Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 06/05/2014 - 11h37
Última atualização em 06/05/2014 - 14h32

Fim de Friends completa dez anos

Episódio final foi ao ar em 6 de maio de 2004

Foto: Divulgação
Quem era (e ainda é) fã, saberá porque hoje é uma data importante. Há dez anos, o episódio final de Friends foi exibido. A série foi, possivelmente, o sitcom de maior sucesso em todo o mundo e reprises ainda são exibidas, arrancando risadas do público, mesmo após tanto tempo. 
 
Para relembrar o final, Rachel desiste de se mudar para Paris e decide ficar com Ross. A cena do "I got of the plane!" ainda arranca gritos empolgados e lágrimas de quem a assiste. Mônica e Chandler, com os filhos gêmeos, se mudam do famoso apartamento para uma casa maior (que, é claro, já contava com um quarto especial para Joey). Phoebe e Mike estavam casados, felizes e pensando em filhos também e Joey se mudou para Los Angeles para tentar seguir a carreira de ator, o que resultou no um tanto fracassado spin-off Joey
 
Os fãs ainda torcem por um episódio especial ou um filme reunindo o sexteto, mas, pelo menos por enquanto, parece que não vai rolar. 
 
Uma coisa curiosa sobre Friends, que talvez nenhuma outra série tenha conseguido fazer, é que, embora cada fã tivesse, obviamente, seus favoritos, era muito difícil escolher um só. A química e o equilíbrio entre Courteney Cox (Monica), Jennifer Aniston (Rachel), Matthew Perry (Chandler), Matt LeBlanc (Joey), David Schwimmer (Ross) e Lisa Kudrow (Phoebe) eram muito grandes. 
 
Ainda assim, o Slate fez um infográfico e uma pesquisa incrível, mostrando quanto tempo cada personagem apareceu na atração. Foi feito o download da transcrição de todos os 236 episódios.
 
Confira alguns dados:
 
Joey apareceu em 47,7% das cenas, mais do que qualquer outro. Phoebe foi a que menos apareceu, mas, ainda assim, tem uma porcentagem de 41,9%. 
 
Há 63 combinações de "amigos" possíveis. Joey, Monica, Phoebe e Chander foram o quarteto que mais apareceu. Em compensação, cenas entre somente Ross e Rachel eram as mais comuns.
 
Há apenas uma cena na história de Friends onde Joey, Phoebe, Monica e Ross aparecem sem Rachel e/ou Chandler. Foi no episódio 7 da primeira temporada, durante um blecaute. Chandler estava preso em um caixa automático com uma mulher atraente e Rachel estava sozinha na varanda de Monica. 
 
Segundo a pesquisa, Rachel seria a mais popular: ela teve o grau mais alto de "centralidade", tornando-a o centro da rede de amigos. 
 
Joey foi o personagem que mais apareceu sozinho. Monica foi a que menos esteve sozinha em cena.
 
Além de Ross e Rachel, outra dupla que apareceu muito foi Chandler e Monica, mas ambos eram os casais da série. Sem contar os amantes, Chandler e Joey ficam em primeiro lugar, tendo aparecido em 130 cenas sem nenhum outro personagem.
 
O trio de homens apareceu sozinho em 71 cenas, enquanto o trio de mulheres apareceu em 65.