Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano DECORAÇÃO

'Urban Jungle': como criar ambientes com mais verde dentro de casa

Plantas ajudam a compor ambientes mais leves e aconchegantes, até em espaços pequenos dentro casa

Publicado em: 29.01.2022 às 15:01 Última atualização: 29.01.2022 às 15:01

A natureza é o elemento central do conceito “urban jungle” – floresta urbana em tradução livre. Viver em grandes centros urbanos, sobretudo em cidades cada vez mais verticalizadas, trouxe a necessidade de criar ambientes com mais verde, que remetessem à natureza. “As plantas por si só já trazem mais leveza e quebram a rigidez do mobiliário nos ambientes, ter elementos naturais na decoração nos traz mais aconchego e bem-estar, como é caso da madeira”, define o arquiteto urbanista Tiago Mass’ante.

Observar a luminosidade do ambiente é um aspecto fundamental na hora de iniciar a decoração com plantas
Observar a luminosidade do ambiente é um aspecto fundamental na hora de iniciar a decoração com plantas Foto: NELLY SENKO/Adobe Stock


A observação do arquiteto chama a atenção para o fato de que o conceito de “floresta urbana” não é meramente amontoar vasos de plantas pela casa. É possível ir além. Mass’ante tem uma sugestão na hora de planejar o ambiente em harmonia com as plantas. “Uma dica simples para compor as cores da decoração é usar o círculo cromático para determinar uma linha de paleta de cores a serem seguidas na decoração.” 

Observar as cores serve para que a pessoa reconheça as nuances que mais gosta. Contudo, o arquiteto para detalhes que devem ser levados em consideração, de acordo com o ambiente que se quer decorar. “Evitar exagero de cores quentes em ambientes de relaxamento e descanso, cores como vermelho, amarelo, laranja e rosa estão mais relacionadas a agitação.”

As plantas

Além de pensar sobre as cores, é preciso reconhecer o espaço que se pretende decorar com plantas. “Locais com maior incidência de sol e luminosidade são mais favoráveis a plantas que produzem flores ou frutíferas, já locais sombreados e com baixa incidência solar são mais favoráveis a folhagens por exemplo”, aponta Mass’ante.

Embora não haja uma regra para escolher plantas conforme o cômoda da casa, é preciso levar em conta aspectos das folhagens. A fisiologia das espécies e as condições de luminosidade, ventilação e umidade do ambiente precisam ser observadas antes de partir para a floricultura. Portanto, antes de sair de casa para escolher plantas, é fundamental saber o local onde elas irão ficar. Isso garante a melhor adaptação da planta.

Para iniciantes, qual o primeiro passo?

Entender a condição de iluminação do local onde se quer ter as plantas é o começo. Uma sugestão para quem nunca teve planta em casa é optar por espécies que exigem menos cuidados como suculentas, espada de São Jorge e jiboia, por exemplo.

É importante saber as condições de rega, poda e adubação de cada espécie. Para acomodar as plantas, há opções de paredes verdes, plantas penduradas, vasos retangulares e etc. Para locais sombreados temos a zamioculca que se adapta bem em vasos menores e adora ambientes com
pouca luz. Já a espada de são-jorge ou a lança de são jorge fica ótima em vasos altos. Para as paredes é indicada colocar as plantas penduradas, como samambaias, filodendros que podem ser penduradas no teto, posta em estantes ou nichos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.