Publicidade
Cotidiano | Decoração Revestimento

A opção pelo porcelanato

Veja os prós e contras do acabamento que tem se tornado crescentemente popular nos últimos anos

Por Ana Lourenço
Última atualização: 21.03.2020 às 08:54

Versatilidade do porcelanato pode ser vista neste showroom em uma mostra internacional de arquitetura Foto: fotos Adobe Stock
O porcelanato é a melhor escolha para seu projeto? O que você deve considerar antes de tomar uma decisão final:

Resistência

Além de ser um material firme, ele não arranha com facilidade ou se danifica com pouco tempo. Absorve pouca água e é resistente a manchas.

Fácil manutenção

Entender a sua vida e as suas necessidades é essencial para fazer melhores escolhas. Para limpar o porcelanato, basta passar um pano ou um sabão neutro. Pela facilidade de limpeza, o porcelanato tende a ser ideal para pessoas com rinite.

Reprodução

A indústria evoluiu muito nos últimos anos, não só no tamanho das peças, mas na estética final.

Variedade

São diversos os tipos que existem hoje no mercado. O técnico tem um acabamento mais natural; o esmaltado recebe uma camada de esmalte por cima com estampa.

Acondicionamento

Conhecido por ser um piso frio, o material permite resfriar a casa e, ainda, manter a temperatura agradável. É uma das melhores escolhas para casas de praia ou em cidades mais quentes.

Preço

Para calcular o custo-benefício do produto, leve em conta a durabilidade (alta) e a fácil manutenção. É opção para imitar os materiais naturais, com preço mais baixo.

Assentamento

Não esqueça no entanto, que a parte mais chata do porcelanato é assentá-lo. O melhor a fazer é investir em mão de obra especializada.

Uma pequena revolução por conta das estampas

Tradicionalmente presentes na arquitetura e na decoração, os pisos de porcelanato evoluíram bastante nas últimas décadas e atualmente contam com estamparias que vão muito além dos tradicionais padrões desenhados. Mesmo que este tipo de acabamento ainda tenha um lugar especial em muitos projetos, popularmente as estampas que reproduzem materiais naturais foram conquistando um espaço cada vez maior. Principalmente em instalações externas, tem se tornado cada vez mais frequente que arquitetos, decoradores e projetistas optem por acabamentos de porcelanato estampado que reproduzem materiais naturais, com retorno tanto de praticidade quanto de custo de instalação.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.