Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores Impressões ao dirigir

Amarok V6: a patada do turbodiesel de 258 cv

Picape da Volkswagen é a mais rápida do Brasil e demora apenas 7,4 s para acelerar de 0 a 100 km/h, só 0,4 s mais lenta que um Golf GTi

Por Adair Santos
Publicado em: 14.10.2021 às 06:00

Um V6 que dá gosto de acelerar e ainda por cima é econômico, fazendo 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. O 3.0 torna a Amarok a picape turbodiesel mais rápida do Brasil: são apenas 7,4 s para acelerar de 0 a 100 km/h, só 0,4 s a mais que um Golf GTi, equipado com um 2.0 a gasolina de 230 cv.

Volkswagen Amarok V6

A versão testada, a Highline Xtreme V6, custa R$ 299,1 mil, R$ 15,24 mil a mais que a Highline V6. Com 258 cv e 59,1 kgfm de torque, a Amarok não é a picape diesel mais potente do Brasil, título que fica com a RAM 2500, com seu 6 cilindros 6.7 de 365 cv e 110,7 kgfm. Mas devido ao peso de 3.448 kg, na aceleração a gigante norte-americana não é párea para a alemã - que é produzida na Argentina e tem 2.134 kg, sendo 1.314 kg mais leve. Comparações apenas a título de curiosidade, porque os portes e propostas das duas são muito distintos.

Força que surpreende

Mas voltemos à Amarok. Com o pé no fundo, as acelerações são fortes, jogando o corpo do motorista e dos ocupantes para trás. Quem acha que 258 cv é pouco pode acionar a função Overboost, que libera mais 14 cv, totalizando 272 cv, porém só durante 10 s.

O câmbio automático tradicional de 8 marchas tem ótimo funcionamento que, em conjunto com a suspensão de calibragem macia, torna o modelo um dos mais confortáveis do mercado. Por fim, a tração integral 4Motion reforça a segurança proporcionada pelos controles de tração e estabilidade, ABS off-road e pelo sistema que para o veículo após uma batida frontal.

Volkswagen Amarok V6

Muito espaço a bordo

Volkswagen Amarok V6

Por dentro, o que mais impressiona é o espaço que os ocupantes têm, principalmente na largura. Entre os equipamentos de série, destaque para faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED, bancos em couro, ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, piloto automático tradicional e volante com regulagens de altura e profundidade, além de air bags frontais e laterais para motorista e passageiro.

O visual da pequena central multimídia - dotada de CD player! - mostra que é preciso evoluir. O calcanhar de aquiles é o painel feito em plástico duro, basicamente o mesmo do Gol. Uma picape de R$ 299,9 mil merece materiais mais agradáveis ao toque.

O pacote Black Style que equipa a versão testada é composto por diversos itens escurecidos, como as rodas em liga-leve aro 20" , para-choque traseiro, retrovisores externos, estribos tubulares em aço, spoiler dianteiro e detalhes de acabamento interno.

 

Volkswagen Amarok V6 - ficha técnica


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.