Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Atum, o protagonista das receitas

Prático de preparar e barato, este ingrediente dá o toque especial a um delicioso quiche

Publicado em: 14.09.2021 às 06:16

Fácil de transportar e armazenar, especialmente para quem está sempre na correria do dia a dia, além de ter um prazo de validade maior, o atum em lata ganhou a preferência dos brasileiros no preparo de uma diversidade de receitas.

Rico em ômega-3, um nutriente que traz benefícios à saúde do seu coração e também do cérebro, o atum tornou-se protagonista de uma série de preparos, desde de um simples sanduíche natural a tortas e patês requintados.

Além de versátil e fácil de ser encontrado em supermercados e lojas de conveniência, que tal apostar em uma versão integral de um saboroso quiche? Na dica da Gomes da Costa, veja só essa deliciosa combinação de atum com cogumelos fatiados e iogurte desnatado. Bom apetite!

Quiche Integral de Atum

Ingredientes

Para a massa:

1 xícara de farinha de trigo

½ xícara de farinha de trigo integral

2 colheres de sopa de semente de linhaça

½ xícara de manteiga sem sal

1 gema

3 colheres de sopa de água

Sal a gosto

Para o recheio:

2 colheres de sopa de azeite extravirgem

1 dente de alho amassado

200 g de mix de cogumelos fatiados (Shitake, Shimeji, Paris)

1 copo de iogurte desnatado (170g)

3 ovos

1 lata de atum sólido (170g)

Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo

Massa: numa tigela, coloque as farinhas, a linhaça, o sal e a manteiga em pedaços e amasse com as pontas dos dedos até esfarelar. Junte a gema e a água (aos poucos) e trabalhe a massa apenas até que ela se misture. Cubra e leve à geladeira por cerca de 1 hora.

Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (com cerca de 23 cm de diâmetro). Coloque uma folha de papel-alumínio sobre a massa e preencha com feijão. Leve ao forno preaquecido (180ºC) por 25 minutos. Retire o papel e os feijões.

Asse por mais 5 a 10 minutos somente até cozinhar a massa do fundo da torta.

Recheio: numa frigideira, aqueça o azeite e doure o alho. Junte os cogumelos e refogue-os até secar a água que se forma. Tempere com sal e pimenta a gosto. Retire do fogo e reserve.

Numa tigela, misture o iogurte com os ovos e misture bem. Tempere com o sal e a pimenta.

Montagem

Sobre a base da torta, distribua os cogumelos e o atum escorrido.

Despeje a preparação de iogurte sobre eles e leve ao forno novamente para assar por cerca de 25 minutos ou até o recheio ficar firme. Desenforme e sirva em seguida.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.