Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Petisco para o feriado

Dadinhos de Tapioca é uma opção deliciosa para curtir o dia de folga

Publicado em: 12.10.2021 às 06:00

O aipim, mandioca ou macaxeira fornece farinhas super degustadas em nosso País. As três mais usadas por aqui é aquela que vai bem no acompanhamento do churrasco - seja branca ou temperada -; o polvilho doce ou azedo, bem apreciado no preparo do pão de queijo e de biscoitos fritos; e a farinha de tapioca.

Esta última, também conhecida em alguns locais do Brasil, especialmente na Região Nordeste, como goma de tapioca ou apenas goma, é a fécula extraída da mandioca e moída de forma granulada. Além das iguarias típicas - beiju e tapioca - essa versão da farinha também pode render um delicioso petisco. Aprenda, então a preparar os Dadinhos de Tapioca, uma deliciosa opção de entrada e petiscos para uma ocasião especial. A sugestão é da Pousada do Sandi. Bom apetite!

Dadinhos de Tapioca

dadinho
Ingredientes

Para os dadinhos:

500 ml de leite

250 g de queijo coalho ralado

250 g de tapioca granulada

1 colher de chá de sal

1 pitada de pimenta moída

Para a geleia de pimenta:

1 kg de maçãs

500 g de açúcar

3 pimentas dedo-de-moça, sem a parte branca e as sementes

1 litro de água


Modo de Preparo

Dadinhos: misture o queijo e a tapioca granulada. Aqueça o leite e jogue sobre a mistura do queijo e tapioca. Em seguida, tempere com sal e pimenta.

Coloque em uma forma tabuleiro untada e leve a geladeira por ao menos 2 horas. Corte a mistura em quadradinhos e frite em óleo quente no fogão ou use a fritadeira elétrica.

Geleia: descasque as maçãs e cozinhe na água. Bata as maçãs cozidas e as pimentas no liquidificador, com um copo da água do cozimento delas.

Leve a mistura em uma panela com açúcar e o restante da água de cocção das maçãs e deixe cozinhar até ficar em ponto de geleia.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.