Publicidade
Cotidiano | Decoração Casa

Decoração: livros para ler e embelezar a casa

Volumes ajudam a dar a cara do dono para a casa

Publicado em: 19.09.2020 às 03:00 Última atualização: 19.09.2020 às 13:34

Nas mesas de centro, os livros compõem com outros objetos Foto: Gui Morelli
Seja em uma estante, prateleira ou até dispostos sobre a mesa de centro, uma coisa é certa: os livros conferem um toque final à decoração. "Além de visualmente instigantes, carregam consigo um pouco da personalidade de quem mora, compondo um décor afetivo", destaca a arquiteta Ieda Korman. Segundo ela, os livros são um dos itens decorativos mais versáteis, se encaixando bem em todo o ambiente da casa. "Adoro utilizá-los sobre aparadores e mesas de centro ou laterais, por exemplo, compondo harmonicamente com outros objetos." Nesse caso, Ieda lembra que o ideal é escolher os volumes especiais, com capa dura e impactantes: "Livros de arte e fotografia ou aquela impressão comemorativa de uma obra importante para o morador são ótimas escolhas".

As estantes e prateleiras também ficam mais atrativas quando recebem volumes de livros. "Arrumando-os de pé, com as diferentes cores de lombada, tamanhos e espessuras, cria-se um espaço interessante e personalizado", comenta. Mas não existem regras: pode-se ordenar por tamanho, mantendo proporcionalidade, ou cor, formando uma paleta harmônica.

Sobre a escolha dos modelos de estantes e prateleiras, é preciso avaliar o tamanho do acervo. Os sob medida são os mais fáceis de acertar. Prateleiras altas também são boas escolhas, pois não comprometem a circulação. "É possível pensar em uma estante exclusiva para os volumes ou optar por uma composição fluida, valendo-se também de objetos, quadros, porta-retratos e até vasos de planta."

 


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.