Publicidade
Cotidiano | Entretenimento Tradições

Mas bá! Descobrimos que Tio Sam é gaúcho

Tem até confederação de CTGs nos Estados Unidos. E o presidente é de Santo Antônio, criado em Taquara

Por Susana Leite
Publicado em: 19.09.2020 às 03:00

Gaúcho nascido em Santo Antônio da Patrulha, criado em Taquara, o empresário Vandenir de Souza celebra a Semana Farroupilha em chão norte-americano desde 1987. A distância do Rio Grande do Sul aguçou a saudade, que se converteu em um apego mais forte à tradição gaúcha. "O tradicionalismo, para nós, é uma maneira de matar a saudade que a gente tem do Rio Grande do Sul. Quando eu saí daí, sem dúvidas, veio uma saudade muito grande no peito", conta Souza, que hoje é presidente da Confederação Norte-americana do Tradicionalismo Gaúcho. Em função do trabalho, ele vive entre a Califórnia e a Flórida. Além do endereço fixo, ele frequenta CTGs nos dois estados.

A entidade liderada por Souza congrega cinco CTGs, que reúnem 230 participantes em solo norte-americano. "Quando eu cheguei aqui, começamos a conhecer outros gaúchos. E quando falo 'gaúcho', não é só rio-grandense. São paranaenses e catarinenses também. Pessoas que gostam do tradicionalismo", explica Souza, que faz parte do CTG Rancho Rio Grande, no estado da Califórnia.

Ser gaúcho nos Estados Unidos é motivo de orgulho para Souza, que convenceu até a esposa, Cynthia Williams de Souza, a se tornar sua prenda e parceira de baile. "O americano respeita muito nossas tradições e gosta", garante o empresário brasileiro. Souza conta que o grupo de danças gaúchas que haviam formado costumava ser convidado para se apresentar em eventos nos Estados Unidos. Para ele, a imagem da cultura gaúcha lá fora foi um dos maiores motivos de orgulho que teve até hoje.

Souza conta que num dos eventos que promoveu no CTG recebeu a ligação de um norte-americano interessado em participar. Curioso, quis saber o porquê do interesse do americano. "Logicamente uma das coisas que atrai é o churrasco. Mas outra coisa que ele me falou, que me fez ficar orgulhoso, foi que tinha recebido informações de que as mulheres que frequentavam o CTG não iam de biquíni, nem mostrando o corpo, imagem que muitos estrangeiros têm da gente. Então eu gostei muito de escutar isso", relata.

No final de semana passado, o CTG Rancho Rio Grande, da Califórnia, começou os eventos da Semana Farroupilha, com acendimento da chama crioula, hasteamento da bandeiras, com hino nacional e hino rio-grandense. "Quando toca o hino do Rio Grande, tu vês várias pessoas chorando", afirma Souza. Neste fim de semana, a comemoração pelo Dia do Gaúcho será no CTG Rincão do Imigrante, na Flórida. É o CTG mais novo nos Estados Unidos, fundado em 2018.

Mais da metade dos CTGs são de fora

De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), mais da metade dos CTGs estão fora do Estado. O Rio Grande do Sul conta com 1,7 mil CTGs, outros 800 estão espalhados Brasil afora, especialmente no sul do País, e mais 1,2 mil pelo mundo, principalmente nos vizinhos Uruguai e Argentina.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.