Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores Mercado

Toyota Yaris recebe facelift e novos equipamentos

Hatch e sedã chegam à linha 2023 com 7 air bags para todas as versões e assistentes de condução para as configurações topo de linha

Publicado em: 13.01.2022 às 17:00

Com novos equipamentos, 7 air bags para todas as versões e um leve facelift, o Yaris foi apresentado hoje (13) pela montadora – e já como linha 2023. Outra novidade é que, a partir de agora, haverá apenas a motorização 1.5 flex Dual VVT-i, além de novos modos de direção Eco e Sport. A transmissão automática CVT simula 7 velocidades.

Toyota Yaris 2023

Fabricadas na planta de Sorocaba, São Paulo, primeira da marca no País a ser projetada como uma ecofactory, as versões hatch e sedã ganham mudanças também internas, como um novo padrão no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor dark silver nos acabamentos.

Já na central multimídia, todas as configurações, incluindo agora a de entrada XL, contam com tela de 7" sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para os passageiros do banco traseiro, a comodidade tem destaque em duas novas entradas USB, para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos. No porta-malas, o hatch leva 310 litros e, o sedã, 473 litros.

O novo Yaris conta com uma linha de acessórios composta por mais de 30 itens, que vão desde frisos laterais, sensor de estacionamento e parafuso de roda antifurto até bandeja de porta-malas.

OS PREÇOS

Hatch
XL: R$ 92,19 mil
XS: R$101,49 mil
XLS: R$ 112,69 mil

Sedã
XL: R$ 96,39 mil
XS: R$ 104,99 mil
XLS: R$ 116,99 mil

 

Fonte: Toyota

LED deixa o visual mais marcante

Toyota Yaris 2023

Todas as versões do modelo contam agora com DRL em LED e, nas configurações XLS, os faróis de neblina passam também a ser em LED. São novos os para-choques dianteiros e as rodas, que receberam o desenho dual tone nas versões de topo de linha hatch e sedã.

Toyota Yaris 2023

Nas configurações topo de linha, teto solar elétrico

Toyota Yaris 2023

Para a XS e a XLS, a linha 2023 conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, nas versões topo de linha, há o diferencial do teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento, que oferece mais praticidade.

Na XS e na XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2" em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.

A gama de cores é composta pelo vermelho (para hatchback), Polar, cinza Granito, prata Lua Nova, preto Infinito, azul Titã e branco Lunar para todas as versões.

Versões XS e XLS têm sistema de pré-colisão

Para reforçar o pilar de segurança, toda a linha Yaris agora sai de fábrica com sete air bags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda dois importantes sistemas de segurança ativa da Toyota:

Sistema de Pré-Colisão: emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto.

Alerta de Evasão de Faixa: emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).

Desde seu lançamento no Brasil, o modelo traz de série, em todas as versões, controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e Isofix com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro).

Motor 1.5 agora é o único disponível na linha

Toyota Yaris 2023

A partir de agora, a dupla passa a contar com uma única motorização, a 1.5 flex Dual VVT-i, saindo de cena o VVT-i 1.3 (101 cv com álcool e 94 cv com gasolina, bem como torque de 12,9 e 12,5 kgfm, respectivamente). O 1.5 está acoplado ao câmbio CVT de sete velocidades. A XS e a XLS ainda oferecem troca de marchas no volante.

Algumas alterações foram feitas na calibragem do motor e o tanque recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência, que segue com 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque quando abastecido com etanol e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina, sem alterações no consumo.

Além disso, há novos modos de condução para todas as versões: Sport e Eco. No modo esportivo, o condutor muda a calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. Já o Eco prioriza o baixo consumo. Segundo o Inmetro, com etanol, o hatch faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o sedã, também com álcool, faz 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.