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Cotidiano | Gourmet Saúde à mesa

Alimentos para aumentar a imunidade e se manter saudável

Cuidar da saúde é sempre uma atitude importante em nossas vidas. Porém, o avanço da Covid-19 faz com que potencializemos essa preocupação

Por Marcelo Kenne Vicente
Última atualização: 28.03.2020 às 10:26

Variedade de alimentos é chave para uma boa saúde Foto: ADOBE STOCK
Uma forma de nos prevenirmos contra doenças é fortalecer o sistema imunológico por meio de uma alimentação saudável. De acordo com a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, uma dieta adequada tem um papel fundamental para manter e melhorar a imunidade. Ela lista quais sãos os alimentos mais indicados ao consumo:

Vitamina A

Alimentos como fígado de galinha, ovos, peixes e frutos do mar são capazes de manter o sistema imunológico resistente. Também deve-se consumir os vegetais ricos em betacaroteno, como damasco, cenoura, abóbora, mamão, manga e batata-doce.

Vitamina B6

É essencial para quem deseja cuidar da saúde da pele e do sistema nervoso. É encontrada na batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais, sementes, nozes, espinafre, carne de porco, peixe, leite e ovos.

Vitamina C

Ajuda a reparar e regenerar os tecidos, protege contra doenças cardíacas e auxilia na diminuição do colesterol total e triglicerídeos. Alimentos: frutas cítricas, acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve e caju.

Vitamina E

Presente em alimentos como cereais, óleos vegetais, carnes e ovos, é necessária para o bom funcionamento de muitos órgãos do corpo, além de ter alta propriedade antioxidante.

Selênio

Aumenta a resistência e faz com que o corpo consiga combater as doenças com mais eficiência. É encontrado em alimentos como ovos, castanha do Pará, cereais (arroz integral) e sementes oleaginosas (girassol).

Zinco

Combate os radicais livres e previne contra doenças crônicas. Alimentos: ostras, camarão, carnes de vaca, de frango e de peixe, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Importante: consuma também muita água.


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