Maverick, em Inglês, significa independente, inovador e foi usado no cupê esportivo que se tornou um ícone dos anos 70 no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2022, vai retornar ao Brasil, mas agora sob a forma de uma picape. Como será concorrente do Fiat Toro (preços entre R$ 120,99 mil a R$ 192,99 mil), deverá ter preços equivalentes.
A confirmação foi feita pelo presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, que destacou as características do veículo e a sua importância no fortalecimento do portfólio da marca na região. "A chegada da Maverick é mais um lançamento dentro da nossa estratégia de trabalhar com os pilares em que a Ford tem sucesso no mundo, com um carro inovador e conectado. A fidelização e atração de novos clientes é outro ponto essencial na estratégia da empresa, apoiada na qualidade dos produtos e serviços e no uso cada vez maior da conectividade", diz Daniel.
A Maverick será o veículo de entrada na linha de picapes da Ford e irá redefinir o segmento, posicionada não só como uma picape, mas também oferecendo uma alternativa aos consumidores de carros e SUVs. Ela é feita para pessoas com estilo de vida dinâmico e conectado, que buscam o conforto e a dirigibilidade de um carro. "É uma picape inovadora, sem dúvida. Ela surpreende pela versatilidade, tanto no interior como na caçamba, pelo tamanho, pelo design, pela tecnologia e dirigibilidade. Nos testes que fizemos aqui, todos ficaram impressionados", diz.
Daniel Justo destaca que a Ford vai continuar a investir na América do Sul e no Brasil em segmentos nos quais a marca tem sucesso no mundo inteiro: picapes, SUVs, veículos comerciais e ícones, como o Mustang e o Bronco. Nos Estados Unidos, teve a pré-venda iniciada em junho e já é um sucesso, com mais de 100 mil reservas, sendo 36 mil só na primeira semana.
O modelo será equipado com o mesmo powertrain do Bronco GT, o 2.0 EcoBoost de 240 cv e 38 kfgm de torque, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas.
O Maverick original foi lançado em 1969 nos Estados Unidos para concorrer com os carros europeus e japoneses. Sucesso imediato, vendeu 579 mil unidades logo no primeiro ano.
No Brasil, o esportivo com motor dianteiro e tração traseira foi apresentado no Salão do Automóvel de 1972 e chegou ao mercado no ano seguinte, produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo. Eram duas opções de motor: 3.0 de seis cilindros em linha, de 112 cv, e V8 5.0, de 197 cv. Em 1975 o seis cilindros foi substituído pelo 2.3 de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote e 99 cv.
Após, o GT também passou a oferecer o 2.3 de série, tendo o V8 como opcional. Até sair de linha em 1979, vendeu 108.106 unidades no País.
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