Na época da Semana Santa, as panificadoras do Ceará trabalham a todo vapor para manter uma tradição culinária na data tão presente quanto a distribuição de ovos de chocolate. É nesse período que os locais mais trazem aos clientes, seus deliciosos pães de coco.
Diz a tradição que o pão de coco cearense homenageia a partilha dos pães feita por Jesus Cristo aos seus apóstolos na última ceia, pouco antes de sua crucificação. O alimento artesanal então remete à fé do povo cearense e também às suas tradições regionais.
Para quem quer experimentar um pouco dessa cultura cheia de valores, o chef Thiago Ribeiro ensina como preparar o pão de coco cearense. A delícia ganhou a preferência e hoje já é consumida até fora desta data cristã. Assim, segue a dica para encher o seu café ou lanche com mais sabor.
Modo de preparo:
Comece misturando muito bem em uma tigela grande a farinha, o açúcar e o sal. Em seguida acrescente metade do leite de coco e misture mais uma vez.
Acrescente agora o óleo de coco derretido nessa massa do pão de coco cearense. Em seguida, coloque o fermento biológico seco.
Nesse ponto já dá pra começar a mexer com as mãos. Acrescente o restante do leite de coco e misture bem. Acrescente o coco ralado.
Sove a massa em uma bancada até ela ficar lisa, mas levemente grudando nas mãos. Coloque de volta na tigela, cubra e deixe descansar por 30 minutos na bancada ou em um local resguardado do frio e do vento.
Após esse tempo, modele a massa no formato que preferir. Aqui essa massa rendeu dois pães com mais ou menos 300 g cada um.
Coloque os pães em uma assadeira untada com um pouco de manteiga e deixe descansar por 2 horas em um local fechado e ameno. Por fim, leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos ou até o seu pão doce caseiro crescer e dourar.
Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.