Na pandemia, ultrapassei a marca dos 10 churrascos em poucos dias. Foi um bombardeio! O fato é que os assadores estão em alta. O precursor dos gastrônomos da França, Brillat Savarin, tinha muito respeito pelos assadores e escreveu: "Cozinheiro se faz, assador se nasce!". Brillat ficaria deslumbrado com a premonição de sua frase, diante da trajetória do meu irmão, Ivan: na adolescência, tinha dificuldade de preparar o chocolate matinal, e isso que já existia o solúvel. Até que se viu a sós, com fome e diante da churrasqueira. Foi uma revelação, chegou a conquistar o respeito do seu sócio Paulo Lima, considerado um ícone do assado riograndense. Mesmo diante dos astros do braseiro, no debate sobre o que decide — a boa carne ou o bom assador? — há um princípio: o bom assador não salva carne ruim, mas o mau estraga carne boa.
Ingredientes:
7 salsichões / 1 pedaço de costela / 1 pedaço de maminha / batatas inglesas e cebolas pequenas (podem ser com casca) / pimentões coloridos ( verde, vermelho e amarelo) / sal grosso / shoyu / orégano / azeite / carvão
Modo de preparo:
1ª etapa / Tempere a carne com sal grosso e shoyu. Em seguida, forre o fundo da panela de pressão com papel-alumínio (coloque 2 folhas, de forma que fique duplo), mas deixe com sobras. Depois coloque o carvão e feche o pacote.
2ª etapa / No contorno de dentro da panela, acomode o salsichão e no centro o pedaço de costela e a maminha.
3ª etapa / Por último, acrescente os pimentões coloridos, as cebolas e as batatas temperadas com azeite e orégano, espetadas em um palito de madeira.
4ª etapa / Feche a panela, ligue o fogo alto até pegar pressão. Depois disso, baixe o fogo e deixe na pressão durante 1 hora e meia. Após, tire a pressão. Tudo pronto para saborear a sua churrascada.
Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!