Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores Lançamento

A eficiência do e-tron Sportback

Modelo é o segundo 100% elétrico da montadora alemã comercializado no Brasil, ampliando as opções ecologicamente corretas

Publicado em: 20.11.2020 às 06:00 Última atualização: 20.11.2020 às 09:22

Audi e-Tron Sportback

O Audi e-tron Sportback, segundo veículo 100% elétrico da marca, agora está disponível no Brasil. Com design esportivo e arrojado, destacado pela carroceria em estilo cupê, o modelo possui até 446 quilômetros de autonomia, de acordo com o ciclo europeu WLTP. Assim como seu irmão e-tron SUV, o e-tron Sportback é produzido em Bruxelas, Bélgica, e tem garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias. As duas versões estão disponíveis nas concessionárias Audi Center a partir de R$ 511,99 mil na versão Performance e de R$ 551,99 mil na Performance Black - ambas na modalidade venda direta.

O carro tem dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 67,75 kgfm de torque - as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 31,53 kgfm de torque na frente e 165 kW de potência e 34,18 no motor traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 s e a velocidade máxima é de 200 km/h (limitada eletronicamente).

O sistema de baterias de íons de lítio é composto por 36 módulos, pesa cerca de 700 kg e pode ser recarregado desde uma tomada simples de 110V até as de alta tensão. Em estações de recarga ultrarrápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. Ela armazena 95 kWh de energia bruta e é instalada como um bloco plano largo embaixo da célula de passageiros. Possui uma moldura protetora sólida e uma laminação em alumínio que abrange os 36 módulos das células, o que deixa o sistema rígido e à prova de impacto.

Audi e-Tron Sportback

Durante ações de desaceleração de até 0,3 g - o que se aplica a mais de 90% dessas ações na condução diária - a bateria de alta tensão é carregada pelos motores elétricos, que atuam como geradores nessas situações. O grau de recuperação em redução pode ser ajustado em três estágios, através das borboletas no volante de. De modo geral, o coupé obtém até 30% de sua autonomia através da recuperação.

Dentro do veículo, o design incorpora no painel e console central dois grandes displays do MMI Touch, de 10,1" e 8,6", com retorno tátil e sonoro, levemente direcionados para o condutor. Pelo display superior o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron. No inferior, gerencia entrada de texto, funções de conforto e ar-condicionado, tudo isso com o pulso apoiado confortavelmente na alavanca do console central.

Itens de conforto e tecnologia

A versão Performance traz bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, suspensão a ar adaptativa, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, projeção da palavra e-tron na abertura de todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções. Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus e oito air bags.

Também traz rádio MMI com navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android. A estrutura do menu é intuitiva e muitas funções também podem ser comandadas através do sistema de controle de voz natural. Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos. Os únicos opcionais são a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, Pre sense dianteiro - que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente - e o Night vision assist.

Performance Black

Audi e-Tron Sportback

A Performance Black agrega no interior bancos dianteiros esportivos em Alcântara e, no exterior, o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em high gloss black e pinças de freio laranja. Também vem com o som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto-falantes. Além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, é possível acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD e o Audi Side Assist. Este último é um pacote que contempla tecnologias como o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.