Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Coronavírus

Prefeitos da Grande Porto Alegre reforçam a necessidade de manter o isolamento social

Eles destacaram ainda a disposição para dialogar com entidades empresariais para tratar da gradativa reabertura

Por Thiago Padilha
Última atualização: 25.03.2020 às 20:50

Os prefeitos de Esteio, Leonardo Pascoal (Progressistas); de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link (sem partido); e os demais integrantes do Consórcio de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) se reuniram nesta tarde por webconferência, por meio do aplicativo Webex Meet. Na pauta, reiteram "a convicção, de seus municípios e de suas equipes, de que a prevenção e o enfrentamento à doença deve se dar, neste momento, por meio de medidas restritivas à circulação de pessoas."

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Em comunicado coletivo, divulgado logo depois da reunião, eles reforçam que "embora consideremos necessárias as medidas que limitaram a atividade econômica da região, manifestamos nossa disposição de dialogar com as entidades empresariais para que possamos discutir alternativas e estratégias vislumbrando a reabertura, de forma gradativa".

Leia o comunicado na íntegra:

COMUNICADO CONJUNTO DOS PREFEITOS DA GRANDE PORTO ALEGRE

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) na região, bem como da declaração de área de transmissão comunitária no Estado do Rio Grande do Sul, os prefeitos da Grande Porto Alegre reiteram a convicção, de seus municípios e de suas equipes, de que a prevenção e o enfrentamento à doença deve se dar, neste momento, por meio de medidas restritivas à circulação de pessoas e que favoreçam o isolamento social e, especialmente, a proteção dos idosos e demais integrantes do grupo de risco.

Reiteramos ainda nosso compromisso de trabalharmos de forma unida, conjugando esforços no sentido da adoção das melhores práticas sanitárias na região, notadamente pelas características de adensamento e de fácil mobilidade que nossas cidades possuem. Isso passa, pois, pela discussão coletiva de eventuais alterações nas medidas ora adotadas, especialmente em questões que possam impactar os municípios vizinhos.

Cabe destacar nosso entendimento claro de que a situação não permite espaços para disputas ideológicas, políticas e eleitorais. O foco de todo nós, de nossas equipes e de nossas comunidades deve estar direcionado exclusivamente à superação deste cenário de crise e das consequências por ele produzidas, seja nas questões de saúde pública, seja nas questões de ordem econômica.

Nesse sentido, embora consideremos necessárias as medidas que limitaram a atividade econômica da região, manifestamos nossa disposição de dialogar com as entidades empresariais para que possamos discutir alternativas e estratégias vislumbrando, tão logo os indicadores apresentem-se favoráveis ao controle da pandemia, a reabertura, de forma gradativa, dos comércios, serviços e demais empresas ora afetadas. O desenvolvimento econômico e social das nossas cidades também tem impacto direto na vida das pessoas.

Por fim, manifestamos nosso profundo agradecimento aos moradores e empreendedores de nossas cidades pela compreensão das medidas e, sobretudo, pelos incontáveis gestos de generosidade e solidariedade neste momento desafiador para todos. Nosso reconhecimento também ao fundamental papel que a imprensa, por meio dos seus diversos veículos de comunicação, vem cumprindo nesta crise, orientando a população e esclarecendo as ações adotadas. E, claro, aos profissionais de saúde, da segurança, servidores públicos e trabalhadores do comércio, da indústria e da agricultura que, de modo abnegado, estão na linha de frente desta guerra, permitindo que não ocorra desabastecimento e que os serviços essenciais sejam prestados à população.

De forma conjunta sairemos, em breve, desta situação, ainda mais fortalecidos como região!

Prefeitos da Grande Porto Alegre
Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.