Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Novo visual

Conheça o retrofit de fachada

Além de modernizar um condomínio, restauração contribui para valorizar os apartamentos

Publicado em: 13.01.2021 às 06:00

Retrifit de fachada, fachadas de prédios, fachadas comerciais

Provavelmente você já ouviu falar no termo retrofit de fachada, sinônimo utilizado como referência ao processo de restauração e reforma da estrutura de um condomínio. Tanto residencial como o comercial, o retrofit tem se mostrado uma das maiores tendências do setor de construção, pois sua utilização, além de modernizar um condomínio, pode duplicar a valorização deste espaço na região localizada.

Mas por que investir nesta modernização? Para Camila Pinotti, arquiteta e sócia do escritório Fibra Arquitetura, além de atender questões de regulamentação instituídas para cada cidade, é importante que os prédios considerem o investimento e obra com vistas à valorização do imóvel. "Novas necessidades e demandas surgiram por conta da urbanização e, em função disso, novas regras foram implementadas.

Por isto, edifícios mais velhos terão que se modernizar para ganharem espaço, principalmente em cidades grandes, que apresentam uma grande concorrência com o grande número de empreendimentos imobiliários lançados", explica.

Ela e seu irmão, o também arquiteto Renan Pinotti, são especialistas na realização de obras em condomínios. Confira os pontos apresentados pelos profissionais sobre a importância de renovar a fachada de um prédio antigo.

O retrofit de fachada é um excelente caminho no processo implementado para recuperar o padrão original de um condomínio antigo. Além de trazer uma nova estética e apostar na revitalização, aumenta a vida útil do condomínio e traz credibilidade ao imóvel. "Dependendo da qualidade dos materiais, do tipo de revestimento e de sua aplicação, é possível reduzir muitos gastos com a manutenção no futuro. Sem contar que, no caso de prédios comerciais, a revitalização auxilia na retenção de clientes que ficarão satisfeitos em manter seus comércios no condomínio por mais tempo", reflete Renan.

Automatização aumenta a comodidade e segurança

A modernização de condomínios pode incluir também processos de automatização, e já existem muitas alternativas que permitem que o prédio escolha se quer ter mais ou menos controle desse processo. "A otimização de aberturas de portas e portões é uma delas, já que é possível manter o controle dentro do próprio condomínio com um porteiro que fique responsável e faça esse controle, ou de forma externa, por meio da portaria remota", explica Camila.

É importante saber os planos do condomínio a longo prazo, pois mesmo não sendo a hora, seu retrofit da fachada pode prever essas mudanças, deixando uma infraestrutura executada para o momento sem precisar de uma nova reforma na hora dessa implantação. Desta forma, é possível evitar quebras onde já se investiu em reformas, economizando recursos do condomínio.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.