Publicidade
Notícias | Região Nova opção em Esteio

Estreia da Feira do Produtor no bairro Novo Esteio é sucesso de público

Na inauguração, nesta terça-feira, 17 estandes foram montados para vender frutas, verduras, hortaliças, erva-mate, mel, bolachas, pão, costelinha, grãos, produtos fitness, artesanatos e até calçados para os esteienses

Publicado em: 05.08.2020 às 15:52 Última atualização: 05.08.2020 às 15:52

A primeira edição da feira ao ar livre do bairro Novo Esteio, na tarde desta terça-feira (4), foi um sucesso de adesão. Organizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo de Esteio (SMCTE), a atividade deve ocorrer toda terça-feira, das 16 às 20 horas, em frente à UBS do bairro.

A criação da feira ao ar livre no bairro era uma dos objetivos estipulados nas Metas de Gestão de 2020 da SMCTE. No primeiro dia, 17 estandes foram montados para vender frutas, verduras, hortaliças, erva-mate, mel, bolachas, pão, costelinha, grãos, produtos fitness, artesanatos e até calçados, entre outras opções.

Toda sexta-feira, Jacir da Silva Pereira, 62 anos, saía do Novo Esteio e ia até o Bairro Santo Inácio fazer compras na tradicional feira da Avenida do Carnaval (Avenida Governador Ernesto Dorneles). Nesta terça-feira (4), a aposentada e outros moradores do bairro e da região puderam comprar hortifrutigranjeiros, salames, queijos, vinhos e sucos, entre outros produtos, na Feira do Produtor montada na Avenida Celina Kroeff. “Agora não vou precisar ir até a Avenida do Carnaval. A Feira tá bem pertinho”, comemorou Jacir. “Tá muito bem organizada, com produtos de ótima qualidade. Achei uma boa iniciativa da Prefeitura. Parabéns aos organizadores”, elogiou. “E aos produtores”, emendou em seguida.

Quem também aproveitou os feirantes bem perto de casa foi a aposentada Cleci de Almeida, 68 anos. Moradora do Novo Esteio há mais de 40 décadas, ela disse que arrumou mais um programa para a semana. “Toda terça, enquanto Deus me der forças, quero vir aqui”, disse. Ela também destacou a estrutura e a qualidade dos produtos. “Os preços também estão razoáveis”, afirmou.

Benefício para o produtor

Para quem vende, as feiras são ótimos locais para estar perto dos consumidores. O produtor rural Cleomir Mundel disse que saiu de Montenegro, onde planta laranja, bergamota e aipim, “entre outras coisas”, sem grandes perspectivas, visto que era recém o primeiro dia da Feira no Novo Esteio, e, ainda mais, realizada em meio à pandemia do coronavírus. O movimento, entretanto, o surpreendeu. “Superou minhas expectativas. Pessoal compareceu, se cuidando pra evitar aglomerações, e o movimento está bom. Vim até meio desprevenido”, brincou, atrás de uma grande banca de frutas. “Eu vendo também na Avenida do Carnaval e em outras três feiras em Porto Alegre. Aqui está muito bom, e tivemos grande apoio da Prefeitura”, comentou.

Por envolver a venda de produtos alimentícios, a realização de feiras livres é permitida dentro do sistema de Distanciamento Controlado contra o novo coronavírus, desde que obedecidas determinações de higienização e controle de aglomerações. Foram estipuladas regras para vendedores e clientes, como distanciamento mínimo entre bancas, uso obrigatório de máscaras por todos e disponibilização de álcool gel, entre outras.

Feira do Produtor - Novo Esteio
Quando: Todas as terças-feiras, das 16h às 20h
Local: Av. Celina Kroeff – em frente à Unidade Básica de Saúde Novo Esteio


Feira do Produtor – Avenida do Carnaval
Quando: Todas as sextas-feiras, das 16h às 20h
Local: Canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles, no Bairro Santo I


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.