"O País está preparando um novo ciclo de crescimento"

Ministro da Economia palestrou em Novo Hamburgo

Por Nicolle Frapiccini e João Victor Torres

Foi com uma forte salva de palmas que o ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, foi recebido pelas mais de 1,8 mil pessoas que assistiram a palestra "O Brasil encontrando seu futuro", na tarde de quinta-feira (1º), lotando o Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Realizado pelo Grupo Sinos, o evento também marcou a primeira agenda oficial do líder de uma das pastas mais importantes do governo federal no Rio Grande do Sul. Em cerca de uma hora e meia, Guedes falou sobre os projetos e o plano econômico liderado por ele para o País. "Agradeço muito esse calor humano, é isso que me dá energia", disse, no início de sua explanação, ao revelar que se sente em casa quando vem ao Estado.

Guedes destacou que procurou ter o diagnóstico correto dos problemas do Brasil para começar a reformar a União. "O nosso diagnóstico é claro. Esse descontrole dos gastos públicos se manifestou nos últimos 40 anos causando disfunções na economia", disse, ao frisar que o governo gasta demais e muito mal. "O Brasil reconstrói uma Europa por ano. Aposentadorias, funcionamento da máquina pública e os juros da dívida são os grandes componentes das despesas do País. O excesso de gastos corrompeu nossa democracia e estagnou a economia."

Ar de mudança

Foto por: Inézio Machado / GES
Descrição da foto: Ministro Paulo Guedes sinalizou caminhos projetados pelo governo federal que estão voltados à recuperação econômica do país
Para o ministro, essa gestão talvez seja sua última tentativa de consertar o País. "Não é só esperança, está virando realidade. A população brasileira surpreendeu novamente, sempre tive absoluta certeza de que não há risco na democracia brasileira. Temos que olhar para frente." E ele tem certeza de que as notícias estão melhorando. "O País está preparando um novo ciclo de crescimento. Cada dia que passa, as notícias começam a melhorar, chegamos a ter a maior geração de emprego dos últimos quatro anos."

Em relação aos planos para o segundo semestre deste ano, o ministro é claro e objetivo: reforma tributária e pacto federativo estão no cronograma. "O Brasil é um manicômio tributário, um desestímulo aos empreendedores. Queremos simplificar e reduzir as alíquotas. Primeiro a reforma tributária e, abrindo a economia, o pacto federativo é uma ideia para fortalecer a união. Vamos centralizar os recursos mas também as responsabilidades", pontuou, ao contar que espera uma boa surpresa no Senado em relação à reforma da Previdência. "Que se inclua Estados e municípios", falou, ao frisar que é tempo de mudança em Brasília.

Desenvolvimento protagonizado na região

Foto por: Inézio Machado / GES
Descrição da foto: No palco: João Alfredo de Castilhos Bertolucci, Fatima Daudt, Tânia Terezinha da Silva, Ivete Grade e João Ávila

Após a palestra do ministro Paulo Guedes, quatro prefeitos da região subiram ao palco para discutir o desenvolvimento local. O assunto foi debatido pelas prefeitas Fatima Daudt, de Novo Hamburgo; Tânia Terezinha da Silva, de Dois Irmãos; Ivete Grade, de Estância Velha; e o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca. O quarteto apresentou projetos em andamento para atrair investidores e fomentar o crescimento de suas respectivas comunidades. O painel foi mediado pelo jornalista e editor de Política do Jornal NH, João Carlos Ávila.

Acumulando o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), Fatima valorizou iniciativas da região de um modo geral. "Cada um de nós trabalha o desenvolvimento de maneira diferente, mas para que ele fortaleça um ao outro, juntos teremos um ganho maior."

Enquanto isso, Tânia ressaltou que a prioridade do Executivo dois-irmonense vai além de atrair empresas. O outro foco está em manter as indústrias já instaladas no município em funcionamento e elencou esses como pontos primordiais. "Temos que ter mecanismos para mantê-los. O segundo ponto é a Sala do Empreendedor, no qual fomentamos processos", apontou.

