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Motores

Ka Trail chega por R$ 47,69 mil

Hatch compacto aventureiro oferece diferenciais estéticos e mecânicos, como maior altura em relação ao solo.

 

Guarujá, SP - Apresentada no salão do Automóvel de São Paulo em novembro passado, a versão aventureira do Ka, a Trail, chega ao mercado em abril com diferenciais estéticos e mecânicos por preço inicial de R$ 47,69 mil. 

O modelo é apresentado à imprensa especializada nesta terça-feira, dia 28, no litoral paulista. Durante test-drive, ficou clara a diferença que alguns cm a mais de altura fazem na hora de passar um quebra-molas ou enfrentar um buraco no asfalto. São 3,1 cm extras, totalizando 20 cm em relação ao solo. Pode não parecer muito, mas é o mesmo valor do EcoSport. Como a montadora define o modelo como de uso misto, esses atributos facilitam na hora de pegar uma estrada de chão. Além de mais alta, a suspensão é reforçada.

O modelo conta com rodas em liga-leve aro 15’’ e pneus de uso misto, faixas esportivas nas laterais e traseira, rack de teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor cinza london, apliques nos para-choques e lanternas traseiras fumê. A cabine vem com  pedaleira em alumínio, soleiras e tapetes personalizados. Já prevendo um uso mais radical, os bancos em couro sintético e tecido recebem um tratamento especial “soil repelent”, que repele água e sujeira para facilitar a conservação.

“O Ka Trail chega com uma oferta robusta de produto, conteúdo e preço no segmento de utilitários aventureiros, uma tendência que vem crescendo no Brasil e estava carente de uma opção mais acessível”, diz o gerente de Marketing de Produto da Ford, Fernando Pfeiffer, salientando que o valor do carro é R$ 10 mil menor que o de concorrentes.

Viagem a convite da Ford

Diferenciais

O Trail adota uma postura mais esportiva, com itens exclusivos que valorizam as linhas do seu projeto. O estilo aventureiro é destacado pelo porte elevado e rodas em liga-leve aro 15’’ na cor cinza magnetic, de alto brilho.

Molduras pretas

As caixas de rodas e os faróis de neblina têm moldura na cor preta, esses últimos com um aplique em prata com a inscrição Trail. Os para-choques dianteiro e traseiro exibem um aplique na parte inferior, de cor prata.

Cores

A carroceria tem quatro opções de cores: as sólidas vermelho arpoador, preto ebony e branco ártico, e a metálica prata dublin.

Soleiras

As soleiras das portas são protegidas por faixas pretas personalizadas com o logotipo Trail. As pedaleiras esportivas em alumínio com apliques de borracha são outro detalhe diferenciado. Os tapetes de borracha têm acabamento com pespontos na cor laranja.

Faixas laterais

As faixas laterais e traseiras, na cor cinza com textura em formato de colmeia, trazem grafismos e o logotipo Trail destacados em laranja.

Novas molas e amortecedores

Segundo a Ford, do ponto de vista de engenharia, o hatch é um novo carro e não só um modelo com adaptações estéticas. Com a nova suspensão, entrega atributos reais de desempenho para uso fora de estrada leve. A altura do solo ampliada aumenta a sua capacidade de imersão e de superar obstáculos, junto com os pneus Pirelli ATR 185/65 R15, de uso misto – 50% em estrada e 50% fora de estrada –, que rodam bem tanto no asfalto como na lama.

As modificações na suspensão incluem novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e coxim do motor com amortecimento hidráulico. Os amortecedores cresceram em tamanho e carga para melhorar o isolamento de impactos e asperezas. Os freios ABS também foram recalibrados e recertificados, assim  como a direção elétrica. A validação do modelo incluiu testes de estabilidade no campo de provas da Ford em Dearborn, nos Estados Unidos, para garantir o padrão global de segurança e dirigibilidade.

Detalhes exclusivos

Diferenças pequenas, mas que ajudam a dar um pouco de personalidade ao interior do Ka Trail. Os designers desenvolveram cores, materiais, texturas, acessórios e detalhes que refletem a sua proposta de veículo misto.

A esportividade é destacada na cabine por meio da combinação das cores preto e cinza shadow. O centro do painel e o volante exibem apliques na cor prata. Os bancos são revestidos em couro sintético e tecido com apliques e pespontos em tons verdes e alaranjados. Elásticos laterais coloridos e redes atrás dos bancos dianteiros aumentam as opções para o transporte de objetos.

Equipamentos

Em termos de equipamentos, assim como as demais configurações do Ka, a Trail vem com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e direção com ajuste de altura. Tem também som MyConnection com comando de voz e bluetooth, compartimento para o celular no painel MyFord Dock, banco traseiro bipartido (60/40) e cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes.

