Publicidade
Notícias | Região Fique atento

Solicitação da carteira de trabalho impressa termina no dia 13; depois só digital

Versão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deixará de existir em todo o Brasil

Por Bianca Dilly
Última atualização: 02.12.2019 às 15:29

Carteira digital de trabalho é novidade para trabalhadores na agência do Sine/FGTAS de Novo Hamburgo Foto: Bianca Dilly/GES-Especial
Em alguns dias, o encaminhamento da versão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deixará de existir em todo o Brasil. Nas cidades da região não será diferente e o acesso à documentação ocorre de modo digital a partir de 16 de dezembro. Três dias antes disso, em 13 de dezembro, é o prazo final em que as agências do FGTAS/Sine aceitarão a expedição do modelo antigo.

Por mais que pareça um pouco complicado, o processo da carteira digital é simples e feito a partir de um documento: o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Dessa forma, todas as pessoas com CPF já estão previamente inscritas. O que precisa ser feito é a habilitação do documento. “Pelo CPF, é possível gerar a senha e possibilitar o acesso. Mas os dados estarão lá, independentemente se a pessoa acessá-los ou não”, descreve a diretora do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Ana Rosa Fischer.

Quem encontrar dificuldades para realizar o processo, pode se deslocar a uma agência do FGTAS/Sine. “Para acessar, não é preciso ir até a agência. O que gente pode fazer é ajudar a habilitar e cadastrar a senha. Nossos funcionários estão sendo orientados sobre esse processo”, afirma.

Como vai funcionar

O modelo digital pode ser acessado por meio do site do Governo Federal, pelo www.servicos.mte.gov.br ou baixado gratuitamente pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais Play Store e App Store. Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.