Dentro deste mesmo campo Ivete ponderou que a Capital Nacional do Couro tem apostado na diversificação econômica para incrementar receitas e elevar o orçamento. Entre a bandeira principal de sua gestão, aponta com orgulho o avanço do Distrito Industrial. "Trouxe para nós a esperança. Precisávamos ir além dos curtumes. Temos inúmeras empresas além do setor coureiro. Precisamos analisar os pavilhões vazios e incentivamos que empresas se instalem nesses locais. Mostramos que temos uma logística muito boa", comentou.

O prefeito que representava a Serra gaúcha no evento era Fedoca. Líder de um município que tem como principal motor econômico o turismo, fez questão de lembrar, ainda, que a localidade precisa atrelar o desenvolvimento à sustentabilidade. "A cidade tem 86% de economia voltada ao setor. E não queremos que Gramado perca o encanto, por isso precisamos ser rigorosos", afirmou.

Expectativas para o evento foram superadas

Foto por: Juarez Machado / GES
Descrição da foto: Lideranças políticas e empresariais se reuniram antes do evento

No Teatro Feevale, o presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, abriu o evento. "É uma honra receber o ministro da Economia em sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul. Tanto o Vale do Sinos quanto as demais regiões do Estado buscam alternativas além do calçado, que passam pelos polos tecnológicos, turismo, saúde e serviços. O Grupo Sinos, além de informar, tem como missão incentivar e promover o desenvolvimento da nossa região", fala, ao dizer que o evento superou as expectativas. Antes da palestra, integrantes da diretoria do Grupo Sinos e lideranças da região almoçaram em Novo Hamburgo com os ministros da Economia e da Cidadania (Osmar Terra). O governador Eduardo Leite e deputados também participaram.

Leite cita pautas em comum e celebra encontro

Foto por: Inézio Machado / GES
Descrição da foto: Governador Eduardo Leite discursou antes do ministro

Quem também marcou presença no evento realizado em Novo Hamburgo foi o governador Eduardo Leite. Otimista perante o ingresso do Estado no Regime de Recuperação Fiscal proposto pela União, o líder máximo do Piratini ainda viu com bons olhos os acenos de Paulo Guedes referentes à inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência.

“O ministro deixou muito clara a sua mensagem. Está disposto a fazer reformas no Brasil e a conduzir o governo para uma condução fiscal equilibrada”, frisou Leite, que considerou positiva a primeira visita do chefe da equipe econômica ao RS. O governador ainda elencou, como destaque, uma segunda convergente com o ministro. “Tem se mostrado aberto para discutir a viabilização de um sistema tributário mais racional.”

.

O que dizem as lideranças políticas e empresariais

"Fiz questão de vir a Novo Hamburgo ouvir o Paulo Guedes. Além disso, saúdo a iniciativa do Grupo Sinos." - Osmar Terra. Ministro da Cidadania.

"Estamos vivendo um momento histórico. Dentro da bancada fomos 21 deputados a votar a favor das reformas." - Giovani Cherini. Deputado federal (PL) e coordenador da bancada gaúcha.

"Temos um grande desafio pela frente. Precisamos reduzir o tamanho do Estado e devolver o Brasil aos brasileiros." - Marcel Van Hattem. Deputado federal (Novo).

"Oportunidade de dar luz a temas relevantes que são condicionantes ao processo de desenvolvimento do País." - Tiago Luiz Schmidt. Presidente da Sicredi Pioneira RS.

"Este encontro ocorrer aqui é importante, pois o Vale do Sinos é conhecido por ser um dos polos de inovação do RS." - Luís da Cunha Lamb. Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. 

"Sem as reformas o Brasil não vai para frente, não busca a competitividade. As políticas propostas são o ponto de partida." - Cesar Luiz Müller. Vice-presidente da Fiergs.

Kits foram entregues

As pessoas que lotaram o Teatro Feevale para assistir à palestra do ministro da Economia e ao painel com cinco prefeitos da região sobre desenvolvimento local foram recebidos com um kit elaborado com materiais dos patrocinadores e apoiadores que ajudaram a fazer este evento ocorrer. Com realização do Grupo Sinos, o evento teve apresentação da Doctor Clin. O patrocínio master foi da Sicredi Pioneira. E patrocínio da REP Seguros, Merkator Feira e Eventos, Frattini, Troca Transportes, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Luz da Lua e Peugeot. Já como apoio estiveram as empresas SKA, Cepos Brasil, Exatus, Bio Engenharia, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Stihl, STV, Nemauro e Concisa.