Publicidade
Cotidiano | Gourmet Delícia

Receita do Anonymus: costela ao molho de laranja

Assado de costela virou prato nobre. Confira receita especial

Por Anonymus Gourmet
Última atualização: 04.07.2020 às 12:33


A saborosa costela ao molho de laranja do Anonymus Gourmet Foto: Alessandra Bragamonte/Especial
Olá! Assado de costela virou prato nobre e conquistou o mundo. É uma delícia campeã na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália. Mas, no Brasil até pouco tempo era carne de segunda. Nas fazendas o patrão mandava carnear o gado para consumo próprio e ficava com a picanha, a maminha, a alcatra e o filé mignon. Para os peões, sobravam as costelas, assadas com sal grosso em espetos de pau, lentamente por horas e horas. Então o mundo descobriu a costela, que virou carne de primeira. Seu sabor inigualável invadiu as cozinhas, com belas variações de fogão. Uma delas é a saborosa costela ao molho de laranja do Anonymus Gourmet. Não percam, voltaremos!

Costela ao molho de laranja

Ingredientes
1 e ½ kg de costela magra / 1 cebola grande em pedaços / 3 tomates em pedaços / 2 cenouras pequenas em pedaços / 1 copo de vinho branco / 250ml de suco de laranja / 100g de bacon bem picadinho / 1 colher de sopa de manteiga / 1 colher de sopa de shoyu / 1 colher sopa bem cheia de farinha de trigo / 1 pitada de sal / 1 pitada de pimenta-do-reino


Modo de preparo
1ª etapa / Corte a costela entre os ossos e coloque em um prato para temperá-la com shoyu e com o vinho. Reserve.

2ª etapa / Em seguida, em uma panela já no fogo, frite o bacon com um pouco de óleo e manteiga. Adicione a costela cortada em pedaços e deixe selar em todos os lados, virando esses pedaços.

3ª etapa / Enquanto isso, bata no liquidificador a cebola, as cenouras, os tomates, a pimenta, o sal, a farinha com suco de laranja, formando a base do molho. Acrescente esse molho à panela onde os pedaços de costela já estão refogados. Misture bem.

4ª etapa / Quando o molho iniciar a fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar entre 90 e 120 minutos, até a costela ficar macia e o molho ficar bem homogêneo.

5ª etapa / Hora do sacrifício! Para acompanhar, fica a sugestão de um aipim-manteiga ou até mesmo um arroz branco!


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.