Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Guia prático

Acerte nos móveis do banheiro

Não se trata apenas de uma questão de estética: as escolhas afetam diretamente a otimização dos espaços

Publicado em: 04.05.2021 às 06:00

Banheiros e lavabos

Os banheiros geralmente são os menores cômodos da casa, mas isso não significa que não possam ser confortáveis, por mais compactos que sejam.

Saber como otimizar o espaço passa necessariamente pela escolha dos móveis. Confira as dicas da Casashow.com.br sobre como é possível deixar o ambiente aconchegante, organizado e agradável.

Um dos pontos principais diz respeito aos armários de parede e gabinetes - armário que ficam abaixo dos lavatórios -, excelentes para banheiros pequenos. Além de ajudar a criar várias alternativas de organização, a junção de armários de parede e gabinetes dão um visual moderno para um ambiente muitas vezes esquecido nas reformas. Os armários ainda têm a vantagem da segurança, pois como ficam geralmente em locais mais altos, dificultam o acesso de alguns produtos perigosos às crianças.

Quem tem banheiro pequeno e busca por uma otimização do espaço, as prateleiras cumprem papel fundamental nesse processo. São excelentes elementos para aproveitar o espaço junto às paredes e criar superfícies que ajudam a organizar seus objetos de uso cotidiano no banheiro. Além disso, são muito úteis na decoração do ambiente, criando espaços para que você coloque pequenos objetos repletos de estilo.

Cubas de apoio: bonitas e funcionais

As cubas de apoio são simplesmente fantásticas. Além de serem bonitas, contribuindo para o visual do banheiro, elas ocupam menos espaço.

Como são pequenas, e só se apoiam na bancada, todo o espaço abaixo fica livre para fazer o que quiser. Você pode, por exemplo, instalar um gabinete, criando mais um local para guardar e organizar os objetos.

 

Quais dimensões o cômodo deve ter?

No projeto de uma casa, o banheiro é, muitas vezes, subestimado, ficando só com o espacinho que sobra da ocupação do restante dos cômodos, alerta o blog Casashow.com.br.

Com isso, é muito comum que se tenham banheiros apertados e mal-projetados, que acabam destoando do resto da residência. Mas o ideal é que seja um local marcado pela privacidade e pelo conforto, ou seja, suas medidas devem ser bem pensadas.

Quem prioriza comodidade deve ter dois banheiros: um social e uma suíte, que podem até ter as mesmas medidas. O tamanho comum para imóveis de médio padrão é de 3 m x 1,20 m, mas com imóveis cada vez mais compactos, há banheiros bem menores, de 1,20 m x 2,20 m, por exemplo. Vale destacar que ter dois banheiros em casa facilita a rotina, já que possibilita que mais de um morador use suas facilidades ao mesmo tempo, sem fila.

Se o banheiro for pequeno demais, pode trazer um certo desconforto para o uso, além de comprometer a funcionalidade. Por outro lado, se for muito grande, pode tornar mais demorada a limpeza e a manutenção. Nesse caso, o mais indicado é escolher um tamanho moderado, que atenda às necessidades sem sobrar nem faltar. Considere a quantidade de familiares que o usarão e se há pessoas com necessidades especiais entre os moradores.

 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.