Publicidade
Cotidiano | Decoração Inverno está aí

Decoração e conforto no inverno: é hora das lareiras

Além de decorativas, elas também são um conforto adicional no inverno, que chega neste fim de semana

Última atualização: 20.06.2020 às 09:44

Este ano não vai ter festa de São João para contemplar a fogueira, mas aproveitando o assunto dá para falar de um detalhe de decoração que fica todo especial no inverno. As lareiras, além de chiques, são também uma fonte de conforto todo especial neste período de inverno. Na estação fria, que começa oficialmente neste sábado, existem poucas coisas que são tão sinônimo de aconchego quanto aproveitar uma lareira.

Nos últimos tempos, as lareiras evoluíram muito desde aquele clássico modelo pesadão que tinha que ser construído junto com a casa, na base de uma chaminé. Embora esta ainda seja uma opção arquitetônica disponível e também muito desejada em certos casos, há outras configurações mais tecnológicas que inclusive solucionam de forma diferente a questão da exaustão. Há toda uma miríade de opções a gás, para não falar em alguns tipos elétricos que chegam a ter chamas virtuais.

E o velho fogão

Vale apontar, também, que as lareiras propriamente ditas não são a única maneira de aproveitar o calor do fogo no inverno. Outra opção são os fogões a lenha, que por sinal são muito democráticos. Eles estão em algumas casas populares, mas também são um acessório muito desejado em projetos sofisticados. Como as lareiras fixas, os fogões a lenha envolvem a questão da exaustão, que precisa ser resolvida com alguma solução estrutural, geralmente uma chaminé.

E, claro, em se tratando do Rio Grande do Sul, as churrasqueiras também são outra opção popular. Até em apartamentos elas são uma opção, já que há prédios que já incluem este recurso no projeto.

 

A opção das lareiras a gás

Populares como solução para quem não tem muito espaço ou possui restrições na obra de exaustão, as lareiras a gás são uma opção tecnológica e moderna, como este projeto a biogás que inclui um nicho com arranjo de pedras e acabamento em aço inoxidável. Existem fabricantes especializados neste tipo de lareira.

Com jeitão de churrasqueira

Lareira convencional de chaminé integrada à estrutura, uma solução que também costuma ser adotada para churrasqueiras, até mesmo em prédios de apartamentos.

Um clássico revisitado

A lareira tradicional também tem versões sofisticadas em projetos arquitetônicos despojados e elegantes como este, onde o espaço da exaustão ganha uma dimensão decorativa e o cantinho do fogo convive até com equipamentos eletrônicos.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.