Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Marcenaria

Saiba como as bancadas modernizam os ambientes

Além de agregar beleza, tornam o dia a dia mais prático em cozinhas e quartos

Publicado em: 12.01.2022 às 06:00

Ao longo dos anos, com a tendência dos apartamentos com metragens reduzidas, todo centímetro passou a fazer diferença no resultado do projeto. Afinal, quem não deseja um lar onde tudo se encaixa perfeitamente? "Hoje em dia, é cada vez mais comum vermos as pessoas interessadas em adaptar suas casas ao seu próprio perfil e estilo de vida. Os móveis precisam trazer funcionalidade máxima e, ainda, otimizar o espaço da melhor maneira", explica a arquiteta Monike Lafuente, sócia do escritório Studio Tan-gram ao lado da também arquiteta Claudia Yamada.

Bancadas para a cozinha

Com esta premissa, surgem as bancadas. Trazendo, muitas vezes, modernidade em seu design, as bancadas em marcenaria podem ser designadas para compor ambientes como cozinhas, quartos e espaços de home office. Suas medidas variam de um cômodo para outro.

Para não errar no tamanho das bancadas escolhidas, as arquitetas explicam quais as medidas ideais para cada uma delas. Confira e já separe a trena para acompanhar.

Espaço para as refeições

As bancadas são mesas lineares, geralmente empregadas com banquetas ou cadeiras mais estreitas, que ficam na cozinha e, em alguns casos, como em ambientes integrados, dividem espaço com a sala. "Elas podem ocupar um espaço pequeno para refeições mais rápidas ou servir como uma pequena mesa de jantar para a família. Tudo depende da metragem disponível no imóvel", conta Claudia.

Com no mínimo 40 cm de profundidade para acomodar com perfeição o prato, a bancada alta necessita ter entre 1 m e 1,15 m de altura e deve ser acompanhada por banquetas, que por sua vez precisam apresentar de 0,70 m e 0,80 m para acomodar a todos de forma confortável.

Para bancadas baixas, a altura é semelhante à de uma mesa tradicional, podendo variar entre 0,75 m e 0,80 m, demandando o emprego de cadeiras ou banquetas em alturas convencionais. Nesses casos, as bancadas mais baixas são indicadas para aqueles que pretendem realizar todas as refeições por ali.

Dimensões adequadas

Em ambientes muito pequenos, é importante a correta medição da bancada para que não comprometa a circulação ou prejudique abertura de armários e gavetas. É importante salientar também que as medidas de altura podem variar de acordo com o tamanho e a necessidade dos moradores da casa. "Para pessoas mais altas, por exemplo, há a necessidade de elevar um pouquinho a altura. Com os mais baixos, o caminho é inverso. Assim, todos podem utilizar a bancada confortavelmente", pontua.

Outra dica valiosa: não se esqueça de considerar o espaço livre para as pernas. Além das cadeiras, é necessário que a bancada tenha sempre de 40 cm a 60 cm de altura total para acolher bem os moradores.

Dica: opte por cadeiras ou banquetas que tenham encosto. Elas são muito mais confortáveis.

As medidas para a bancada do home office podem mudar, mas a recomendação é executar a marcenaria com 0,75 m a 0,80 m de altura, assegurando assim uma ergonomia eficaz para um expediente de 8 horas. No que se refere à profundidade, o parâmetro entre 0,60 m e 0,70 m funciona efetivamente.

No quarto, multifuncionalidade

A bancada no quarto é fundamental para quem busca um espaço multifuncional. A peça pode servir como aparador para a TV, mesa de estudos, bancada de trabalho e até mesmo como penteadeira.

O padrão de altura utilizado também é de 75 cm com uma média de 80 cm de extensão. Para quartos infantis, bancadas com aproximadamente 60 cm de altura são bem-vindas.

Uma outra opção é investir em mesas com altura regulável, assim ela irá acompanhar o crescimento da criança, começando com 50 cm de altura e chegando até os 75 cm.

Bancadas para a cozinha


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.