Motores 1.0 e 1.5

São duas opções de motores: o 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, de 85 cv, e o 1.5 Sigma Flex, de 110 cv. Ambos têm a tecnologia eletrônica Easy Start, que dispensa tanquinho adicional para partida rápida com etanol e vários aprimoramentos para a redução de atrito e eficiência, com padrão A de economia de combustível aferido pelo Conpet/Inmetro.

Tecnologias rumo à autonomia total

Conheça 5 sistemas inteligentes disponíveis em veículos da Ford que dão aquela mão para o motorista.

Sistemas capazes de detectar carros e pedestres, podendo até parar o carro automaticamente e evitar acidentes, bem como piloto automático adaptativo que mantém a distância do veículo da frente, ao melhor estilo ‘‘siga o mestre’’.

Hoje muitos modelos da Ford já contam com recursos avançados de tecnologia semiautônoma e de assistência que conseguem detectar e evitar erros na condução. São os chamados carros inteligentes, que “julgam” as habilidades do motorista e corrigem seu comportamento para ajudá-lo a dirigir melhor e evitar acidentes. Isso porque a montadora tem como meta lançar comercialmente um carro totalmente autônomo até 2021.

Cinco dessas tecnologias para uma direção mais segura e menos estressante já estão disponíveis em veículos vendidos no País. As suas funcionalidades podem variar de acordo com o modelo e versão, conforme mostrado no site da Ford (www.ford.com.br). Há também vídeos para demonstrar os sistemas de alerta de fadiga e de permanência em faixa.

1 - Alerta de Colisão e Detecção de Pedestres

O sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, oferecido no Fusion e no Edge, funciona por meio de radar e câmera em velocidades a partir de 3,6 km/h, disparando alertas sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente, ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida. O sistema de detecção de pedestres oferecido no Fusion opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo, em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.

2 - Alerta de Fadiga

O alerta de fadiga, disponível no Fusion e no Edge, monitora o comportamento do veículo para detectar se o motorista está distraído ou cochilando. Com o auxílio de câmeras, avalia o nível de atenção pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa com certa frequência, recomenda uma parada para descanso com um alerta no painel e um aviso sonoro.

3 - Permanência de faixa 

Se o motorista sair da faixa de rodagem sem acionar o pisca, o equipamento, disponível no Fusion e no Edge, identifica a manobra como não intencional e gera um alerta produzindo uma vibração no volante. Se ele não responder ao alerta, o sistema atua na direção para corrigir a trajetória e manter o veículo na faixa. É acionado por teclas no volante.

4 - Piloto automático adaptativo

O piloto automático adaptativo com “stop and go”, disponível no Fusion, consiste em uma evolução do piloto automático convencional. Além de manter a velocidade programada do veículo, permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente – voltando a acelerar se o fluxo for retomado dentro de 3 s. Depois desse tempo, precisa ser reativado.

5 - Controle de estabilidade

Se o motorista desviar rapidamente de um obstáculo e o veículo perder tração, o sistema interpreta que ele precisa de ajuda para recuperar o controle. O controle eletrônico de estabilidade (ESP) aciona os freios individualmente em cada roda e ajusta o torque do motor para recuperar a estabilidade do veículo e evitar que derrape. Uma luz no painel se acende para indicar que foi ativado. O recurso está disponível em toda a linha Ford no Brasil.

Corolla recebe facelift e controles de tração e estabilidade

Os 50 anos do sedã japonês são marcados com novos itens tecnológicos e o retorno da versão esportiva XRS.

Toyota /Divulgação
Novo desenho do Corolla garante uma presença mais marcante ao sedã
No aniversário de 50 anos, o Toyota Corolla foi repaginado para ficar mais arrojado, moderno e dinâmico. A segurança é novamente destaque no sedã médio que mais vende no mundo e também no Brasil. Uma das novidades é o retorno da versão XRS, com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta. Além disso, a linha 2018 passa a contar com os tão desejados controles de tração e estabilidade, além de assistente de subida e sete air bags para toda a linha, reforçando  a segurança do modelo, que é cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.

