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Cotidiano NUTRIÇÃO

Verão: é hora de se refrescar com sucos

Neste calor extremo, veja algumas propriedades saudáveis e modos de preparo para frutas da estação

Publicado em: 15.01.2022 às 03:00 Última atualização: 15.01.2022 às 22:02

Os últimos dias foram de temperaturas de rachar no Rio Grande do Sul e na região. Com tanto calor pode até não dar muita vontade de cozinhar, mesmo para quem for chegado em assuntos gourmet. Mas para não deixar de abordar receitas, esta página sugere algo bem da hora: os sucos. Além de aproveitar o clima para se refrescar e experimentar sabores diferentes, também dá para dar um passeio pela região para adquirir as frutas, tomando-se os devidos cuidados sanitários, evidente.

Sucos estão na ordem do dia com o calor. Aproveite frutas da estação e confira o melhor jeito de explorar os nutrientes e propriedades de cada uma
Sucos estão na ordem do dia com o calor. Aproveite frutas da estação e confira o melhor jeito de explorar os nutrientes e propriedades de cada uma Foto: adobe stock

Propriedades

As frutas, claro, têm, cada uma, diferentes propriedades e benefícios. Frutas vermelhas, por exemplo, têm carotenoides, que são bons para ajudar na imunidade, são antioxidantes (ajudam a prevenir envelhecimento) e bons para a visão. Verduras como hortaliças, que também podem ser preparadas em forma de suco ou vitamina, têm ainda a vantagem das fibras, o que é um importante ingrediente digestivo.

Combinações

Uma das possibilidades é combinar ingredientes, o que além de agrupar benefícios também pode trazer sabores inesperados e diferentes. Sucos ou vitaminas de laranja com cenoura, abacaxi com hortelã, limão com abacate são combinações clássicas e que sempre caem bem.

Tenha também em mente que quanto mais perto do estado in natura, mais saudáveis e sem diluições serão os benefícios das frutas. Porém, em alguns casos vale acrescentar outros ingredientes, às vezes para facilitar a ingestão.

Vitaminas podem tanto ser preparadas com água quanto com leite, por exemplo. Sucos podem ser ao natural, adoçados com um pouco de mel ou açúcar - embora neste caso seja melhor maneirar e, se possível, optar por um açúcar menos concentrado, como o demerara ou o mascavo.

Aproveite tudo

Lembre-se também que vale aproveitar os ingredientes. Se você preferiu coar o suco, dá para empregar o bagaço que ficou no filtro para alguma receita. Se descascou a fruta para liquidificar a vitamina, às vezes a própria casca pode ser empregada em outro suco. Veja abaixo.

Fique de olho no que oferecem as diferentes técnicas

Liquidificar

Uma das formas mais populares de preparo tanto de vitaminas quanto de sucos, claro, é o bom e velho liquidificador. Vale lembrar que esta técnica garante um bom sabor e ajuda, por exemplo, a tornar o suco mais palatável para crianças. Porém, liquidificar diminui as fibras, principalmente dos verdes, o que subtrai alguns dos benefícios. Se possível, alterne esta técnica com outras

Espremer

Usar o espremedor de frutas, claro, é a técnica mais antiga e tradicional para fazer limonada ou suco de laranja, por exemplo. Tem mais vantagens do que liquidificar porque as fibras não se perdem tanto, embora se o suco for coado depois esta vantagem se perde.

Coar ou não coar?

Dentro do possível, evite passar por peneira o suco de laranja ou mesmo de limão. As sementes podem ser retiradas manualmente, ou às vezes o próprio espremedor já resolve. Coando, perde-se parte das fibras. Mas se você optar por esta técnica, mesmo assim pode aproveitar o bagaço para biscoitos.

Cozinhar

No caso de uvas (que estão na estação), entre outras, uma opção para preparar o suco é cozinhar a fruta em água. Após um período de fervura, o suco está pronto, com a vantagem de que vai durar um pouco mais, mesmo fora da geladeira. O cozimento retira algumas das vantagens naturais e pode eliminar certos óleos, além de criar açúcares menos saudáveis. Mas pode ser uma boa forma de aproveitar a fruta para quem tem árvore ou pomar e tem mais produção do que dá conta.

Infusão

Depois de descascado o abacaxi, por exemplo, a casca pode ser deixada na água, na geladeira, por um dia ou dois. Dá um bom suco.

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