Publicidade
Cotidiano Motores

5 dicas que você deverá checar se estiver pensando em comprar carros usados da Chevrolet

Quer comprar um carro bom, bonito e barato? Certamente não será um carro novo, pois é obvio que os carros novos são caros para os dias atuais. Mas um carro usado sempre será a sua melhor opção se estiver precisando evitar usar o ônibus e quiser viajar em segurança e confortavelmente

Publicado em: 27.11.2020 às 12:21 Última atualização: 27.11.2020 às 15:26

Os carros usados da Chevrolet são uma das melhores opções para quem quiser fazer a compra de um bom veículo. Contudo, é fundamental tomar cuidado para evitar cair numa enrascada.

É verdade que decidir comprar um carro usado é a melhor decisão para quem não tem a possibilidade de comprar um carro 0 km. Mas pode ser uma loteria, porque não só há uma grande variedade de modelos no mercado, como também uma diversidade de estados do carro! Os carros à venda marca Chevrolet podem ser a solução.

Tudo vai depender de como o proprietário anterior do veículo manteve o carro em boas condições. Para alguns consumidores, um arranhãozinho pode não representar nada, mas para outros pode ser o fim do mundo e, na hora da compra, obviamente você não vai querer levar para casa um carro com um risco na lataria, não é verdade?

Por outro lado, a documentação pode não estar em dia ou a manutenção deixa muito a desejar porque, por exemplo, a troca de óleo não foi feita. Nem falar do preço que, tal vez, esteja num valor acima da tabela...

Então, as seguintes dicas são de grande importância se você estiver pensando em comprar carros usados da Chevrolet:

A ‘historia clínica’ do veículo

A primeira coisa a fazer depois de ter escolhido o carro que pretende comprar, é solicitar toda a informação dele. Com esses dados na mão é possível pesquisar no Detran, online mesmo, o histórico. Essa pesquisa permitirá que você saiba se esse carro sofreu um acidente, se tem multas que ainda não foram pagas ou se alguma vez foi roubado.

Verificar que o código do motor coincida com o código do chassi e o código dos vidros, para ter certeza que não foi adulterado. E outro detalhe importante: prestar muita atenção à pintura da lataria. Qualquer diferença, por pequena que seja, pode estar denunciando um arranhão que foi coberto, um amassado ou até uma batida.

Checar tudo o relacionado com a manutenção do carro

Nem todo mundo cuidado do carro direito. Há pessoas que são muito cuidadosas e tratam do veículo como se fosse um filho, fazendo revisões preventivas e tomando conta de cada detalhe para evitar qualquer inconveniente.

Há também aqueles que só consertam o problema quando ele aparece e há quem só se preocupa quando decidiu vender o carro e sabe que, se não consertar o que deve ser consertado, não conseguirá vender. É por esse motivo que a frase “a compra de um carro usado é uma loteria”, mas só é válida quando não é feita a verificação correspondente! Por isso é importante você estar atento e obter a maior quantidade de informações do veículo, checar que funcione tudo corretamente e que as revisões tenham sido feitas em dia.

Prestar atenção à quilometragem

Todo mundo sabe que existem truques para alterar o número correspondente à quilometragem do carro, tentando diminuir o número e fazer parecer que o carro praticamente não rodou. Contudo, existem formas de identificar se essa informação é real ou foi mesmo adulterada:

  • verificar o estados do estofado dos bancos
  • checar se pedais e volante estão muito desgastados
  • observar no manual as trocas de óleo
  • fazer as contas: para que um carro seja considerado em boas condições, calcula-se que a media de quilômetros rodados por ano é entre 10 a 15 mil km.

Checar o estado geral do veículo

Lembre que um amassado na lataria é acidente sofrido com certeza. Verifique estofado dos bancos, tapetes, experimente os botões dos vidros, se eles sobem e descem sem problemas, teste o radio, verifique o funcionamento do painel de controle. Tudo pode estar funcionando muito bem, mas o desgaste que é visível permite uma boa negociação para um desconto no preço do carro.

Checar o manual do carro é fundamental

O manual de um veículo é como o seu documento de identidade: lá estão todos os dados importantes, pois é nele que se marcam as revisões feitas e o ADN do veículo. Tendo o manual, você saberá tudo o que precisar para continuar mantendo o excelente estado do carro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual