Publicidade
Cotidiano Bento Gonçalves

É tempo de comemorar a vindima em Bento

De janeiro a março ocorre uma festa que celebra a colheita da uva e é possível vivenciar os costumes e as práticas mais tradicionais da cultura do vinho na Serra gaúcha

Por Daniela Moraes
Última atualização: 26.01.2020 às 16:01

Participar da colheita em meio às videiras é atração da vindima de Bento Gonçalves Foto: Franciele Gonçalves/ Especial
Bento Gonçalves está no clima de vindima. Janeiro, fevereiro e março são meses de festa em que a colheita da uva transforma as vinícolas da Serra Gaúcha. É momento em que se festeja o resultado do trabalho dos produtores que fazem do cultivo da uva sua fonte de renda e de desenvolvimento econômico de Bento. Pode-se participar da colheita em meio às videiras, desfrutar de um passeio pelas estradas do interior, colher a uva no parreiral e degustar bons vinhos e sucos. Atrações não faltam neste evento de celebração que reúne uma variada programação até o dia 29 de março.

O período atrai milhões de pessoas a cada ano. Somente em 2019, foram registrados 354.753 visitantes no município. "Estar no meio da cidade e sentir cheiro de uva é o que torna esse momento mais especial, mesmo lamentando o período da estiagem, celebramos a permanência do fruto, a garantia da preservação da nossa história, e que possamos levar a qualidade de viver e o respeito às nossas origens para todos os cantos", enfatiza o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

As atividades da Estação Vindima são uma promoção da prefeitura de Bento Gonçalves mas ocorrem também nos hotéis, vinícolas e restaurantes que oferecem pacotes promocionais com atrações paralelas. A programação diária já está disponível no www.bento.tur.br. 

Curso gratuito

A Vinícola Casa Fontanari e a Casa da Ovelha realizam no sábado, 25, às 19 horas, um curso gratuito de Harmonização de Queijos e Vinhos no Hotel Vinocap. As vagas são limitadas. Inscrições pelo turismo@bentogoncalves.rs.gov.br ou (54) 3055-7130.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.