Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul De olho no tempo

Rio Grande do Sul pode ter rajadas de vento de 100 km/h nesta terça-feira

A Defesa Civil já emitiu na tarde desta segunda-feira um alerta para chuvas intensas e possibilidade de temporais com raios e ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul

Última atualização: 29.06.2020 às 22:20

CHUVA NH 2020 Foto: Juarez Machado/GES
A MetSul adverte para as alterações climáticas que devem impactar o Sul e parte do Sudeste do Brasil entre esta terça (30) e a quarta-feira (1º). O episódio trará chuva intensa para parte da região, tempestades isoladas e muito vento.

De acordo com o governo do Estado, a Defesa Civil Estadual já emitiu na tarde desta segunda-feira (29) um alerta para chuvas intensas e possibilidade de temporais com raios e ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul, especialmente na região Leste. O alerta é válido para as próximas 24 horas.

Na terça (30), um sistema de baixa pressão dá origem a uma frente fria, e a chuva ganha força em toda a metade norte do Estado, com acumulados que podem variar entre 80 mm e 100 mm em média. Além disso, os ventos podem variar entre 50 km/h e 70 km/h. Na parte mais ao Leste e Norte, as rajadas podem até passar dos 100 km/h.

Segundo a MetSul, o fenômeno também conhecido como “bomba meteorológica” ou “ciclone bomba” ocorre quando a pressão atmosférica no centro de um ciclone cai em média 1 hPa por hora em 24 horas, ou seja, no mínimo 24 hPa em 24h.


Em alerta

A MetSul também adverte pra transtornos como falta de luz que pode afetar um alto número de consumidores e danos como destelhamentos e colapso de estruturas. As áreas de maior risco são o Sul, o litoral de Sul a Norte, e principalmente o Norte, a região da Lagoa dos Patos e entorno, o Leste da Serra e os Aparados. Nas demais regiões gaúchas ocorrerão rajadas, mas menos intensas. O vento cede da tarde pra noite amanhã.

Os problemas de ventania, contudo, podem começar já nesta terça por corrente de jato em baixos níveis da atmosfera induzida pela formação do ciclone com vento do quadrante Norte forte a intenso no Médio e Alto Uruguai, Serra, Aparados e Litoral Norte, e ainda em Santa Catarina e no Paraná. Mesmo São Paulo pode ter vento forte nesta terça, especialmente no Litoral em locais junto à Serra do Mar.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

TAGS: tempo
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.