Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
XYZ
Entrevista

Um bate-papo sobre os 80 anos do Batman

O blog falou com o leopoldense Fabiano da Costa Höltz, um dos maiores conhecedores de Batman por estas bandas
07/04/2019 07:00 07/04/2019 17:11

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Batman no traço de Neal Adams, um dos grandes desenhistas que trabalharam com o personagem
Batman, o homem-morcego de Gotham City, acaba de completar 80 anos. Foi em 30 de março de 1939 que começou a circular o número 27 da revista Detective Comics (cuja data de capa, na verdade, era de maio), na qual vinha a primeira história do super-herói criado por Bob Kane.

O blog entrevistou um dos maiores especialistas em Batman do Estado, Fabiano da Costa Höltz, de São Leopoldo, para perguntar por que este personagem segue tão popular após décadas e ainda continua fascinando gerações. Confira abaixo a íntegra da conversa com o Fabiano, que, além de entender muito do morcegão, tem, parafraseando o Robin de Burt Ward, uma santa paciência com jornalistas... Valeu, Fabiano!


Por que você acha que o Batman, em especial, é um personagem que manteve a popularidade durante tantos anos?

Muitos artistas, criadores e fãs já elaboraram diversas teorias, mas, em resumo, é o super-herói, ou herói, que você pode ser. Um evento marcante e transformador na sua vida, um trauma profundo, que fez com que desse um novo direcionamento na sua vida... Quem já não passou por algo assim antes e teve que mudar e tomar atitude, tanto para melhor como para pior? Batman nos mostra o melhor caminho, nos inspira a nos tornarmos algo melhor e maior. Porque ele é basicamente isso na comunidade super-heróica, força, coragem e determinação, se não levarmos em conta a sua fortuna, claro. Ele escapou das piores situações, venceu os mais poderosos adversários apenas com garra, vontade e, principalmente, preparação. Isso é algo poderosíssimo! O próprio Superman, enquanto estava sendo torturado pelos alienígenas brancos e estes, numa atitude de desdém patética, dizem, “Batman?!? Ele é apenas um homem!!”. Nisso, esboçando um sorriso cínico, bem incomum vista a sua natureza, o Superman diz, baixinho, “O mais perigoso do mundo.” Isso resume bem o Batman. Outros fatores importantes são, o tom de suas histórias, policiais e detetivescas, sem contar que dada a sua simplicidade ele pode ser inserido nos mais variados ambientes, e...a sua vasta e rica galeria de vilões. Li certa vez que quanto mais ameaçador o vilão, melhor é a luta do herói e nisso o Batman é campeão. Toda essa atmosfera, toda essa riqueza na sua história, na sua criação, atraiu os melhores criadores não só da indústria dos quadrinhos, mas da cultura pop em geral e quem ganha é nós, seus fãs.

Foto por: Arquivo pessoal
Descrição da foto: Fabiano da Costa Höltz, colecionador e fã do homem-morcego
O Batman teve várias fases, tanto nos quadrinhos quanto no cinema e em outras mídias. Você tem alguma fase preferida?

Diversas, André, diversas!! Hoje, depois de tantos anos “...nessa estrada vital...”, tantos anos como batmaníaco, eu tenho grande paixão pela série animada do Batman, “Batman Animated Series”, exibida, anos atrás, todos os domingos de manhã, no SBT. Lembro-me de acordar cedo, só para assisti-la. Muitos fãs têm profunda paixão por essa série, que deu início a todo aquele universo com as outras séries como “Superman Animated Series”, Liga da Justiça, Jovens Titãs e muitas outras. E outra bat-série, “Batman Beyond”, rebatizada, aqui, de “Batman of the future”, mesma situação, eu aguardava ansiosamente todo o domingo pelos episódios. Uma releitura magnífica do personagem, da lenda do Cavaleiro das Trevas. Nos quadrinhos, apesar de polêmica, de alguns erros de execução, a “Queda do Morcego” foi marcante, muito marcante, porque revitalizou o personagem e deixou os fãs apreensivos por dois anos. Foi incrível!! É, o início dos anos 90 foi marcante para mim, foi o começo da minha batmania. Por fim, cito a saga “Terra de Ninguém” por ter sido megadivertida, com Gotham se tornando uma terra sem lei, cortada dos EUA, que teve uma releitura em “Cavaleiro das Trevas Ressurge” e mais recentemente na série “Gotham”. Amo demais essa saga!!! Houve outras bathistórias, André, mas estas moram no meu coração. Amo elas!!!

