Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores Mercado

Uma dupla em constante evolução

A naked CB 500F e a aventureira CB 500X recebem leves aperfeiçoamentos visuais e mecânicos na linha 2023

Publicado em: 12.05.2022 às 06:00

A naked CB 500F e a aventureira CB 500X recebem leves aperfeiçoamentos visuais e mecânicos na linha 2023. Ambas têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022. No Estado, a CB 500F custa R$ 46,29 mil e a CB 500X, R$ 48,49 mil.

O farol dos dois modelos da Honda foi aperfeiçoado. A iluminação full LED permite uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto. Também contam com novos piscas dianteiros, mudanças complementadas por cores inéditas.

Nova suspensão

O grande destaque técnico nesta nova geração das CB 500F e CB 500X é a adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, evolução importante que veio acompanhada do aperfeiçoamento na frenagem dianteira, agora atributo de um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm, também tipo Wave.

A redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio - de quatro pistões e fixação radial na CB 500F, de dois pistões e fixação axial na CB 500X - permitiram incrementar a segurança e a maneabilidade dos modelos, aspecto que foi favorecido também pela balança de suspensão traseira redesenhada, novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e diferente distribuição do peso entre roda dianteira e traseira.

Presentes no mercado nacional desde 2014, as CB 500F e CB 500X são o passaporte de diversos motociclistas para o mundo das motocicletas de alta cilindrada, conciliando custos de aquisição e manutenção acessíveis a uma performance capaz de atender às expectativas de quem vem de modelos menores e deseja um upgrade.

Agilidade

Por outro lado, mesmo motociclistas experientes e habituados a modelos de elevada potência serão atendidos pelo desempenho dos dois modelos, que exaltam a pilotagem em múltiplas situações de uso, tendo como base de apoio uma excelente relação peso-potência que se reverte em agilidade, garante a Honda.

Design agressivoda versão naked

Honda 500F e 500X 2023

A natureza agressiva da naked CB 500F foi exaltada com o novo farol, agora com LEDs mais potentes assim como os piscas dianteiros. O posicionamento do painel Blackout LCD, o assento baixo - a apenas 78,9 cm do solo -, as novas pedaleiras em alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura que favorece a pilotagem agressiva.

O desenho interligado das aletas laterais ao tanque - que com 17,1 litros de capacidade proporciona autonomia superior a 450 km - dá total destaque ao motor, enquanto as tampas laterais formam um conjunto com o assento que ressalta o estilo anguloso e muscular.

O compacto para-lamas dianteiro deriva diretamente do que equipa a CB 650R.

Na CB 500F as novas rodas, agora mais leves, têm cinco raios em formato de Y e são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira.

Estilo da 500X é um convite à aventura

Honda 500F e 500X 2023

A CB 500X tem um marcante estilo direcionado à aventura, que se percebe pelas longas aletas laterais do tanque, que protegem o novo radiador e proporcionam um conjunto que se une de maneira harmoniosa ao banco, laterais e rabeta.

Destaque para a carenagem frontal e para-brisa, este regulável em duas posições de altura, que protege contra as intempéries e "quebra" a pressão aerodinâmica sobre o piloto. O novo farol, de LEDs mais potentes, aliado aos piscas, resulta em melhoria da visibilidade. O banco, situado a 83,4 cm do solo, tem conformação que favorece a movimentação do condutor e o alcance dos pés no solo.

A posição de pilotagem é ereta. O painel LCD, assim como na CB 500F, é dotado de indicador de marcha engatada e da possibilidade de ajuste a luz indicadora de troca de marchas Shift-Up, cuja regulagem de fábrica é em 8.750 rpm, mas que pode ser alterada em intervalos de 250 rpm dos 5.000 aos 8.750 rpm.

Na CB 500X a capacidade do tanque de combustível, de 17,7 litros, o que permite autonomia de 480 km.

Novo ajuste na injeção

O bicilindro paralelo arrefecido a líquido que equipa ambos os modelos é um DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), no qual o acionamento das quatro válvulas de cada cilindro se dá por meio de balancins roletados. Os comandos, por sua vez, são movimentados por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade.

O novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI melhorou a sensação de torque e o caráter do motor sem comprometer o desempenho. A potência e o torque máximo permaneceram inalterados: 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 kgfm a 7.000 rpm.

A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º, com eixo balanceiro posicionado na parte de trás dos cilindros.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

TAGS: Honda moto vendas
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.