Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Revestimentos

Conheça as vantagens do piso claro e do escuro

Enquanto as cores claras transmitem uma atmosfera mais clean, as escuras conferem um ar contemporâneo

Publicado em: 22.11.2021 às 06:00

Engana-se quem pensa que a cor do piso não interfere na composição do décor como um todo. Esse é um dos passos mais importantes durante a execução ou reforma de um espaço e há quem diga que é um passo tão relevante quanto definir as cores das paredes. Ao apostar na tonalidade certa para o revestimento, além do resultado estético, também é possível transmitir algumas sensações específicas. Por exemplo, se os moradores desejam uma atmosfera mais clean, é fundamental optar por cores mais claras, que refletem tranquilidade.

Piso claro, piso escuro

De acordo com a arquiteta Karina Korn, é de suma relevância que as tonalidades do piso sejam discutidas com os proprietários durante o processo da decoração de interiores, evitando problemas futuros. "Considerando que estamos nos referindo ao acabamento das maiores superfícies de um lar, o revestimento do piso precisa ir ao encontro do estilo de décor escolhido", explica. Para ajudar na hora da escolha, a profissional separou dicas e inspirações. Confira.

Características, prós e contras

Para começar, é valioso destacar dois pontos: em linhas gerais, tons claros contribuem para a percepção de espaços maiores, enquanto os escuros passam a impressão de que o ambiente é menor.

Piso claro

Além de conferir amplitude, colabora para a criação de uma atmosfera plácida e elegante, além de contribuir para um cômodo mais arejado, principalmente quando empregado em todo o perímetro. "Sem contar a sua discrição, que nos permite evidenciar os demais elementos decorativos", conta Karina Korn. Nesse caso, é possível ousar na escolha das cortinas e almofadas, bem como móveis e acessórios.

Essa decisão igualmente possibilita o emprego de tons mais vibrantes nas paredes. "Para quem tem em casa crianças e pets, o piso claro é uma alternativa mais assertiva, uma vez que arranhões, sujeiras ou manchas deixarão apenas sinais sutis, ao contrário do escuro", sugere a arquiteta.

Piso escuro

Já os revestimentos escuros, sobretudo os de madeira trabalhada ou porcelanato e cerâmica em degradês mais próximos ao marrom, são perfeitos para quem gosta de um décor com estilo contemporâneo. Ao contrário da madeira, o piso preto é difícil de limpar e a tendência é que os moradores enjoem rápido, então, o ideal é que integrem apenas um ambiente e não a casa inteira. "Se o intuito é criar uma atmosfera mais clássica, eu recomendo pisos laminados", explica a arquiteta.

 

Piso claro, piso escuro


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.