Publicidade
Cotidiano | Gourmet Receita

Receita do Anonymus: quindão de chocolate

Receita gostosa. Aproveitando, colunista faz uma homenagem ao amigo Alceu Feijó

Por Anonymus Gourmet
Publicado em: 12.09.2020 às 03:00 Última atualização: 12.09.2020 às 09:30

Hoje quero falar de uma perda irreparável para o jornalismo do Rio Grande do Sul: o meu amigo Alceu Feijó. Além dele, a perda da querida Ieda que, até nesse momento final, foi companheira impecável do meu amigo.

Tive a honra de ser colega do Feijó na antiga Folha da Tarde, desde 1969, quando comecei no jornalismo. Eu, um guri de 19 anos na época, recebia e editava aqui as fantásticas fotos e as matérias do Feijó e dos outros enviados especiais da Caldas Júnior na Copa do México. Foi um banho na concorrência com as fotos dele. Fez imagens incríveis na Copa do Mundo de 1970.

Havia uma lenda que Feijó, com o seu tino de repórter (que ele escondia com uma calma impressionante), assistiu camuflado no vestiário à palestra final do técnico da seleção, Zagallo, antes da vitória contra a Itália.

Além de ser um dos maiores repórteres fotográficos brasileiros (perdia o amigo, mas não perdia a foto), ele tinha um ar de cidadão sério. Consta que, com seu jeito de senador, no México, jamais lhe pediram credencial.

Tenho certeza que sua alma, de mãos dadas com a alma da Ieda, não precisou de credencial quando chegou ao céu. E por certo, lá estão sentados nas tribunas de honra.

Um beijo no querido casal, esteja onde estiver.

Um doce para homenagear um grande amigo Foto: Alessandra Bragamonte/Especial
Quindão de chocolate

Ingredientes

2 latas de leite condensado / 4 colheres de sopa de margarina / 6 ovos inteiros / 200ml de leite de coco / 7 colheres de sopa de achocolatado em pó

Modo de preparo

1ª etapa / Comece untando uma forma de pudim (com cone no meio).

2ª etapa / Use uma das colheres de margarina. Espalhe-a bem por todos os cantos da forma com a ajuda de um guardanapo de papel.

3ª etapa / Com a forma bem untada, espalhe uma das colheres de achocolatado em pó. A ideia é cobrir as laterais do cone com o achocolatado.

4ª etapa / No liquidificador, bata o leite condensado, as 3 colheres de margarina, os ovos (clara e gema), o leite de coco e as 6 colheres de achocolatado.

5ª etapa / Com a mistura homogênea, despeje-a na forma.

6ª etapa / Tampe a forma e arrume-a dentro de uma panela com um pouco de água. Leve ao fogo forte, em banho maria, por aproximadamente 1h30min. Comece a contar o tempo depois de abrir a fervura.

7ª etapa / Deixe esfriar e desenforme o quindão diretamente no prato em que for servir.

Dica: enfeite com coco ralado. O contraste do preto do chocolate fica fantástico. Sirva em seguida ou leve à geladeira e sirva gelado.

 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.