Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Bem-estar e segurança

Dicas de decoração para quem tem pets em casa

Nada mais justo que adaptar a arquitetura de interiores para uma convivência benéfica e feliz: tanto para os donos, como também para os bichinhos

Por Da Redação
Publicado em: 07.09.2022 às 06:00

Pet deixou de ser "apenas" um pet para se tornar um verdadeiro membro das famílias brasileiras. Os números comprovam a relevância dessa afirmação: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o País abriga a segunda maior população de cães (55,9 milhões) e gatos (25,6 milhões).

Pets e a decoração

Se no passado eles ficavam segregados de uma área restrita da casa, hoje frequentam todos os ambientes. Por isso, nada mais justo que adaptar a arquitetura de interiores para uma convivência benéfica e feliz: tanto para os donos, como também para os bichinhos.

Segundo a arquiteta Isabella Nalon, o profissional de arquitetura conta com a experiência de executar um projeto de interiores pensado e adaptado para que os animais possam viver tranquilamente. "Os pets precisam de uma área livre e segura dentro de casa para conviver com os tutores, além de espaço disponível para as brincadeiras e o desenvolvimento. Por isso, é importante que esse local seja direcionado de acordo com as características de cada animal", ressalta.

Adaptações

Para ela, boas ideias e uma gama de materiais propiciam a realização de adaptações nos ambientes para melhorar a qualidade de vida dos pets e sem perder o valor estético do local.

Qualidade de vida

Uma diversidade de materiais e revestimentos oferecem vantagens que melhoram a qualidade de vida dos animaizinhos. Para os pisos, a cerâmica, o porcelanato e o vinílico são materiais indicados, uma vez que trazem segurança e beleza ao ambiente. Porém, o morador deve dar preferência para acabamentos acetinados, já que os polidos e muito escorregadios prejudicam a articulação dos pets, podendo resultar em problemas de mobilidade e maior gasto de energia em função da falta de aderência, que exige um esforço maior da parte deles. "A escolha do piso é a decisão mais importante para quem tem pets. Além desses fatores, ele precisa ser de fácil higienização e prático para o dia a dia dos tutores", orienta Isabella.

Marcenaria

A marcenaria também é considerada uma aliada, uma vez que é possível criar espaços criativos para os animais, como uma caminha bem ao lado da cama do dono, comedouros e bebedouros. A maior benesse da marcenaria é que, além de acompanhar o estilo decorativo do ambiente, é possível embutir nos móveis para não interferir na circulação, liberando espaços tanto para os pets, como também para os donos.

Os tecidos mais indicados

O morador também deve se atentar aos tecidos da casa, pois as escolhas acertadas interferem diretamente no décor e na higiene. O mercado oferece diversos tecidos que são voltados para o conforto do pet e que, ao mesmo tempo, são resistentes e propiciam manutenção e higienização eficazes - sem contar a maneira como agregam ao visual do ambiente.

Segundo a arquiteta Marina Carvalho os tecidos mais indicados são o suede ou couro - justamente por serem limpos muito facilmente. Ela ainda relaciona o tapete como outro elemento que também precisa dessa característica, pois é um lugar onde os pets ficam bastante. "Evite cores escuras, pois dependendo do volume de queda da pelagem do animal, é possível visualizar nitidamente no tapete e nos móveis", aconselha.

Completando a rodada de orientações, a arquiteta Julia Guadix acrescenta a cortina como um acessório que deve ser eleito com base na aparência e na praticidade. "O linho e o voil são belíssimos, mas desfiam com facilidade. Assim, pensando no uso e longevidade, as persianas rolos são superindicadas para proteger janelas e fechamentos de varandas", orienta.

Escolha dos materiais

Pets e a decoração

A escolha do tapete (acima) deve ser levada em consideração, uma vez que os pets passam um bom tempo deitados neles.

Os materiais usados nos ambientes fazem toda a diferença. No projeto abaixo, a marcenaria trouxe uma boa solução para acomodar a caminha da Kate. No projeto, ela se tornou uma extensão do armário do dormitório.

Pets e a decoração


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.