Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores Serviço

Neblina exige atenção redobrada

Saiba como dirigir com mais segurança em condições de visibilidade reduzida

Publicado em: 10.06.2021 às 06:00

Estradas com neblina  , serração

Quem está habituado aos meses frios do Rio Grande do Sul sabe que a neblina exige cuidados redobrados ao volante. A visibilidade reduzida requer atenção extra, tanto em estradas de mão simples quanto de mão dupla.

A primeira e mais importante dica é reduzir a velocidade e aumentar a distância em relação aos veículos que estão à frente, revela o superintendente de Inspeções e Fornecedores (Auto) da Allianz Seguros, Marlon Teixeira. Dessa forma, em caso de uma parada inesperada do trânsito, o condutor terá maior tempo de reação. Além disso, mantenha boa ventilação interna, ligando o ar-condicionado e direcionando o ar para o para-brisa.

O principal erro de muitos condutores é usar o farol alto em condições de cerração. Não adianta nada. Aliás, só piora. Isso porque as gotículas de água que estão no ar, em caso de uso do farol alto, refletem como se fossem um espelho, além de bloquearem a visão dos outros condutores. Por isso, use sempre o farol baixo.

Seis dicas seguras para adotar em caso de cerração:

- Reduza a velocidade e aumente da distância do veículo à frente: em caso de uma parada inesperada do trânsito, haverá maior tempo de reação.

- Use o farol baixo: as gotículas de água que estão no ar, em caso de uso do farol alto, vão refletir como um espelho e bloquearão a visão dos outros condutores. Por isso, nessas condições, use o farol baixo.

- Evite setas e pisca-alerta: esses sinais só devem ser utilizados nas situações em que forem muito necessários.

- Boa ventilação: a boa ventilação, seja por meio do ar-condicionado ou da abertura dos vidros, se for possível, ajuda a melhorar a visibilidade. Assim como acionar os limpadores de para-brisa, se estiverem bem regulados e em bom estado.

- Não faça ultrapassagens: mesmo que seja permitido ultrapassar, prefira a prudência.

- Evite o acostamento: caso o nevoeiro esteja muito denso e seja preciso parar, evite usar o acostamento e procure um lugar seguro, pois outros motoristas também estarão com dificuldades para enxergar e poderão atingir o seu veículo no recuo, resultando em danos físicos e materiais.

 


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.