Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet OPÇÃO SAUDÁVEL

Aprenda receitas saborosas com farinha de arroz para quem tem intolerância ao glúten

Ingrediente não altera o sabor dos alimentos e é rico em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e zinco

Por Redação
Publicado em: 12.05.2022 às 05:42 Última atualização: 12.05.2022 às 10:23

Seja por opção ou por intolerância alimentar, nos últimos anos muitas pessoas passaram a excluir o glúten de sua dieta e, consequentemente, todos os alimentos que levam esse tipo de proteína em sua composição. Em substituição a esses ingredientes, a farinha de arroz ganhou evidência no preparo de diferentes receitas.

Em virtude da versatilidade e dos nutrientes que oferece ao organismo, a farinha de arroz é rica em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e zinco. Este ingrediente não altera o sabor das receitas e é uma opção mais leve, principalmente no preparo de lanches e doces.

A seguir, confira na sugestão da Tio João, três receitas que levam farinha de arroz e são super saborosas. Intolerante ao glúten ou não, vale a pena experimentar!

Quiche de frango com alho-poró

Quiche
Ingredientes:

½ xícara (chá) de farinha de arroz
500 g de grão-de-bico em conserva
400 g de frango desfiado
250 g de creme de ricota
2 alhos-porós
Sal a gosto
¼ de xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola
4 dentes de alho espremidos
Muçarela ralada a gosto
2 ovos

Modo de preparo:

Em um processador, despeje o grão-de-bico sem o líquido, acrescente uma pitada de sal, 1 colher de sopa de azeite de oliva e bata até virar uma pasta. Despeje a massa em um recipiente e coloque aos poucos a farinha de arroz.

Vá misturando com a ponta dos dedos, até ficar uma massa que não grude mais nas mãos. Enrole-a em um plástico-filme e leve para a geladeira por 30 minutos.

Em uma panela fria, coloque o restante do azeite, o alho espremido e cebola em cubos. Refogue bem até ficar dourado. Depois, acrescente o frango e deixe formar uma crosta no fundo. Acrescente o alho-poró, deixe refogar mais um pouco, coloque sal, um pouco de pimenta e o creme de ricota.

Misture bem e prove.

Tire a massa da geladeira e modele-a em uma forma de fundo removível de 20 cm. Cuidado para não deixar a borda muito grossa. Fure toda a massa com um garfo e leve-a para assar em forno preaquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos.

Quebre 2 ovos em um recipiente, bata bem com um garfo e misture com o recheio de frango que já está pronto. Despeje o recheio na massa pré-assada e finalize com a muçarela ralada. Volte ao forno por 20 a 25 minutos. Está pronta para servir.

Torta de ricota

Torta de ricota
Ingredientes:

¼ de xícara (chá) de açúcar
Frutas vermelhas a gosto
2 ovos
250 ml de leite
½ de xícara (chá) de farinha de arroz
500 g de ricota fresca
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a ricota, o leite condensado, o leite, as gemas e a farinha de arroz. Em uma batedeira, bata as claras em neve. Adicione a mistura do liquidificador e misture delicadamente. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada. Coloque as frutas vermelhas sobre a torta. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira por 2 horas e estará pronta para servir.

Massa de pastel com vários recheios

Massa de pastel
Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de arroz (300 g)
1 xícara (chá) de fécula de batata
½ xícara (chá) de amido de milho
4 ovos
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
½ xícara (chá) de água
1 e ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico
1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a farinha de arroz, a fécula de batata, o amido de milho, o fermento e o sal. Faça uma cavidade no meio destes ingredientes e adicione o óleo vegetal, o azeite de oliva, os ovos (passe os ovos em uma peneira) e misture. Adicione a água e mexa até que não grude nas mãos e/ou no recipiente.

Deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos antes de abri-la. Preaqueça o forno a 180 graus por 10 minutos.

Em uma superfície lisa e limpa, polvilhe farinha de arroz e abra a massa com as mãos. Polvilhe a massa com a farinha e termine de espichá-la com o auxílio de um rolo também enfarinhado.
Quando a massa estiver fina, corte no formato desejado e adicione o recheio de sua preferência. Feche os pastéis. Coloque-os em uma forma antiaderente e pincele a sua superfície com uma gema de ovo. Asse por 15 minutos a 180 graus. O rendimento é de 8 unidades médias ou 16 unidades pequenas.

*Recheio de carne refogada

Ingredientes

500 g de carne moída
1 cebola pequena
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto
4 tomates sem pele
Pimenta-do-reino moída a gosto
Cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Aqueça uma panela com o azeite e refogue a cebola. Acrescente a carne e frite até que fique bem sequinha. Junte os tomates e refogue por alguns minutos. Tempere com o sal e a pimenta e junte o cheiro-verde picado. Misture bem.

*Recheio de frango cremoso

Ingredientes

2 peitos de frango
6 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas picadas
2 tomates sem pele picados
Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto
1 vidro de requeijão cremoso

Modo de preparo

Cozinhe os peitos de frango na água temperada com um pouco de sal e pimenta até ficarem macios. Escorra e desfie. Aqueça o óleo e doure a cebola. Adicione o tomate e mexa até murchar. Junte o frango desfiado e cozinhe por alguns minutos. Acrescente o requeijão cremoso e misture bem. Acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino e a salsinha. Aguarde esfriar para utilizar.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.