Publicidade
Cotidiano | Decoração Decoração

Dicas para um ambiente lúdico e temático para o quarto dos pequenos

Relâmpago McQueen, peças de Lego e outros itens de decoração dão um colorido especial aos quartos dos pequenos

Por Bruna Kirsch
Publicado em: 06.10.2020 às 09:00

Um espaço lúdico decorado com os personagens favoritos da criança Foto: Thiago Travesso/Divulgação
Dia das Crianças está chegando e nada melhor do que inspirarmos mamães e papais a pensarem na decoração dos quartinhos dos seus filhos, certo? Saiba que um ambiente lúdico e temático é importante ao desenvolvimento dos pequenos, para que se sintam seguros, tenham boas noites de sono e o seu próprio espaço para momentos de estudo e brincadeiras. Veja algumas sugestões de décor da arquiteta Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura.

Quarto de bebê

Dormitório da bebê com poltrona de amamentação, berço e cômoda com trocador Foto: Thiago Travesso/Divulgação
Este quarto foi feito para uma bebê menina, que estava para nascer. “A mãe queria algo moderno, sem um tema específico, e que usássemos ‘candy colors’, que nada mais são do que cores em tons pastel. Por isso utilizamos rosa, amarelo, verde e cinza”, destaca Roberta. O desafio maior foi adaptar um layout que coubesse uma cama, uma poltrona de amamentação,
um berço, a cômoda com trocador e o guarda-roupas. “A brincadeira da decoração foi usar dois estilos de parede diferentes em um mesmo ambiente. Na primeira, usamos detalhes com boiserie e pintamos a parede de cinza. Aplicamos decoração nas paredes como quadros e uma cabeça de urso de pelúcia. Na outra, confeccionamos um papel de parede especialmente para ela, com desenho de triângulos coloridos nas candy colors”, explica. Os móveis intercalam madeira jequitibá e acabamentos em laca acetinada colorida. “Achamos que o resultado ficou muito elegante e ao mesmo tempo divertido”, finaliza a arquiteta.

Quarto Lego

Quarto para dois irmãos que adoram brincar com peças de Lego Foto: Thiago Travesso/Divulgação
Este quarto foi pensado para dois irmãos, de 4 e 7 anos, ambos alucinados por Lego! “Como gostaríamos de fazer um quarto que durasse por alguns anos, procuramos usar cores mais sóbrias para não enjoar. Optamos pelo cinza e demos um toque com o amarelo”, pontua a arquiteta. Ela conta que o principal desafio foi projetar um quarto que coubesse duas camas, no caso uma delas como beliche, duas mesas para estudo, para que cada um tivesse sua individualidade e um móvel em comum onde eles pudessem guardar os brinquedos e expor seus legos. “Usamos todos os móveis com acabamento em laca acetinada. E para dar um toque mais ‘cool’, usamos uma textura estilo cimento queimado na parede da TV. Esseambiente cria uma ligação e se identifica totalmente com os seus usuários”, conta Roberta.

Quarto Carros

Este quarto é de um menino de 4 anos superfã da animação Carros Foto: Thiago Travesso/Divulgação
O proprietário deste quartinho é um menino de 4 anos superfã do desenho Carros. “Nossa ideia foi fazer algo bem lúdico e que tivesse todos os itens que ele precisava, como uma mesa de cabeceira, um porta-livros, uma mesinha para desenhar e um armário para brinquedos”, menciona a profissional. Segundo Roberta, a ideia inicial era usar um papel de parede com carrinhos antigos, algo menos temático. “Mas vocês conhecem as crianças, elas são alucinadas por esses desenhos da Disney! E como papel de parede é algo fácil de trocar, caso eles enjoem, topamos a escolha do pequeno cliente. Afinal de contas, estamos aqui para realizar sonhos!” A decoração do quarto também teve madeira pinus e revestimentos em laminado colorido.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.