Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores Lançamento

CR-V ganha pacote de tecnologias semiautônomas

SUV importado é o segundo modelo da Honda a receber os itens do Sensing, que incluem sistemas capazes de detectar perigos no trânsito e até frear o carro para evitar acidentes e atropelamentos

Publicado em: 03.05.2021 às 06:00

Honda CR-V 2021

O CR-V recebe mudanças visuais e um pacote completo de tecnologias semiautônomas que integram o Honda Sensing. Importado dos Estados Unidos, o modelo segue disponibilizado na versão única Touring, chegando como linha 2021 pelo preço de R$ 264,9 mil.

A quinta geração global do SUV é o segundo modelo no Brasil a trazer essas tecnologias, adotadas pela primeira vez no Accord. O Honda Sensing traz o controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade (ACC), sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), assistência de faixa (LKAS) e o sistema para mitigação de evasão de pista (RDM).

O Sensing é composto por uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um radar, localizado na grade frontal. Por meio dessa combinação, com a detecção de objetos pelo radar e o seu reconhecimento pela câmera, o Sensing auxilia o motorista na prevenção de acidentes.

O equipamento ajuda a manter maior atenção sobre as condições de tráfego, alertando o motorista e, em determinadas condições, ajudando a evitar ou reduzir a severidade de uma colisão.

A segurança é complementada ainda por seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema Isofix de fixação de cadeirinhas e freios ABS com EBD.

São três cores externas - o branco, preto e prata - e três opções de acabamento interno, dependendo da tonalidade externa: marfim, preto ou cinza. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Novas rodas, grade e para-choques

Honda CR-V 2021

As mudanças começam na dianteira, que traz uma nova grade e um novo para-choques com visual mais marcante, permitindo um posicionamento destacado dos novos faróis de neblina em LED, além de manter os faróis full LED. Na lateral, o SUV ganha novas rodas em liga-leve aro 18" escurecidas e novo friso cromado. Também traz para-choques traseiro renovado, um friso "dark chrome" que percorre a tampa do porta-malas, além de acabamento fumê nas lanternas e novas saídas de escapamento retangulares. Outra importante novidade é a adoção do teto solar panorâmico, que amplia a luminosidade para os ocupantes.

 

Console central tem novo design

Honda CR-V 2021

O interior está mais refinado. O modelo traz como grande novidade o console central redesenhado, que amplia a sua funcionalidade, com um novo sistema de bandeja retrátil, permitindo a acomodação de diferentes tipos de objetos.

Esse novo console central traz acabamento amadeirado - acompanhando as linhas do painel e das laterais de portas - e abriga ainda um inédito carregador de celular por indução, sem fios, além de portas USB reposicionadas, permitindo uma melhor organização de dispositivos eletrônicos.

O sistema de áudio também recebeu aprimoramentos com a inclusão de um subwoofer adicional no porta-malas, reforçando as frequências graves de som e totalizando nove alto-falantes no veículo. A central multimídia de 7'' com GPS nativo integrado e conectividade com smartphones, por meio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, passa a ter botão físico giratório para o controle de volume.

O Head Up Display permite visualizar as informações coloridas em um visor transparente que se eleva no momento da partida, ajustável de acordo com a altura do condutor, evitando distrações na condução.

 

Sensores permitem abrir e fechar o porta-malas sem o uso das mãos

Honda CR-V 2021

O SUV oferece um espaço para bagagens amplo, largo e profundo. Com a segunda fileira de assentos dobrada, é possível carregar objetos de grandes dimensões, graças ao assoalho de carga totalmente plano. Além disso, o rebatimento dos bancos traseiros é feito de forma fácil, com um único movimento.

A tampa elétrica programável do porta-malas pode ser operada pelo controle remoto da chave, por um botão na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um botão localizado dentro do porta-malas (para fechar).

O sistema de abertura do porta-malas sem o uso das mãos traz ainda mais praticidade. Basta simular um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo (um na borda inferior do para-choques e outro sob o painel traseiro) para que a tampa abra automaticamente. Esse acesso funciona desde que o usuário esteja levando consigo o controle remoto da chave.

Para garantir a segurança da operação, o sistema conta com dois dispositivos: sensores de pressão nas laterais da tampa, que detectam caso alguém deixe a mão na área de fechamento, com sensibilidade alta para frear a porta e evitar ferimentos, e o sensor de resistência, que detecta caso uma pessoa ou objeto esteja obstruindo o fechamento automático da tampa.

Controle automático das aletas da grade

O sistema Active Shutter Grille reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo na estrada.

Um motor de passo controlado por um processador acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado. O sistema abre ou fecha as persianas superiores e inferiores simultaneamente para controlar o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado, além do intercooler.

 

Propulsor turbo 1.5 com 190 cv e transmissão CVT

O motor turbo 1.5 DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha conta com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control - VTC), que proporciona um refinado e ágil desempenho ao longo de toda a sua faixa de operação.

O propulsor gera potência máxima de 190 cv a 5.600 rpm e torque de 24,5 kgfm, entre 2.000 e 5.000 rpm. A transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift oferece baixo consumo de combustível e boa performance.

O modelo ganha a tecnologia Idle Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas, reduzindo ainda mais o consumo. O sistema tem funcionamento suave e preciso, garantindo o conforto de operação.

O sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD oferece um equilíbrio otimizado entre capacidade, utilização amigável e conjunto leve e eficiente em consumo.

Acionando as rodas dianteiras quando necessário, o sistema passa força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso seco. Quando a transferência de torque para as rodas traseiras não é necessária, o eixo traseiro é desacoplado para reduzir o arrasto.

 

Partida remota do motor

Alguns dos importantes itens de conforto e praticidade disponíveis no CR-V são a partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas e saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico, com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de quatro funções e assento do motorista com oito ajustes elétricos e memória.

O sistema Walk Away Auto Lock tranca automaticamente o veículo quando o motorista se afasta, se a distância do chaveiro até o veículo for maior que 2 m por 2 s e quando nenhuma outra chave for detectada no interior do veículo. Para confirmar que o carro está trancado, é emitido um sinal sonoro e as luzes de emergência piscam.

Já a Partida Remota do Motor permite ligar o CR-V à distância por meio do controle da chave, acionando assim a climatização para a temperatura desejada.

 


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.