Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Interiores

Estilo e eficiência com os revestimentos de meia parede

Arquitetas dão sugestões de como utilizar essa tendência, cada vez mais em alta

Publicado em: 11.05.2022 às 06:00

Belos, versáteis e com um papel importante na proteção das paredes, os revestimentos são como a roupa da casa e podem receber diversas paginações, criando composições únicas. Uma opção que está em alta, seja por seu visual, seja pela economia que gera, é a meia parede. Como o nome já indica, consiste em revestir parte da parede com cerâmica, deixando a outra metade apenas com pintura, explicam as arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena, à frente do Lene Arquitetos.

revestimentos meia-parede

Segundo elas, esse tipo de solução tem agradado especialmente em banheiros e cozinhas. "Ainda assim, é possível usar o revestimento de meia parede em todo tipo de ambiente, como quartos e salas", diz Eduarda.

Capaz de criar um visual impactante e cheio de personalidade, a composição ainda é bastante econômica, uma vez que reduz pela metade a metragem necessária de revestimento, que deve subir cerca de 1,30 m a partir do piso. "Para que fique harmônico, é necessário ainda combinar as cores e texturas do revestimento com a pintura", prossegue Nathalia. Outra vantagem é a sensação de amplitude, já que esse tipo de paginação cria uma linha horizontal aonde for aplicada.

Apesar da aplicação mais comum ser com os revestimentos alinhados horizontalmente, é possível brincar com a composição. Usar a paginação tipo tijolinho ou até chevron, subindo apenas até metade da parede, é uma forma de trazer um desenho diferenciado, destacando a superfície.

No quarto, a meia parede para demarcar visualmente o que seria uma cabeceira. Para isso, o revestimento deve subir 70 cm além do colchão.

Cozinhas e banheiros

revestimentos meia-parede

Nas cozinhas, a mesma lógica é válida: é revestido sempre o backsplash, que é aquela área próxima da pia e do fogão, que pode receber respingos de água e gordura.

Dentre as muitas formas de usar essa composição, nos banheiros é uma boa forma de fazer a separação entre área seca e molhada. Como os revestimentos oferecem uma proteção a mais do que a pintura, devem recobrir parte da parede atrás da pia. Quando ele se estende para a área de banho, o ideal é trabalhar com a altura do vidro do box. O revestimento pode ser o mesmo usado em um piso, por exemplo, ou um modelo totalmente diferente, apostando em uma cor de destaque.

revestimentos meia-parede


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.