O que é terapia de casal?
"É um modelo de terapia que prioriza aspectos relacionais do casal. O psicólogo ou psiquiatra da área dispõe de ferramentas e técnicas que favorecem a comunicação e a reorganização da dinâmica conjugal, trazendo as dificuldades à tona para compreendê-las e encontrar soluções."
Patrícia explica que "o sinal de alerta para buscar ajuda profissional é quando pelo menos, um dos parceiros sente que não tem liberdade para expressar o que sente; seja porque o cônjuge não se dispõe a ouvir, ou porque se nega a qualquer possibilidade de negociação. É comum, nesses casos, que os papéis se cristalizem e um deles sinta que 'sempre precisa ceder', sentindo-se sozinho na relação. Neste momento, pode ser a hora de repensar o modo como o casal tem se relacionado".
A profissional ainda cita que a terapia não separa o casal! "A terapia produz é (re)abertura do canal de comunicação - que costuma ser um dos principais problemas na conjugalidade."
"Por vezes, o desejo de não ter filhos pode implicar no medo do exercício da parentalidade, considerando a própria história vivenciada em sua família de origem - entre um universo de possibilidades. Em situações como essa, a terapia pode ser o espaço de acolhimento e exploração das emoções."
"O tempo necessário para favorecer a reorganização da relação e então se apresenta o momento da alta. Os problemas não deixarão de existir, mas espera-se que o casal tenha desenvolvido estratégias mais saudáveis de resolução de conflitos e esteja mais organizado emocionalmente para lidar com adversidades".
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.