Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Construção e reforma

Porcelanato bold ou retificado?

Especialista explica as diferenças entre as duas opções, bem como as suas aplicações

Publicado em: 21.07.2021 às 06:00

O universo dos porcelanatos é vasto e cheio de opções - sua versatilidade, afinal, é uma das características que o faz queridinho por muitos, aliada a toda a praticidade, higiene e resistência do material. Na hora de escolher o modelo correto, porém, é comum surgirem dúvidas sobre seus acabamentos bold e retificado. Para não errar, confira as principais características de cada um deles. Afinal, o que define o acabamento bold ou retificado?

Porcelanato bold x retificado

Segundo o engenheiro de Materiais e chefe do Departamento de Assistência Técnica da Roca Brasil Cerámica, Luis Goeldner, é o tipo de borda do porcelanato que determina se a peça é bold ou retificada. "Essa diferença influencia na estética do ambiente, pois interfere no tamanho das juntas", diz.

Peças com acabamento bold - também chamado de boleado - eram extremamente populares nas construções brasileiras. Sua principal característica são as bordas arredondadas, que resultam em peças com laterais e superfícies pouco uniformes quando comparadas com produtos retificados. "Isso faz com que, na instalação, seja necessário deixar um espaçamento maior entre as peças, com juntas de no mínimo 3 mm", explica Goeldner. Apesar da necessidade de usar mais rejunte na aplicação, peças com acabamento bold costumam ter um preço menor e fácil instalação.

Porém, quando se trata de produtos com acabamento retificado, a borda das peças é reta e precisa, normalmente cortada por discos de diamante. "Mais recentes no mercado, por conta da tecnologia envolvida em sua produção, são peças que permitem instalação de maneira uniforme e alinhada, com juntas mínimas e imperceptíveis, de apenas 1 mm", destaca.

Quando escolher cada um dos acabamentos

Visualmente, a maior diferença entre um porcelanato bold ou retificado está na espessura das juntas. Por isso, as peças retificadas são as favoritas para ambientes sofisticados e elegantes, ou que busquem uma sensação de amplitude.

O acabamento retificado, especialmente nas peças de SuperFormato, permite aplicações contínuas, sem interferência visual de juntas.

As peças bold, por sua vez, evocam uma atmosfera mais rústica ou retrô e normalmente são escolhidas para peças de tamanhos menores. Como o rejunte fica em evidência, é possível optar por tons semelhantes ao da peça, para mimetizá-lo ao máximo, ou então explorá-lo no décor, com cores marcantes e que contrastem com a peça escolhida.

 


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.