São seis versões: GLi 1.8 com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8 e GLi 1.8 Upper com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades nos modos Drive e sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; XEi, XRS e Altis, todas com motor 2.0 e equipadas com a mesma transmissão automática Multi-Drive, incrementada com a possibilidade de trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

  • Na versão Altis, banco de couro é opção
    Foto:Toyota /Divulgação
  • Na traseira, as mudanças se concentram principalmente nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes
    Foto:Toyota /Divulgação
  • A partir da versão XEi, o Corolla ganhou também uma antena no estilo shark fin (barbatana de tubarão) e rodas de liga leve de 17' '
    Foto:Toyota /Divulgação

Motor e transmissão

Quanto à motorização, não há novidades. São duas opções:

1.8 Flexfuel: Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm.

2.0 Flexfuel: Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, desenvolve 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

Ambos os motores são construídos com bloco e cabeçote em alumínio.

Toyota /Divulgação
Corolla 2018 mantém os dois tipos de motorização atuais: 1.8L Flexfuel e 2.0L Flexfuel

As transmissões são a manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a automática Multi-Drive, disponível nas outras versões. A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT, e foi adotada para atender o consumidor brasileiro, que privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que reproduz sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais. Na GLi, é feita exclusivamente pela alavanca de câmbio. Nas versões XEi, XRS e Altis, as trocas sequenciais também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Estas três versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Segurança 

Todas as versões da linha 2018 ganharam Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). Além disso, os dois air bags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série para toda a linha. Com o aprimoramento, o modelo soma sete air bags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

Toyota /Divulgação
As transmissões que equipam a linha 2018 são as já conhecidas, manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a consagrada automática Multi-Drive, disponível nas outras versões

Entre outros equipamentos de segurança estão o sistema de ancoragem Isofix para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; luz de frenagem emergencial automática, acendimento automático dos faróis (nas versões XEi, XRS e Altis) e sensor de chuva (Altis).

Assessórios

A Toyota possui uma linha de acessórios composta por mais de 150 itens, que atendem aos mais diferentes gostos e necessidades. No caso do Corolla 2018, são cerca de 45 produtos genuínos, desenvolvidos com o padrão de qualidade e segurança da marca, sendo que dez deles estão sendo lançados com o novo carro.

Toyota /Divulgação
Em todas as versões, o painel mantém o tema horizontal, ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma intuitiva

Dentre as novidades, estão itens de segurança, como o sensor de estacionamento frontal e alarme ultrassônico; que ressaltam a esportividade, como lâmpada branca para os faróis dianteiros e luzes de LED para os de neblina, e de tecnologia, como um gravador de vídeo digital. Todos os acessórios, novos e atuais, harmonizam-se com as linhas de design do carro e garantem ainda mais conforto e praticidade.

A linha de acessórios originais oferece 12 meses de garantia e cobertura total da rede de concessionárias.

Cores

O modelo está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e na nova cor marrom urban. Já a XRS conta apenas com as cores branco polar e preto. eclipse.

Toyota /Divulgação
Versão Altis, a mais completa, sai por R$ 114.990,00

Os preços

1.8 L GLi manual: R$ 69,69 mil

1.8L GLi Multi-Drive: R$ 69,99 mil

1.8L GLi Upper Multi-Drive:  R$ 90,99 mil

2.0L XEi Multi-Drive: R$ 99,99 mil

]2.0L XRS Multi-Drive: R$ 108,99 mil

2.0L Altis Multi-Drive: R$ 114,99 mil

 

Fonte: Toyota

 

 

CarHouse apresenta nesta sexta e sábado o novo Corolla

Além de uma leve reestilização, modelo ganha controles de tração e estabilidade.

Adair Santos/GES-Especial
Eric e Jorge Heck, de Ivoti, conferiram as novidades nesta sexta-feira

Novos faróis, lanternas e os tão desejados controles de tração e estabilidade. A CarHouse Novo Hamburgo apresenta desde ontem o Corolla 2018. Neste sábado (18), receberá novamente os seus clientes das 8h30 às 17 horas, na loja localizada às margens da BR-116 (Rua Ignácio Treis, 761, bairro Ideal). 

Adair Santos/GES-Especial
Thomás Lipp destaca o ganho em segurança da linha 2018

Jorge Heck, 51 anos, e seu filho Eric, 26, moradores de Ivoti, venderam um Corolla nesta semana para comprar o novo. ‘‘As rodas maiores, aro 17’’, deixaram o carro mais encorpado e esportivo’’, elogia Eric.

O gerente da loja, Thomás Lipp, revela que outra novidade é a volta da versão esportiva XRS, por R$ 110,74 mil. Seus diferenciais são os spoilers e o aerofólio traseiro equipado com LED. Os preços da linha oscilam entre R$ 69,9 mil (GLi automática) e R$ 116,74 mil (Altis). Já a linha 2017 tem condições especiais.

Adair Santos/GES-Especial
Versão XRS conta com aerofólio dotado de LED e extrator de ar no para-choque traseiro

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