Cite um ou mais artistas entre seus preferidos para o personagem. Quais seus atores preferidos para o personagem no cinema? Alguma outra encarnação merece destaque (desenhos animados, videogames)?

Como eu disse, o Batman atraiu uma gama de criadores e artistas como nenhum outro personagem fez e todos contribuíram com a sua mitologia, tornando-o o que ele é hoje. Em grande parte nós devemos a Frank Miller por ter fortalecido, ainda mais, a história do Batman com as minisséries “O Cavaleiro das Trevas” e “Ano Um”, mas antes disso, vieram Neal Adams e Dennis O’Neil pela sua interpretação que muitos fãs consideram a definitiva. E mais!! O’Neil é o cara, não só pelas histórias que escreveu, mas por ter sido editor do personagem por anos. Outro artista que tenho paixão, que nos deixou, ano passado, é o grande Norm Breyfogle. O seu Batman estava lá, comigo, no início. Fiquei muito triste com a sua partida, era meu sonho encontrá-lo em algum evento, tirar uma foto, pegar um autógrafo e um sketch, independentemente do valor. E a lista segue, André, Ed Brubaker, Greg Rucka, Chuck Dixon, Alan Grant, Jim Aparo, etc, etc. A história do personagem nos quadrinhos é riquíssima. Nos desenhos animados, como já citei, “Batman Animated Series” e “Batman Beyond”. No cinema, apesar de amar a interpretação de Ben Afleck, acho que ele foi prejudicado pela falta de planejamento do estúdio, ter Michael Keaton no meu coração, de novo, por ser mais um que estava comigo no início...Christian Bale é o Batman definitivo no cinema, para mim. A trilogia do Nolan não é perfeita, mas como um todo é um espetáculo cinematográfico, muito bem escrito e produzido, com um elenco espetacular, que contribuiu com a mitologia do personagem e inspirou, muito, os quadrinhos. A série dos anos 60, apesar de “fugir” um pouco da aura sombria do personagem, também me agrada muito, porque a assistia quando era criança. Ela foi exibida pelo SBT, bem no começo dos anos 90, à noite, alternando com o Chaves. Foi uma época maravilhosa.

Foto por: Arquivo pessoal
Descrição da foto: Exposição sobre Batman em Porto Alegre em um aniversário anterior do personagem

Algum outro comentário sobre o assunto?

É impressionante o quão longe chegou o Batman. Qual outro personagem da cultura pop tem um dia para chamar de seu? Que inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo? Que movimenta legiões de fãs quando, por exemplo, determinado ator que eles não gostam é escolhido para interpretá-lo. Sério, quando Michael Keaton foi escolhido, os fãs não apenas mandaram milhões de cartas para o estúdio, mas, também...enforcaram um boneco com a foto do ator. Êitaaa!!! (...) Batman extrapolou as páginas dos gibis e, hoje, é inspiração para nós, seus fãs, sempre buscarmos o nosso melhor. Sério... eu percebi isso em outros fãs seus. E, hoje, estar celebrando os seus 80 anos de existência é uma imensa alegria, muita alegria. Uma felicidade incalculável. Feliz aniversário, Batman.

Foto por: Arquivo pessoal
Descrição da foto: Debate em Porto Alegre em 2014. Ao centro, Fabiano Höltz. À direita, Hiron Goidanich, criador da coluna XYZ no jornal ABC Domingo e fã de quadrinhos

Jornal NH

XYZ

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

Assim como na tradicional coluna semanal de variedades do jornal ABC Domingo, o XYZ fala de cinema, tevê, quadrinhos, nostalgia e assuntos da cultura pop em geral. Informação e curiosidades com um toque de humor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS