Publicidade
Cotidiano | Gourmet Culinária

Anonymus Gourmet: receita de São João

Veja receita para a semana junina

Por Anonymus Gourmet
Última atualização: 20.06.2020 às 08:15

Torta para as festas juninas Foto: Alessandra Bragamonte/Especial
As festas juninas no Brasil têm sua origem no Século 19, inspiradas nas homenagens aos santos populares de Portugal: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Por aqui, receberam o nome de "juninas" (chamadas inicialmente de "joaninas", de São João), porque acontecem no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados. As roupas caipiras ou saloias, como dizem os portugueses, são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o Nordeste. Já as decorações dos arraiais começaram em Portugal, juntamente com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia: enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora.

A nossa receita de hoje tem tudo a ver com festas juninas!

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras de chá e mais 3 colheres de sopa de farinha de trigo / 150g e mais 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente / 1 ovo / 3 latas de milho verde / 1 cebola picada / 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado / sal a gosto / pimenta-do-reino a gosto / gema para pincelar / tempero verde a gosto


Modo de preparo

1ª etapa / Em uma tigela, coloque 150g de manteiga, 1/2 xícara de chá de leite, o ovo, o sal, pimenta-do-reino e misture aos poucos 2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo.

2ª etapa / Trabalhe a massa com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea e lisa. Faça uma bola e reserve.

3ª etapa / Para o recheio, no liquidificador bata 1 xícara de água da conserva de milho e 2 latas de milho escorridas até formar um purê.

4ª etapa / Em uma panela, aqueça o restante da manteiga e refogue a cebola.

5ª etapa / Junte 3 colheres de sopa de farinha de trigo, toste um pouco e acrescente 1 xícara de chá de leite.

6ª etapa / Mexa rapidamente, junte o purê de milho peneirado, o milho restante, sem a água e o queijo.

7ª etapa / Cozinhe em fogo baixo até engrossar e deixe esfriar.

8ª etapa / Divida a massa, forre o fundo e as laterais de uma forma média de aro removível.

9ª etapa / Espalhe o recheio e o restante da massa e faça um trançado sobre o recheio. Pincele com gema e asse no forno preaquecido a 180º C durante 40 minutos ou até dourar.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.