Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Experimente

Aposte no lanche leve e cheio de sabor

Com destaque para queijos menos gordurosos, aprenda a preparar duas receitas deliciosas

Publicado em: 27.04.2022 às 06:06

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental e um dos pilares para manter o organismo saudável. Especialmente naqueles dias em que o cansaço bate forte e a fome é avassaladora, o ideal é apostar em lanches mais leves, mas também cheios de sabor. Na dica da Tirolez, aprenda a preparar duas opções ideais para o café da manhã ou da tarde, que apostam em queijos mais leves e outros ingredientes em sua versão light. Bom apetite!

Empanada integral

empanada
Rendimento: 8 porções

Ingredientes

Para o recheio:

200 g de uvas-passas brancas sem caroços

2 colheres (sopa) de manteiga com sal

1 dente de alho bem picado

1 alho-poró pequeno cortado em tiras finas

Sal e pimenta-do-reino

200 g de queijo Minas Padrão light

Para a massa:

5 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

1 colher (chá) de sal

100 g de manteiga com sal

Para a finalização:

Azeite

Leite


Modo de preparo

Recheio: ferva 100 ml de água e hidrate as uvas-passas por cerca de 10 minutos. Reserve.

Aqueça a manteiga e refogue o alho e o alho-poró até que estejam ligeiramente dourados. Escorra o líquido das uvas-passas e misture-as ao alho-poró.

Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Corte o queijo na metade, no sentido horizontal, e faça palitos com cerca de 2 x 3 cm. Reserve.

Massa: em uma tigela, misture a farinha de trigo integral e o sal. Aos poucos, incorpore a manteiga na farinha. Adicione 250 ml de água fria aos poucos, apertando a massa com as pontas dos dedos e incorporando os ingredientes. Sove a massa até que esteja lisa e homogênea.

Montagem

Divida a massa em 8 partes iguais e modele bolinhas. Abra cada bolinha na palma das mãos, deixando-a com uma espessura de cerca de 1 cm.

Disponha cerca de 5 palitos de queijo no centro de cada uma e 1 colher (sopa) do recheio. Una as bordas das empanadas, dobrando-as ao meio e apertando bem para a massa aderir.

Faça pequenas dobras, como pregas de uma saia, para fechar as empanadas. Coloque-as em uma assadeira untada com azeite, pincele-as com leite e asse em forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até que estejam com o fundo ligeiramente dourado.

Quiche de alcachofrinha com rúcula e queijo cottage

quiche
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

Para a massa:

100 g de manteiga sem sal

2 xícaras de farinha de trigo

1 ovo

Para o recheio:

6 ovos

1 caixa de creme de leite

200 g de queijo cottage

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 lata de alcachofras em conserva

1 xícara de rúcula picada

Modo de preparo

Massa: misture a farinha com a manteiga até virar uma farofa. Adicione uma pitada de sal, o ovo e meio copo de água aos poucos. Misture até obter uma massa lisa, homogênea e que desgrude das mãos. Se necessário, coloque mais água. Deixe descansar por 10 minutos.

Recheio: numa tigela, misture os ovos, o creme de leite, o cottage e a rúcula. Tempere com sal e pimenta a gosto. Abra a massa já descansada com a ajuda de um rolo de macarrão, na espessura de 0,5 cm, em uma bancada polvilhada com farinha.

Arrume a massa numa forma para torta de fundo removível. Disponha a mistura de ovos e coloque as alcachofras cortadas ao meio por cima.

Asse em forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos. Espere esfriar um pouco e desenforme.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.