Publicidade
Notícias | Região Entrevista

Alemanha oferece programa a brasileiros que alia férias com possibilidade de trabalho

Brasileiros podem ser beneficiados com as iniciativas; confira entrevista com Thomas Schmitt, cônsul geral da Alemanha no RS e em SC

Por Moacir Fritzen
Última atualização: 05.11.2019 às 17:02

Thomas Schmitt, cônsul geral da Alemanha para Rio Grande do Sul e Santa Catarina Foto: Moacir Fritzen/GES-Especial
A Alemanha é um país que tem uma estreita relação com a nossa região por causa da imigração ao longo dos séculos 19 e 20. Recentemente, o governo alemão tem apresentado novidades para atrair turistas e mão de obra qualificada. Os brasileiros podem se beneficiar com essas iniciativas, como por exemplo o programa Working Holiday, para o qual o Consulado da Alemanha abriu recentemente a possibilidade das pessoas se candidatarem para os mil vistos disponibilizados em todo o País.

Como funciona o programa Working Holiday?

Working Holiday não é um programa para trabalho, apesar do nome. É para os jovens turistas brasileiros conhecerem a Alemanha e os jovens alemães conhecerem sobre o Brasil.

Quem pode participar deste programa?

Serão liberados 1 mil vistos para todo o Brasil. Se eu fosse um jovem brasileiro, me candidataria agora caso tivesse intenção de viajar no ano que vem. Jovens de 18 a 30 anos podem se candidatar.

Quais são as possibilidades oferecidas aos jovens?

Além do turismo, eles têm direito de trabalhar até meio ano na Alemanha, no mesmo empregador. Só não podem desempenhar profissões que exijam estágio supervisionado ou uma formação.

E como as pessoas podem se candidatar?

Existe um site onde estão todas as informações. Basta procurar por Representações da República Federal da Alemanha no Brasil e Working Holiday. O objetivo principal deve ser viagem de férias.

E a nova lei a respeito do trabalho de estrangeiros?

Sabemos pouco ainda, pois vai vigorar a partir de março. O regulamento não foi divulgado, está sendo produzido. Sabemos que será necessário ter qualificações profissionais e ótimo conhecimento de língua alemã.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.