Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet GOURMET

Aprenda uma receita de pão de coco

Típico do Ceará, pão homenageia conhecido gesto de Jesus Cristo com os apóstolos

Por Redação
Publicado em: 22.04.2022 às 05:15 Última atualização: 22.04.2022 às 16:46

Na época da Semana Santa, as panificadoras do Ceará trabalham a todo vapor para manter uma tradição culinária na data tão presente quanto a distribuição de ovos de chocolate. É nesse período que os locais mais trazem aos clientes, seus deliciosos pães de coco.

Diz a tradição que o pão de coco cearense homenageia a partilha dos pães feita por Jesus Cristo aos seus apóstolos na última ceia, pouco antes de sua crucificação. O alimento artesanal então remete à fé do povo cearense e também às suas tradições regionais.

Para quem quer experimentar um pouco dessa cultura cheia de valores, o chef Thiago Ribeiro ensina como preparar o pão de coco cearense. A delícia ganhou a preferência e hoje já é consumida até fora desta data cristã. Assim, segue a dica para encher o seu café ou lanche com mais sabor.

Pão de coco cearense

Pão de coco
Ingredientes

Modo de preparo:

Comece misturando muito bem em uma tigela grande a farinha, o açúcar e o sal. Em seguida acrescente metade do leite de coco e misture mais uma vez.

Acrescente agora o óleo de coco derretido nessa massa do pão de coco cearense. Em seguida, coloque o fermento biológico seco.

Nesse ponto já dá pra começar a mexer com as mãos. Acrescente o restante do leite de coco e misture bem. Acrescente o coco ralado.

Sove a massa em uma bancada até ela ficar lisa, mas levemente grudando nas mãos. Coloque de volta na tigela, cubra e deixe descansar por 30 minutos na bancada ou em um local resguardado do frio e do vento.

Após esse tempo, modele a massa no formato que preferir. Aqui essa massa rendeu dois pães com mais ou menos 300 g cada um.

Coloque os pães em uma assadeira untada com um pouco de manteiga e deixe descansar por 2 horas em um local fechado e ameno. Por fim, leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos ou até o seu pão doce caseiro crescer e dourar.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.