Publicidade
Cotidiano Vai virar museu

Como será a última viagem do velho Boeing 727 da Varig rumo à Serra

Avião será transportado pela rodovia na próxima quinta-feira. Aeronave será restaurada e virará atração como museu no interior de Nova Petrópolis

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 13.02.2021 às 03:00

Aeronave está sendo desmontada no Boulevard Laçador, junto ao Aeroporto Salgado Filho, para depois ser transportada por caminhões de Porto Alegre até Nova Petrópolis Foto: PAULO PIRES/GES
Um gigante que cruzou os céus do Brasil e do exterior durante 40 anos vai virar museu. Aposentado desde 2012, um Boeing 727 que pertenceu à extinta Varig vai contar parte da história da aviação no País. O avião vai se tornar atração turística em Nova Petrópolis.

Ele será alocado em um terreno às margens da RS-235, entre o bairro Vale Verde e a localidade de Linha Imperial. A aeronave será restaurada à sua forma original. Em um hangar ao lado, será criado um memorial. A obra deve estar concluída em dois anos. No local, será construído um boulevard, com hotel e diversos restaurantes.

Mas para isso, o velho Boeing terá de subir a Serra em sua última viagem. Pela BR-116.

O avião ainda está em Porto Alegre, no Boulevard Laçador, junto ao Aeroporto Salgado Filho. São cerca de 85 quilômetros até o destino final.

Para o traslado será montada uma grande operação de logística. A viagem está marcada para o dia 18 de fevereiro, próxima quinta-feira.

A aeronave será quase todo desmontada, restando apenas a fuselagem, o "corpo". Ainda assim, são 40 metros de comprimento e aproximadamente cinco metros de altura e de largura.

Bürgel mostra a miniatura da aeronave da Varig Foto: PAULO PIRES/GES
Perpetuar o nome Varig

O Boeing 727 de prefixo VLD foi arrematado em outubro passado em um leilão pelo engenheiro de voo aposentado Rubem Oscar Bürgel por aproximadamente R$ 80 mil. A operação de transporte e restauro da aeronave custarão mais de R$ 500 mil.

Segundo Bürgel, que voou com este exemplar durante anos, o objetivo da iniciativa é contar "a história de uma empresa que levou o nome do Rio Grande do Sul e Brasil aos quatro cantos do mundo." Para viabilizar o projeto ele mobilizou ex-funcionários e simpatizantes e foi criada a associação Varig Vive.

"Fiz uma campanha com a intenção de perpetuar o nome da Varig em algum lugar. Quando percebi que ele ia ser transformado em panela, entramos no leilão e arrematamos."

Pioneira da aviação no Brasil

Fundada em 1927, a Viação Aérea Rio Grandense (Varig) foi uma das primeiras empresas aéreas do País. A primeira rota ligava Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. O voo era feito em baixa altitude sobre a Lagoa dos Patos.

Na Serra: Boeing 727 será destaque de memorial da Varig em Nova Petrópolis Foto: Arquivo / VARIGVIVE

"Divisor de águas no turismo regional"

Para o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, o empreendimento será um "divisor de águas" no turismo da região. "É motivo de muito orgulho e alegria poder trazer esse grande empreendimento que fará grande diferença no turismo regional." Wolf afirma que a terraplanagem da área de mais de dois hectares no lado direito da via, no sentido a Gramado, está quase pronta para receber o museu.

 


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.