR (Gear Smart Ride) alcançou o menor consumo de combustível em ciclo urbano entre todos os modelos equipados com motor 1.0 à venda no País, segundo testes do Inmetro. As médias caem para 9,9 km/l e 11,1 km/l com etanol.

O câmbio automatizado GSR-Comfort pode ser acionado por botões no console e paddle shifts (borboletas atrás do volante), formando um conjunto de novos aparatos que é complementado por motor Firefly 1.0 três cilindros, direção elétrica com função City e o sistema Fiat Live On de entretenimento a bordo. O compacto está disponível nas revendas em opções nas cores sólidas branco banchisa, preto vulcano e vermelho alpine, na perolizada branco alaska e na metálica prata bari.

Viagem a convite da Fiat

Eficiência e desempenho

A versão com o câmbio GSR-Comfort unifica a conveniência de uma transmissão automatizada à eficiência e desempenho do motor Firefly 1.0 três cilindros, elevando a economia de combustível principalmente em situações de tráfego intenso. No console central, cinco botões permitem o acionamento, incluindo a função Sport, que ativa um modo de condução mais dinâmico.

Por meio de paddle shifts o motorista pode realizar as trocar manualmente, mesmo quando o câmbio estiver na posição automática. Também conta com a função Creeping, que torna arranques e manobras mais confortáveis e seguros. Basta tirar o pé do freio para o carro se movimentar, a exemplo de um câmbio automático convencional. Há também o Auto-up Shift Abort, sistema inteligente que identifica uma rápida retomada e, como o nome sugere, aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas.

Motor Firefly 1.0

O novo motor Firefly 1.0 três cilindros adota a arquitetura de duas válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada. Essa concepção técnica resulta em potência elevada, maior torque em baixas rotações e reduzido consumo de combustível. O Firefly 1.0 trabalha em giro mais baixo, assegurando ao Mobi maior silêncio a bordo. A direção elétrica tem com função City que, quando ativada por meio de um botão no painel, reduz ainda mais a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento. A função é desativada automaticamente em velocidades maiores. O Mobi Drive oferece ainda com tecnologia HCSS, que elimina o tanquinho extra de gasolina para partidas a frio.

Outras versões

Aproveitando o lançamento do Mobi GSR-Comfort, a montadora promove também algumas mudanças nos outros modelos do compacto, com kits de conteúdo que permitem maior personalização. Confira:

Easy - R$ 33,7 mil

Traz de série motor Fire 1.0 EVO 8V Flex, quadro de instrumentos com iluminação em LED e display digital de 3,5’’, brake light e ESS (sinalização de frenagem de emergência). Pode receber opcionalmente desembaçador com ar quente e o Kit Funcional, composto por vidros elétricos dianteiros, pré-disposição para rádio, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro e travas elétricas nas portas.

Like - R$ 39,19 mil

Adiciona à versão Easy ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica nas portas, volante com regulagem de altura, maçanetas e retrovisores na cor do veículo. Pode receber o Kit Connect, com desembaçador do vidro traseiro, limpador e lavador vidro traseiro, rádio Connect com bluetooth e volante multifuncional, ou o Kit Live On, que acrescenta a esses itens o sistema Fiat Live On e quadro de instrumentos em TFT.

Way - R$ 40,65 mil

Acrescenta ao modelo Like barras longitudinais no teto, moldura nas caixas de roda, para-choques exclusivos e suspensão elevada. Essa versão também pode ser equipada com os kits Connect e Live On.

Drive - R$ 40,65 mil

Além dos itens da Like, traz o novo motor 1.0 Firefly 6V Flex, grade dianteira com pintura em preto ônix, direção elétrica e sistema HCSS de partida a frio. Os kit disponíveis são Connect, Live On e ainda o Tech, composto por chave com telecomando, faróis de neblina, rodas em liga-leve 14”, alarme, retrovisor elétrico com tilt down, cargo box, banco do motorista com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, bancos extra série, cintos dianteiros com regulagem de altura, abertura interna do porta-malas e tanque de combustível, além de revestimento da soleira das portas dianteiras.

Ka Trail chega por R$ 47,69 mil

Hatch compacto aventureiro oferece diferenciais estéticos e mecânicos, como maior altura em relação ao solo.

 

Guarujá, SP - Apresentada no salão do Automóvel de São Paulo em novembro passado, a versão aventureira do Ka, a Trail, chega ao mercado em abril com diferenciais estéticos e mecânicos por preço inicial de R$ 47,69 mil. Já a versão 1.5 custa R$ 51,99 mil.

O modelo é apresentado à imprensa especializada nesta terça-feira, dia 28, no litoral paulista. Durante test-drive, ficou clara a diferença que alguns cm a mais de altura fazem na hora de passar um quebra-molas ou enfrentar um buraco no asfalto. São 3,1 cm extras, totalizando 20 cm em relação ao solo. Pode não parecer muito, mas é o mesmo valor do EcoSport. Como a montadora define o modelo como de uso misto, esses atributos facilitam na hora de pegar uma estrada de chão. Além de mais alta, a suspensão é reforçada.

O modelo conta com rodas em liga-leve aro 15’’ e pneus de uso misto, faixas esportivas nas laterais e traseira, rack de teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor cinza london, apliques nos para-choques e lanternas traseiras fumê. A cabine vem com  pedaleira em alumínio, soleiras e tapetes personalizados. Já prevendo um uso mais radical, os bancos em couro sintético e tecido recebem um tratamento especial “soil repelent”, que repele água e sujeira para facilitar a conservação.

“O Ka Trail chega com uma oferta robusta de produto, conteúdo e preço no segmento de utilitários aventureiros, uma tendência que vem crescendo no Brasil e estava carente de uma opção mais acessível”, diz o gerente de Marketing de Produto da Ford, Fernando Pfeiffer, salientando que o valor do carro é R$ 10 mil menor que o de concorrentes.

Viagem a convite da Ford

Diferenciais

O Trail adota uma postura mais esportiva, com itens exclusivos que valorizam as linhas do seu projeto. O estilo aventureiro é destacado pelo porte elevado e rodas em liga-leve aro 15’’ na cor cinza magnetic, de alto brilho.

Molduras pretas

As caixas de rodas e os faróis de neblina têm moldura na cor preta, esses últimos com um aplique em prata com a inscrição Trail. Os para-choques dianteiro e traseiro exibem um aplique na parte inferior, de cor prata.

Cores

A carroceria tem quatro opções de cores: as sólidas vermelho arpoador, preto ebony e branco ártico, e a metálica prata dublin.

Soleiras

As soleiras das portas são protegidas por faixas pretas personalizadas com o logotipo Trail. As pedaleiras esportivas em alumínio com apliques de borracha são outro detalhe diferenciado. Os tapetes de borracha têm acabamento com pespontos na cor laranja.

Faixas laterais

As faixas laterais e traseiras, na cor cinza com textura em formato de colmeia, trazem grafismos e o logotipo Trail destacados em laranja.

Novas molas e amortecedores

Segundo a Ford, do ponto de vista de engenharia, o hatch é um novo carro e não só um modelo com adaptações estéticas. Com a nova suspensão, entrega atributos reais de desempenho para uso fora de estrada leve. A altura do solo ampliada aumenta a sua capacidade de imersão e de superar obstáculos, junto com os pneus Pirelli ATR 185/65 R15, de uso misto – 50% em estrada e 50% fora de estrada –, que rodam bem tanto no asfalto como na lama.

As modificações na suspensão incluem novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e coxim do motor com amortecimento hidráulico. Os amortecedores cresceram em tamanho e carga para melhorar o isolamento de impactos e asperezas. Os freios ABS também foram recalibrados e recertificados, assim  como a direção elétrica. A validação do modelo incluiu testes de estabilidade no campo de provas da Ford em Dearborn, nos Estados Unidos, para garantir o padrão global de segurança e dirigibilidade.

Detalhes exclusivos

Diferenças pequenas, mas que ajudam a dar um pouco de personalidade ao interior do Ka Trail. Os designers desenvolveram cores, materiais, texturas, acessórios e detalhes que refletem a sua proposta de veículo misto.

A esportividade é destacada na cabine por meio da combinação das cores preto e cinza shadow. O centro do painel e o volante exibem apliques na cor prata. Os bancos são revestidos em couro sintético e tecido com apliques e pespontos em tons verdes e alaranjados. Elásticos laterais coloridos e redes atrás dos bancos dianteiros aumentam as opções para o transporte de objetos.

Equipamentos

Em termos de equipamentos, assim como as demais configurações do Ka, a Trail vem com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e direção com ajuste de altura. Tem também som MyConnection com comando de voz e bluetooth, compartimento para o celular no painel MyFord Dock, banco traseiro bipartido (60/40) e cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes.

Motores 1.0 e 1.5

São duas opções de motores: o 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, de 85 cv, e o 1.5 Sigma Flex, de 110 cv. Ambos têm a tecnologia eletrônica Easy Start, que dispensa tanquinho adicional para partida rápida com etanol e vários aprimoramentos para a redução de atrito e eficiência, com padrão A de economia de combustível aferido pelo Conpet/Inmetro.

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