Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores Mercado

Ford Maverick retorna ao Brasil, mas agora como picape

Novo modelo desembarca em 2022 para concorrer no segmento do Fiat Toro

Publicado em: 02.09.2021 às 06:00

Maverick, em Inglês, significa independente, inovador e foi usado no cupê esportivo que se tornou um ícone dos anos 70 no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2022, vai retornar ao Brasil, mas agora sob a forma de uma picape. Como será concorrente do Fiat Toro (preços entre R$ 120,99 mil a R$ 192,99 mil), deverá ter preços equivalentes.

2022 Ford Maverick 2L-EcoBoost AWD Lariat. Preproduction vehicle with optional equipment shown. Available fall 2021.

A confirmação foi feita pelo presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, que destacou as características do veículo e a sua importância no fortalecimento do portfólio da marca na região. "A chegada da Maverick é mais um lançamento dentro da nossa estratégia de trabalhar com os pilares em que a Ford tem sucesso no mundo, com um carro inovador e conectado. A fidelização e atração de novos clientes é outro ponto essencial na estratégia da empresa, apoiada na qualidade dos produtos e serviços e no uso cada vez maior da conectividade", diz Daniel.

A Maverick será o veículo de entrada na linha de picapes da Ford e irá redefinir o segmento, posicionada não só como uma picape, mas também oferecendo uma alternativa aos consumidores de carros e SUVs. Ela é feita para pessoas com estilo de vida dinâmico e conectado, que buscam o conforto e a dirigibilidade de um carro. "É uma picape inovadora, sem dúvida. Ela surpreende pela versatilidade, tanto no interior como na caçamba, pelo tamanho, pelo design, pela tecnologia e dirigibilidade. Nos testes que fizemos aqui, todos ficaram impressionados", diz.

Daniel Justo destaca que a Ford vai continuar a investir na América do Sul e no Brasil em segmentos nos quais a marca tem sucesso no mundo inteiro: picapes, SUVs, veículos comerciais e ícones, como o Mustang e o Bronco. Nos Estados Unidos, teve a pré-venda iniciada em junho e já é um sucesso, com mais de 100 mil reservas, sendo 36 mil só na primeira semana.

O modelo será equipado com o mesmo powertrain do Bronco GT, o 2.0 EcoBoost de 240 cv e 38 kfgm de torque, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas.

 

2022 Ford Maverick 2L-EcoBoost AWD Lariat. Preproduction vehicle with optional equipment shown. Available fall 2021.

Uma lenda entre os esportivos

Ford Maverick

O Maverick original foi lançado em 1969 nos Estados Unidos para concorrer com os carros europeus e japoneses. Sucesso imediato, vendeu 579 mil unidades logo no primeiro ano.

No Brasil, o esportivo com motor dianteiro e tração traseira foi apresentado no Salão do Automóvel de 1972 e chegou ao mercado no ano seguinte, produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo. Eram duas opções de motor: 3.0 de seis cilindros em linha, de 112 cv, e V8 5.0, de 197 cv. Em 1975 o seis cilindros foi substituído pelo 2.3 de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote e 99 cv.

Após, o GT também passou a oferecer o 2.3 de série, tendo o V8 como opcional. Até sair de linha em 1979, vendeu 108.106 unidades no País.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.