Publicidade
Cotidiano | Decoração Compacto

Decoração compacta: aproveite melhor os espaços

Com algumas interferências na decoração, imóveis pequenos ganham em funcionalidade e design

Publicado em: 01.08.2020 às 03:00 Última atualização: 01.08.2020 às 11:43

Mobiliário multifuncional Foto: Emerson Rodrigues/divulgação
Diante do aumento da demanda por apartamentos compactos, registrado pelo mercado imobiliário nos últimos anos, é primordial pensar nas necessidades do morador para eleger as soluções dentro dos poucos metros quadrados disponíveis. Entender o estilo de vida da pessoa permite definir o que será essencial no projeto, explica a dupla de arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, de São Paulo. Por exemplo, um morador que trabalha em casa certamente ocupará mais horas em um determinado cômodo.

Em relação ao aproveitamento de espaços, a marcenaria é uma grande aliada. Prateleiras ou armários suspensos são maneiras de aproveitar a altura da parede e deixar o ambiente liberado. Já abusar de móveis que propiciam benefícios como dupla funcionalidade ou o encaixe uns nos outros contribui para liberar a circulação quando não estão em uso.

Nesta página, conheça algumas ideias dos dois arquitetos colocadas em prática em um apartamento com espaços reduzidos.

 

Dormitório de casal amplo e home office compacto

Na configuração anterior do imóvel e do dormitório, a posição da cama dificultava a circulação. Por meio da nova disposição e a seleção do décor, há hoje a percepção de um quarto mais amplo e aconchegante. Cores fortes, incluídas com parcimônia no papel de parede assinado pela artista plástica Calu Fontes, bem como o destaque na cabeceira, no enxoval e nas almofadas trazem elegância. Nos armários, o espelho aplicado como revestimento contribui para finalizar a composição.

A marcenaria contempla armários para acomodar o acervo de livros dos moradores. Junto com a bancada para o home office - que acompanha uma cadeira ergonomicamente selecionada pelos arquitetos - a televisão foi instalada para os momentos de lazer.

Móvel para tudo

O armário de portas de vidros deixa de guardar apenas roupas e objetos para receber uma estrutura composta por máquina de lavar e secar, além de espaço para produtos de limpeza.

Integração

Embutir objetos, eletrodomésticos da cozinha e o que mais for possível em prateleiras e armários é uma condição sempre muito válida para os espaços reduzidos em apartamentos.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.