Publicidade
Cotidiano | Decoração Primavera

Primavera: nova estação, novas cores

Estampas florais, muitas plantas e cores vivas: não faltam ideias para uma decoração em clima primaveril

Publicado em: 03.10.2020 às 03:00 Última atualização: 03.10.2020 às 09:29

A primavera e o mês de outubro chegaram e não existem motivos para não gostar desta época, que traz temperaturas mais altas e o desabrochar das flores. Como consequência das características do período, é hora de dar adeus às pesadas roupas de cama, mudar a paleta de cores da casa e deixar o imóvel pronto para receber a estação mais leve e florida do ano e já começar os preparativos para o verão, que é logo ali. Mas como promover essa preparação e renovar o lar?

Sem grandes mudanças

A arquiteta Cristiane Schiavoni é adepta da parcimônia. Levando em consideração que nem sempre é necessário promover alterações profundas para transformar a atmosfera, ela indica que é possível inserir a primavera em casa com poucas mudanças. "Saem de cena as mantas de tricô e os tons sóbrios. É muito gostoso quando conseguimos conferir esse clima alegre com a substituição de objetos e almofadas na sala de estar e na varanda", exemplifica Cristiane. Já para os dormitórios do imóvel, ela sugere a renovação da decoração por meio do enxoval de cama.

Paleta de cores

O gradiente do azul claro é uma excelente opção de cor que prepara o ambiente para os moradores vivenciarem a estação. "Quem preferir, pode seguir pelos tons pastel, mas o momento também abre o leque para as nuances mais vibrantes e intensas", diz a arquiteta.

No quarto, com a base branca do projeto, Cristiane acredita que investir em um enxoval rosa claro e com motivos florais deixa o cômodo com a delicadeza que o período nos convida. Na mesinha lateral, arranjos de flores do campo podem (e devem!) sempre renovar o astral do dormitório.

A arquiteta Paula Passos enfatiza a renovação que a estação evoca nas pessoas: "Se olharmos pelo significado, o equinócio da primavera vem como um renascimento e a chance de voltar à vida depois do recolhimento que o inverno nos estimula. As cores são a nossa forma de expressão em casa", diz Paula. E ainda que seja tentador, bom senso e equilíbrio nas escolhas é o caminho para que o cômodo possa emanar a energia esperada. Ela sugere ainda eleger uma parede pontual que pode receber as cores da estação e, na cozinha, evidenciar potes coloridos e panos de pratos bordados com flores e folhagens. Para a decoração da mesa de jantar, a arquiteta Erika Mello recomenda tirar do armário os acessórios utilizados em ocasiões especiais. "Que tal expor na mesa os sousplats (peças sob o prato) com motivos florais combinados com copos, talheres, guardanapos, travessas e apoios de panela com cores mais vibrantes?", indica.

Elementos florais

A primavera abre a perspectiva para a aplicação de papel de parede e tecidos florais, que podem apresentar desde ilustrações menores até as mais trabalhadas, com desenhos à mão, que encantam e deixam o visual inovador e diferenciado. Materiais do tipo sisal, vime e a corda, por exemplo, são bons exemplos que remetem à natureza.

Erika ressalta ainda uma tendência que, ao mesmo tempo, é uma de suas paixões em relação à decoração de interiores: o design biofílico. Nesse desejo de trazer a natureza para os espaços com o ser humano convive, a indústria do décor tem desenvolvido opções com a intenção de unir funcionalidades, como uma luminária que oferece espaço para uma planta.

 


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.