Publicidade
Esportes | Aimoré Vale fora

Copinha FGF será realizada, em princípio, sem Aimoré e Novo Hamburgo

Clubes não integram relação de confirmados antecipadamente na competição de segundo semestre

Por Matheus Beck
Publicado em: 15.10.2020 às 13:56

No Gauchão 2021, Aimoré se manteve na elite, assim como o rival Novo Hamburgo Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES

Os clubes interioranos que ainda não figuram nas divisões nacionais, normalmente, são contemplados por competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol no segundo semestre. As disputas, para manter as instituições em atividade, configuram as Copinhas. Nas recentes temporadas, os certames passaram a dar vagas à Copa do Brasil e Série D do Campeonato para se tornarem mais atrativos. Mesmo em meio à pandemia, a  FGF anunciou que a competição será realizada em 2020. Na lista de clubes que demonstraram interesse em atuar, há 13 confirmados. Dentre estes, no entanto, não estão Aimoré e Novo Hamburgo. 

Apesar do indício negativo dos representantes de São Leopoldo e Novo Hamburgo, não se pode descartar uma reviravolta. Antes do início da competição, como nos anos anteriores, clubes podem desistir e outros serem inclusos.

Os motivos que sustentam as definições momentâneas são financeiros para ambos. No lado aimoresista do Vale do Sinos, o presidente Ronaldo Vieira já afirmou anteriormente que não há condições financeiras do Índio atuar. O intuito é a organização interna, quitação de dívidas e projeção para o Gauchão 2021. Caso o Aimoré realmente não participe, será uma novidade para o presente dos torcedores. A última competição de segundo semestre, organizada pela FGF, que não teve a presença Capilé foi em 2012.

O presidente anilado Raul Hartmann, indicou que, por ter mandato prestes a encerrar - 10 de novembro - não deve determinar a escolha que ficaria nas mãos da próxima gestão. "Sem verba não poderemos participar." Na temporada passada, o Novo Hamburgo esteve na competição. Já em 2018, não figurou entre os clubes integrantes.

Em novembro

O Congresso Técnico, segundo o diretor de competições da FGF, Clovis de Oliveira Martins, deve ocorrer em breve. No encontro, representantes dos clubes definem regulamentos e demais acordos da competição. Já estão confirmados de maneira antecipada 13 clubes. Da região de abrangência do Grupo Sinos, há a presença do Novo Horizonte, de Esteio e do União Harmonia, de Canoas. A competição, segundo Martins, deve iniciar no segundo semestre de novembro. Ainda não há a confirmação se a disputa dará vagas à Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Confira os clubes que demonstraram intenção de participar:

Bagé
Brasil de Farroupilha
Guarany de Bagé
Inter SM
Marau
Nova Prata
Novo Horizonte
Passo Fundo
Riopardense
Santa Cruz
Santo Ângelo
São José
União Harmonia


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.